Modelo Freemium: Saiba tudo sobre esse modelo de negócio
Já pensou em oferecer uma espécie de “amostra grátis” do seu serviço para atrair e estimular os clientes e conhecerem melhor o seu produto?...
Já pensou em oferecer uma espécie de “amostra grátis” do seu serviço para atrair e estimular os clientes e conhecerem melhor o seu produto? O modelo freemium é uma estratégia que trabalha com essa linha de pensamento.
Entretanto, existem diversas particularidades e características que imperam nessa estratégia e que, quando bem utilizadas, podem ser muito valiosas para o seu negócio. E é isso o que vamos te mostrar hoje!
O que é o modelo freemium e como ele funciona?
O modelo freemium é uma estratégia que visa atrair novos clientes e gerar novos leads. Seu nome vem da junção das palavras “free” (livre ou gratuito) e “premium” (que sugere algo mais exclusivo e/ou qualificado).
Na prática, o modelo freemium é caracterizado por disponibilizar um serviço e/ou produto gratuito para os clientes, utilizando a experiência que o consumidor terá com essa versão como uma isca para que ele migre para uma versão paga do sistema.
Geralmente, a versão freemium (gratuita) é mais limitada e traz recursos mais básicos, mas já mostra como é a usabilidade do serviço/produto em questão. Assim, se os clientes gostam daquilo que experienciam na versão freemium e buscam uma solução mais completa, podem adquirir a versão paga do produto.
Empresas que utilizam o modelo freemium
Várias empresas já entenderam os benefícios de aderir à estratégia do modelo freemium para atrair mais clientes ao redor do mundo.
Um grande exemplo é o Spotify. Para atrair usuários, ele oferece planos grátis que permitem que as pessoas conheçam o serviço de streaming e possam usufruir dele. Entretanto, a versão freemium traz algumas limitações e interrupções, como anúncios entre as faixas e a permissão de pular apenas seis faixas por hora, por exemplo.
As pessoas então conhecem a plataforma e, se desejam se livrar dessas limitações e utilizar o Spotify de forma completa, podem optar por pagar mensalmente pelo serviço. Aparentemente, o plano está funcionando, já que em 2020, o Spotify alcançou a marca de 130 milhões de usuários pagantes.
Outra empresa que utiliza muito bem o modelo freemium é o Dropbox, um SaaS que oferece um serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos online. Na versão freemium, qualquer pessoa pode armazenar até 2GB de arquivos. Entretanto, para quem busca mais espaço para salvar documentos e acessá-los em qualquer lugar, é possível adquirir a versão premium.
O Dropbox oferece planos especiais para pessoas físicas ou jurídicas, cada um deles com suas características. Entretanto, o grande diferencial ao optar pela versão paga é contar com mais espaço para armazenamento.
Quais são as vantagens de adotar essa estratégia?
A principal vantagem do modelo freemium está relacionada com a capacidade que esse modelo de negócio tem de oferecer uma experiência qualificada e gratuita para os usuários. Isso irá elevar o valor da sua marca e, por mais que o usuário não assine um plano premium, ele terá uma relação mais próxima com a sua marca e se torna um lead - ou cliente em potencial.
O freemium é uma excelente forma de atração de pessoas para o seu topo de funil, é uma estratégia interessante de conversão para que os visitantes se tornem prospects e, com o tempo, convertam-se em clientes.
Outro benefício que essa estratégia traz para o seu negócio está relacionado com a capacidade que você terá de conhecer melhor o seu consumidor.
Afinal, para assinar e/ou adquirir um serviço e/ou produto freemium, apesar de o cliente não precisar pagar pelo produto, ele precisa fazer um cadastro para a utilização dele. Essas informações e dados pessoais são extremamente valiosas para você direcionar suas ações de venda e de marketing digital. Afinal, você irá conhecer de forma detalhada o perfil do usuário que você deseja transformar em cliente.
- Veja também: Marketing Data-Driven: o futuro dos negócios baseado em dados
Quais os principais riscos do modelo freemium?
O modelo freemium também traz alguns riscos que você deve ficar atento. O primeiro e maior problema desse modelo de negócio está relacionado com a atração de clientes que não se encaixam na sua estratégia, ou seja, clientes bad fit.
Pelo serviço/produto ofertado ser gratuito, muitos usuários podem decidir por utilizá-lo mesmo sem saber quais são as suas características. Assim, pensando em um período de longo prazo, o problema será gerar muitos leads não qualificados, ou seja, que só querem usufruir do produto gratuito sem que haja a conversão.
E isso nos leva ao próximo desafio do modelo freemium: tornar o negócio sustentável.
Com poucas conversões e/ou a atração de muitos clientes com bad fit, fica mais difícil tornar esse modelo de negócio sustentável, que gere renda para cumprir suas obrigações financeiras e, é claro, crescer.
Como implementar e gerir esse modelo de negócios?
Para implementar o modelo freemium, além de conhecer as vantagens e os riscos dessa estratégia, é preciso conhecer a fundo o seu produto/serviço e, também, saber quem é o seu público alvo.
Para fazer isso, liste todos os recursos do seu negócio e selecione os mais atraentes para serem adicionados ao plano premium. Porém, ao escolher essas funcionalidades, tenha a certeza de que o pacote freemium também seja qualificado e ofereça uma primeira boa impressão para o cliente.
Lembre-se de que os recursos em cada modelo (freemium e premium) devem ser equilibrados. Assim, é essencial que haja um valor claro no produto premium e que ele seja acessível para o usuário. Por outro lado, tenha a certeza de que os limites impostos pelo freemium não prejudiquem a experiência dos clientes, mas crie uma sensação de “quero mais”.
Por fim, entende-se que o modelo freemium é uma boa estratégia para marcas que desejam estreitar o relacionamento com o público e fortalecer a sua presença no seu mercado de atuação. Entretanto, é necessário encontrar um equilíbrio para garantir que o serviço/produto oferecido seja rentável e escalável, atraindo cada vez mais leads qualificados e garantindo a conversão deles em clientes premium.
E então, gostou de saber mais sobre o modelo freemium de negócio? Para ficar sempre por dentro das novidades, acompanhe as principais notícias do mundo do Marketing Digital no nosso blog e não perca as principais tendências do momento.
Referências:
https://www.iugu.com/blog/modelo-freemium
https://www.questionpro.com/blog/pt-br/modelo-freemium/
-
SEO02 de Feb de 2023
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing02 de Feb de 2023
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing02 de Feb de 2023
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
-
SEO02 de Feb de 2023
Google atualiza algoritmo do buscador a partir de março de 2024
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.