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Facebook Live agora permite fazer vídeos ao vivo simultaneamente com duas pessoas

Você sabe como usar o Facebook Live para fazer vídeos ao vivo, simultaneamente, entre duas pessoas? Em 2020, provavelmente você tenha até tenta...

Por Francis Trauer - Dia 05 de 22024000 de 2020 às 00:11

Você sabe como usar o Facebook Live para fazer vídeos ao vivo, simultaneamente, entre duas pessoas? Em 2020, provavelmente você tenha até tentado ou de fato, utilizado este recurso já que vivemos o “ano das lives”, serviços de streaming e vídeochamadas.

Antes disso, o Facebook já estava super antenado nesta tendência e lançado a possibilidade dos usuários e pessoas convidadas fazerem transmissões de vídeos ao vivo. A proposta é produzir conteúdos que envolvem, engajam e promovem interatividade.

Atualmente, você pode fazer uma transmissão ao vivo em uma fanpage, em um evento ou até mesmo em um grupo. Se o objetivo for fazer uma live ao vivo do celular ou desktop, basta clicar no botão “iniciar transmissão ao vivo”.

Porém, vamos explicar todos os detalhes de como utilizar esse recurso, na prática e trazer dicas bônus para você aprender a montar sua própria live e diversificar seus conteúdos de forma estratégica. Continue lendo e confira todos os detalhes nas próximas linhas!

Como fazer uma live pelo Facebook, sem outros aplicativos

A primeira forma de fazer uma transmissão ao vivo pelo Facebook Live é usar o próprio aplicativo do Facebook. É simples, prático e você não precisa baixar outros apps caso esteja usando seu smartphone e computador, basta entrar no Facebook direto.

Veja o passo a passo de como usar o Facebook Live diretamente pela rede social:

  1. Acesse sua página do Facebook;
  2. Se estiver no computador, lembre-se de checar se a câmera e áudio funcionam corretamente. No caso do celular, cheque sua câmera;
  3. Acesse a linha do tempo ou compartilhamento de conteúdo;
  4. Escolha a opção iniciar transmissão ao vivo, localizada ao lado do símbolo ????;
  5. Pronto, você iniciou seu stream com sucesso!

Fazendo uma descrição para sua transmissão no Facebook Live

Atenção: para que as pessoas saibam  que se trata sua transmissão ao vivo, é interessante que você configure a descrição na tela do Facebook Live. Após clicar no botão de start para a transmissão ao vivo, você verá uma tela de configurações.

Nesta tela, é possível escrever um pequeno texto descritivo sobre o assunto da live e ajustar outros detalhes técnicos para que seu vídeo tenha mais qualidade.

Smartphone ou computador para Facebook Live: o que é melhor?

Muita gente tem dúvidas sobre quando usar o celular ou o computador para fazer a transmissão ao vivo. As duas opções existem, mas antes de decidir o que é melhor para a sua ação, avalie alguns fatores como:

  • Qualidade da conexão da internet;
  • Acesso (ou falta dele) a dispositivos como microfone, tripé, câmera entre outros;
  • Local de gravação;
  • Necessidade de incluir gráficos, telas e outros recursos avançados no vídeo.

Como adicionar uma pessoa ao vídeo ao vivo, afinal?

Agora que você sabe um pouco mais sobre como funciona o Facebook Live, que tal começar a testar e convidar amigos para participar da sua transmissão ao vivo no perfil, página ou grupo? É importante destacar que esta opção está liberada no aplicativo do Facebook disponível nos sistemas iOS e Android. Confira o tutorial:

  • Inicie o vídeo ao vivo seguindo a explicação anterior;
  • Clique no símbolo  e selecione os amigos que você deseja convidar. Ele receberá a notificação.
  • Aprove a participação do seu amigo ao lado do nome dele  (também é possível remover a pessoa depois, clicando em .

Importante: se você quiser adicionar mais de uma pessoa durante a live, é possível. Assim como é possível remover amigos ou transmitir ao vivo sozinho (a).

Como fazer Facebook Live na sala do messenger

Uma das novidades lançadas pelo Facebook recentemente é a criação das salas de bate-papo. Com o recurso, também é possível fazer um vídeo ao vivo, por meio do messenger.

Usar o Facebook Live no Rooms é uma estratégia adotada para cenários específicos como reuniões do trabalho, conversas de duas pessoas ou até mesmo entrevistas de emprego no formato on-line.

Para usar esta ferramenta, é preciso abrir o aplicativo do Facebook, clicar na opção “criar sala” e escolher a função “atividade da sala”. É possível escolher mais detalhes da atividade da sala, escolher um horário para o compromisso e convidar os amigos que você deseja.

