Como melhorar o ranking do seu site no Google em 2020
Qual é o segredo para melhorar o ranking no Google do seu site? Embora não se saiba exatamente qual é a fórmula mágica do algoritmo do buscado...
Qual é o segredo para melhorar o ranking no Google do seu site? Embora não se saiba exatamente qual é a fórmula mágica do algoritmo do buscador, há muitas regras que são amplamente conhecidas.
Considere algumas premissas como a “lição de casa” quando se trata de otimizar um site. Sem esses itens básicos é bem provável que mesmo com um bom conteúdo suas páginas não figurem nas primeiras posições. Há nichos mais concorridos do que outros, mas em geral algumas boas práticas funcionam para a maioria dos sites.
Abaixo listamos quatro dicas que podem auxiliá-lo a se destacar perante os seus concorrentes e aumentar o número de visitas que a sua página recebe por meio de tráfego orgânico.
Mobile first: otimização para smartphones
O mundo é mobile. A maior parte das pessoas que acessa a internet hoje o fazem via smartphone. Entretanto, muitas empresas ainda planejam os seus sites a partir de páginas para desktop. As páginas otimizadas para smartphones têm maior destaque nas buscas – o algoritmo do Google dá pontos extras para os sites que pensem nesses recursos.
Fique de olho também na tecnologia AMP. AMP é uma sigla em inglês para Accelerated Mobile Pages, ou seja, páginas aceleradas para dispositivos móveis. A ideia desta iniciativa do Google, em parceria com o LinkedIn, o Pinterest e o Twitter, é que os sites ofereçam versões otimizadas para usuários que acessam o conteúdo a partir de celulares e tablets.
Já mostramos anteriormente um passo a passo de como configurar o AMP via WordPress.
Velocidade de carregamento
De acordo com um relatório divulgado pelo próprio Google, os sites brasileiros levam média cerca de 15,8 segundos para serem abertos em um celular. A empresa pretende reduzir esses números e para isso passou a privilegiar nos resultados do buscador aqueles que forem capazes de oferecer sites em versão mobile com carregamento mais rápido.
Em outras palavras, isso significa que para obter posições mais altas no ranking é preciso pensar nos aspectos técnicos do site. Páginas lentas ou que carreguem um grande número de plug-ins certamente são penalizadas na hora da atribuição de um ranking. Por isso, não deixe de lado a otimização técnica do layout do seu site.
Tenha autoridade no assunto
O bom conteúdo continua sendo um dos principais aspectos para colocar o seu site em evidência nas buscas. A produção de conteúdo deve ser original – cópias são penalizadas – e as informações devem ser construídas tendo-se como base as buscas dos usuários e não o algoritmo do Google. Recentemente, a empresa adotou uma tecnologia chamada BERT, que tornará as buscas ainda mais precisas.
Mais do falar sobre os seus produtos e serviços, é preciso oferecer informação de valor, que seja capaz de agregar ao dia a dia do usuário. Procure conhecer o seu público-alvo e tente responder às perguntas mais frequentes deles, apresentando diversos pontos de vista sobre os produtos. Invista em conteúdo de qualidade, elaborado por profissionais aptos a buscarem as melhores formas de entrar em contato com o seu público.
Ofereça segurança para os seus usuários
As páginas do seu site são seguras? Para evitar que os dados dos usuários que passam por suas páginas caiam em mãos erradas, camadas de criptografia devem ser adicionadas à conexão. Os certificados SSL atestam a segurança e a autenticidade de um domínio e, embora não sejam obrigatórios, a não existência deles acaba por posicionar suas páginas mais distantes do topo nas buscas.
Desde 2014 já foi sinalizado pelo Google que sites com SSL obtêm posições melhores nos mecanismos de busca se comparados a aqueles que não têm esse recurso. Portanto, só um bom conteúdo pode não ser suficiente para que o seu site se destaque perante os demais. É preciso pensar também nos seus aspectos técnicos.
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As dicas acima são apenas uma amostra dos itens básicos que devem ser levados em consideração para que o seu site se destaque nas buscas. Contar com uma equipe de especialistas em marketing digital para orientá-lo pelos melhores caminhos é outro aspecto fundamental – e que certamente fará a diferença no seu negócio.
A equipe da Nerdweb está à sua disposição para esclarecer dúvidas sobre ranqueamento no Google e elaborar as melhores estratégias para que as suas páginas cresçam e ganhem posições de destaque. Consulte-nos e descubra como podemos ajudar a transformar o seu negócio, aumentando o número de visitantes que chegam até o site da sua companhia.
Fonte(s): Neil Patel, Support Google e Resultados Digitais
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