E-commerce

Black Friday 2023: 5 estratégias para seu e-commerce vender mais!

Não é de hoje que a Black Friday se tornou um momento estratégico para o e-commerce impulsionar suas vendas no Brasil. No entanto, apesar de par...

Por Francis Trauer - Dia 01 de Feb de 2023 às 00:02

Não é de hoje que a Black Friday se tornou um momento estratégico para o e-commerce impulsionar suas vendas no Brasil. No entanto, apesar de parecer algo óbvio e já recorrente na rotina de qualquer empreendedor, o fato é que, a cada ano, a data se torna também mais competitiva e, portanto, requer ações e estratégias cada vez mais efetivas.

Por esse motivo, a ideia desse post é justamente trazer dicas e conselhos importantes, para que a sua loja virtual possa se planejar com antecedência e elaborar uma campanha perfeita para a Black Friday 2023.

Quer saber mais e sair na frente do mercado? Então, não deixe de conferir as dicas e tome nota!

Boa leitura!

Quais são as expectativas para a Black Friday 2023?

Mesmo em tempos de crise e até mesmo de uma pandemia, o e-commerce conseguiu se destacar praticamente em todos os setores econômicos, acelerando uma tendência que já era esperada, mas que diversos fatores as impulsionam nos últimos anos.

E para 2023 as expectativas são ainda melhores, tendo em vista não somente a mudança comportamental do consumidor (que está consumindo cada vez mais de forma online), como também por questões econômicas.

Em outras palavras, especialistas acreditam numa melhora significativa da economia, do controle inflacionário e do aumento gradativo do poder de compra do brasileiro a partir do ano que vem, o que deve ajudar a aquecer as vendas no e-commerce também.

carrinho de mercado em cima de um teclado de notebook representando o e-commerce

Para se ter uma ideia, um levantamento do portal Netface aponta um crescimento de 54% nas vendas online no Brasil até o ano de 2024, o que reforça que as oportunidades devem ser maiores a partir de agora.

E como se preparar para a Black Friday 2023?

Como bem destacamos acima, a Black Friday se tornou uma data competitiva e, em alguns casos, muito acirrada para diversos setores. Logo, para se destacar e, de fato, atrair oportunidades diferenciadas para o público, é fundamental que as lojas virtuais se planejem com antecedência e apostem em ofertas realmente exclusivas.

Para isso, separamos algumas dicas essenciais. Confira!

1. Analise dados dos anos passados

Se a Black Friday 2023 não é a primeira campanha que o seu negócio elabora, então é fundamental que você tenha dados e insights dos anos anteriores para, pelo menos, ter uma ideia melhor de como se planejar.

Nesse caso, você pode, por exemplo, levantar dados sobre o desempenho de vendas nas últimas edições, quais foram as ofertas oferecidas e os seus respectivos resultados, que tipo de perfil de consumidor melhor reagiu a elas, qual foi o seu faturamento real e assim por diante.

2. Avalia as expectativas do mercado

Aproveitando o gancho anterior, não basta apenas olhar para os resultados passados e buscar se orientar somente com uma visão interna. Pelo contrário, é fundamental olhar também para o que o mercado aponta atualmente e, aí sim, tentar desenhar um cenário mais coerente e realista.

Por exemplo, se no ano passado as vendas não foram tão boas como você esperava, mas ao mesmo tempo, a crise econômica tenha afetado de alguma forma, pode ser que as mesmas estratégias funcionem melhor agora, tendo em vista as expectativas para o novo cenário.

Ao contrário disso, talvez sua empresa precise revisar as ações realizadas, considerar novas tendências, avaliar o desempenho de concorrentes, entre outros fatores. Por isso, é muito importante sempre olhar para dentro e fora de seu negócio e buscar um equilíbrio perfeito e adequado com a atual realidade do mercado e de sua empresa.

donos de e-commerce analisando dados

3. Fique de olho na concorrência

Se a Black Friday 2023 for ainda mais competitiva para o seu negócio, uma boa dica é observar a movimentação de todos os seus principais concorrentes. Ou seja, como eles agiram nas últimas edições, quais as ofertas costumam oferecer, como o público tem reagido a essas ações e como a sua empresa pode se inspirar nisso.

E quando falamos isso, não é imitar ou copiar o que o concorrente está fazendo. Pelo contrário, é analisar estrategicamente suas ações e superá-las com estratégias ainda melhores, mais completas e que, de fato, surpreendam o seu público.

4. Invista numa experiência omnichannel

Cada vez mais o omnichannel se faz necessário no atendimento do e-commerce, mas na prática, nem todos os negócios têm conseguido oferecer tal experiência com tamanha eficiência.

Por isso, invista nessa ideia, busque parcerias estratégias e aposte em ferramentas capazes de integrar todos os seus canais de atendimento e vendas, para garantir uma experiência mais ampla, satisfatória e flexível ao consumidor.

5. Aposte em ações de marketing digital desde já

Se você acha cedo começar os trabalhos para a Black Friday 2023 agora, talvez mais tarde considere em cima da hora. Por isso, como dica, já invista em ações de marketing digital e planeje sua campanha com o máximo de antecedência.

Sendo assim, aposte por exemplo, na criação de conteúdos relevantes que possam trazer resultados lá na frente, aumente sua participação nas redes sociais, reforce seu relacionamento com o público e elabore ações e ofertas exclusivas que poderão ser usadas mais próximo ao período de vendas.

Em resumo, essas são algumas dicas úteis sobre como se planejar melhor para a Black Friday 2023 e como aproveitar as oportunidades que essa data proporciona ao e-commerce em relação às vendas.

Curtiu? Quer aproveitar melhor as datas especiais para vender com qualidade? Então, corra aqui e veja também como elaborar sua campanha de natal com 3 estratégias imbatíveis. Boa leitura!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.