Marketing

Quanto a sua empresa deve investir em marketing digital?

Quando se fala em marketing digital, muitas empresas ainda encaram a destinação de recursos para essa finalidade como um gasto. Porém, quando h...

Por Francis Trauer - Dia 24 de Sep de 2019 às 18:09

Quando se fala em marketing digital, muitas empresas ainda encaram a destinação de recursos para essa finalidade como um gasto. Porém, quando há uma estratégia sólida, com metas a serem alcançadas, esse tipo de recurso deve ser considerado um investimento.

O papel do marketing é o de fortalecer a imagem de um marca ou produto, trazendo mais clientes para uma empresa. Todavia, para que esses objetivos gerais sejam alcançados, é preciso recorrer a especialistas que definam as estratégias, ou seja, os objetivos de curto e médio prazo que possam fortalecer a empresa como um todo.

Esse comportamento se aplica tanto às pequenas quanto às grandes empresas. Diferentemente do que muitos imaginam, o marketing digital não deve ser encarado como algo apenas para “quem tem dinheiro”. Todas as empresas, em maior ou menor escala, precisam buscar meios de fortalecer a marca a atrair novos clientes.

Quanto investir em marketing digital?

Embora essa seja uma das maiores dúvidas dos empresários, não há uma resposta exata para essa pergunta. Isso porque antes de definir um valor é preciso levar em consideração diversos fatores como o tamanho da empresa, os objetivos listados no planejamento e o saldo disponível em caixa.

Porém, podemos trabalhar com valores médios, tendo em vista as ações de outras empresas brasileiras. Em geral, pesquisas costumam sugerir que direcionar entre 7% e 12% do faturamento para o marketing é o que mais ocorre. Porém, esse valor pode, e em alguns casos deve, ser maior.

Homens em uma reunião discutindo valores de investimentos em marketing.

Note, porém, que aqui falamos de “marketing” como um todo, o que inclui tanto ações online quanto off-line. Adaptando essa realidade para o marketing digital, tudo vai depender do peso que os meios online têm na atração de clientes para o seu negócio.

Portanto, apesar de essa não ser uma regra, podemos colocar como parâmetros os seguintes percentuais em se tratando de marketing digital:

  • De 6% a 12% do faturamento para empresas já consolidadas;
  • De 12% a 20% do faturamento para empresas pouco conhecidas ou iniciantes;
  • De 8% a 10% do faturamento para empresas com atuação B2B;
  • De 9% a 11% do faturamento para empresas com atuação B2C.

Como investir depende da análise de especialistas

Tendo em vista percentuais de referência para investimentos, a decisão de quanto investir é algo que deve ser debatido pelo empresário e seus gestores. Algumas empresas, com as contas equilibradas, poderão ter melhores condições do que outras, mas o ideal é não se afastar muito das faixas sugeridas.

A grande questão é como investir esse montante. Para responder a essa pergunta entram em cena os especialistas em marketing digital, como é o caso da equipe da Nerdweb. Baseado no orçamento disponível e nas metas que se pretende atingir, traça-se uma estratégia levando-se em consideração os veículos, as mídias e as plataformas que possam ajudar a potencializar os resultados.

Novamente, não existe um “certo” ou “errado” nessa história. Mais investimentos não trarão, necessariamente, melhores resultados, assim como pequenos investimentos não são tempo perdido. Independentemente do seu orçamento, é possível atingir bons resultados, dentro das limitações e do escopo que a estratégia em questão delimitar.

Publicitária em uma agência de marketing sorrindo com os braços cruzados, demonstrando a sua autoridade.

Mensure os retornos e refine sua estratégia

Uma das grandes vantagens dos investimentos em marketing digital é a facilidade em mensurar os resultados. Se a sua estratégia visa aumentar diretamente as vendas, então ficar de olho em quanto a mais a sua empresa faturou no período de uma campanha já dá um bom indício se as coisas estão funcionando ou não.

Contudo, há que se ressaltar que nem sempre “faturar mais” é o objetivo principal de uma ação. Em diversas ocasiões, pode ser que a empresa queira prioritariamente aumentar o número de usuários cadastrados ou mesmo que ela queira apenas posicionar a sua marca no mercado.

Para cada objetivo principal há uma estratégia diferente e, embora você possa ter benefícios em mais de um quesito com as suas campanhas, é importante sempre se ater aos propósitos principais. Mesmo sem aumentar vendas, por exemplo, uma campanha pode ser um sucesso se o objetivo principal for o de aumentar a audiência.

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Está em dúvida sobre quais caminhos a sua empresa deve seguir na hora de colocar em prática as suas estratégias de marketing digital? Consulte a equipe da Nerdweb e confira as inúmeras oportunidades que uma campanha elaborada por especialistas oferece.

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