Redes Sociais

Instagram lança Filtros de Face e novos recursos de câmera para colocar mais pressão no Snapchat

Mark Zuckerberg está obstinado a ganhar o público do Snapchat e não está medindo esforços para isso. Depois de implementar na Nova Câmera do ...

Por Francis Trauer - Dia 16 de May de 2017 às 17:05

Mark Zuckerberg está obstinado a ganhar o público do Snapchat e não está medindo esforços para isso. Depois de implementar na Nova Câmera do Facebook, foi a vez do Instagram receber os filtros de face e máscaras que tornaram a rede social do fantasma tão popular entre os jovens.

A partir de hoje, o Instagram vai receber uma atualização que introduz filtros de face na câmera, uma forma mais fácil de tornar uma simples selfie ou vídeo em algo mais divertido, adicionado diversas máscaras com efeitos e com personagens.

Tudo o que você precisa fazer é, dentro da câmera, tocar em um filtro, escolher qual filtro deseja e tirar a foto ou realizar a gravação para compartilhar com os amigos. A função funciona tanto com a câmera frontal quanto a traseira e também possibilita trabalhar com vídeos utilizados pelo app Boomerang, que também faz parte do ecossistema do Facebook.

As publicações podem ser enviadas ao Instagram Stories (no qual todo mundo que te segue pode visualizar por 24 horas) ou mesmo diretamente para pessoas específicas por meio do Instagram Direct, que é uma mensagem privada.

Novos recursos de câmera

Além dos filtros de face, o Facebook adicionou novos recursos de vídeo como a reprodução "de trás para frente" (Rewind), um novo formato parecido com o Boomerang e um modo “mãos livres” (Hands Free).


Também foi adicionado um novo sticker que possibilita você escrever uma hashtag para colocar nas fotos e vídeos, personalizando a posição do jeito que desejar. O melhor de tudo? Os espectadores podem tocar na hashtag para visitar a página dela na rede social e explorar outras publicações.


Por último, a rede acrescentou uma nova escova de borracha nas ferramentas de desenho. Isso significa que você pode apagar partes das imagens com cores sólidas e criar montagens sensacionais. Para tanto, uma vez que você tire uma foto ou vídeo, selecione a ferramenta de desenho e segure o dedo pra preencher toda a tela como uma cor sólida. Em seguida, escolhendo a escova de borracha você vai revelar as partes que deseja.


A versão 10.21 do Instagram já está disponível para iOS e Android com as novidades.

Estratégia assertiva

No último evento anual do Facebook, o F8, a empresa despejou muitas novidades relacionadas a plataforma de efeitos de câmera e lançou o software AR Studio, que em breve possibilitará que qualquer pessoa possa criar máscaras e filtros para usar no ecossistema do Face.

Basicamente, a ideia do Facebook é difundir o recurso mais popular e monetizável do Snapchat. Filtros de face e filtros com geocalização são o grande trunfo da rede social do fantasma, que embora cresça em número de usuários, acumula prejuízos bilionários a cada trimestre.

Se é muito caro e restrito fazer um filtro no Snapchat, a ideia do Facebook é popularizar a criação, permitindo que qualquer pessoa possa criar e compartilhar. E com isso os novos recursos vão sendo implementados não só no Facebook, mas no Instagram, no Messenger e até no Snapchat, como temos visto com a chegada dos modos História, Status, entre outros.

A estratégia vem dando certo. No último dia 13 de abril, o Instagram Stories ultrapassou o Snapchat em número de usuários e anunciou outras novidades. O resultado do estrago foi visto logo no primeiro balanço fiscal da Snap Inc., empresa responsável pelo Snapchat, que agora tem ações públicas após um IPO realizado com sucesso.


Para se defender, o CEO da Snapchat, Evan Spiegel, comparou as investidas copiadoras do Facebook ao Yahoo, alegando que mesmo este  sendo um buscador, nunca chegou perto de se tornar um Google. Os fatos, contudo, mostram que o crescimento do Snapchat vem desacelerando e que o Instagram é um dos grandes culpados.

A pressão agora aumenta ainda mais sobre a rede social do fantasma. Será que ela conseguirá se reinventar para não ser mais um Twitter (que embora tenha melhorado, até hoje não se encontrou em modelo de negócios) no mercado?

Fonte: Blog do Instagram

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.