O interessante desta opção é que também é possível iniciar a transmissão ao vivo, criar uma URL de modo semelhante a outros softwares para reunião e enviar para uma pessoa assistir ou participar da atividade com você.

Dicas de sucesso para usar o Facebook Live

Em tempos de isolamento social, precisamos aprender como adaptar as estratégias de comunicação com foco nas pessoas, de modo empático, transparente e útil. Para quem utiliza as ferramentas de marketing e utiliza as redes sociais, um ano de isolamento social e transição para o mundo on-line representa vários anos de mudanças na internet.

O fenômeno das lives, ao que tudo indica, veio para ficar. Shows, bate-papos, entrevistas, lançamentos de livros, produtos, lançamento de séries com conteúdo educativo. Quantos formatos e possibilidades, não é mesmo?!

Diante da aceleração do digital e de mudanças, algumas dicas vão ser sempre úteis, mesmo quando os formatos mudam e existam ferramentas e softwares além do próprio Facebook  para fazer transmissão ao vivo. Separamos algumas para te inspirar na sua próxima live.

Faça o planejamento de conteúdo relevante

Não é porque virou “febre” usar o Facebook Live que significa que você terá seu público 100% engajado e vai aumentar os fãs da página da sua marca simplesmente apertando o botão da transmissão ao vivo. O conteúdo importa!

O que vai segurar sua audiência? Ou melhor, o que você pode oferecer de tão relevante e especial a ponto da audiência querer acompanhar seu conteúdo de forma natural e até convidar outras pessoas? Estude o seu público, veja as tendências do seu mercado e seja útil. Conteúdo educativo, com convidados que agregam valor à conversa nunca enjoam, pode confiar!

Defina um horário bom para sua audiência

Ao montar a persona da sua marca, você provavelmente sabe como é a rotina do público, os horários livres, as preferências e os dias de folga, certo? Use isso ao seu favor e defina bons horários para fazer as lives, preferencialmente quando as pessoas que mais importam na sua página podem acompanhar o conteúdo.

Faça testes também. Pode ser que, dependendo da época, haja algumas diferenças e você só irá descobrir fazendo testes de lives em horários distintos para entender o que funciona melhor para o seu público.

Promova interações ao vivo

A comunicação só faz sentido quando o receptor também é ativo na conversa. Não basta preparar um lindo roteiro, definir conteúdos de A a Z e convidar os melhores especialistas para falar sobre um assunto.

As pessoas gostam de se sentir parte de comunidades e o relacionamento de marca é muito importante, sabia? Por isso, vale muito a pena investir em um profissional que trabalha com monitoramento ou Social Listening e que esteja alinhado às ações da marca para interagir com os fãs!

Os convidados da live, por sua vez, também podem e devem fazer isso. As interações em tempo real mostram que a transmissão ao vivo é real, verdadeira e as pessoas sentem-se mais conectadas e convidadas a fazer parte daquele momento ou aprender sobre aquele assunto.

Divulgue a live antes da data programada

Conte para o mundo sobre a sua live. Faça eventos no Facebook. Invista em gravação de chamadas em vídeo para os stories do Facebook e do Instagram. Divulgue cards e convide as pessoas. 

Permita que elas saibam o que você vai falar,quando e qual horário. Ao longo da semana deste evento ao vivo, trabalhe com pílulas de conteúdo relevante e interativo sobre o assunto e analise as métricas e interações. É uma boa estratégia e também um bom termômetro!

Reflita sobre erros e acertos

Depois da live programada e realizada, analise as métricas com carinho. Tente entender o comportamento da audiência, faça comparações, analise comentários e reflita sobre os erros e acertos da ação para construir aprendizados e planejar suas próximas lives de sucesso usando o Facebook Live.

Leia também: passo a passo para fazer uma live de sucesso no Youtube

Por fim, você sabia que o algoritmo do Facebook prioriza os vídeos que são realizados ao vivo?  É isto mesmo. A rede social tem a missão de manter os usuários o máximo de tempo envolvidos dentro do aplicativo e esse é um dos principais artifícios para estender o tempo gasto diariamente.

Portanto, se realizar vídeos ao vivo ainda não está na sua agenda, é melhor se planejar, pois o alcance da sua fanpage pode aumentar significativamente, além de você aprofundar ainda mais a sua relação com seus clientes. Não marque bobeira!

Gostou das dicas ou tem mais dúvidas sobre como usar o Facebook Live?  Entre em contato com a equipe de especialistas da Nerdweb! 

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