Comportamento: conheça 4 características do perfil do consumidor em 2020
A maneira como nos comportamos e como fazemos compras está sempre em transição. Tente imaginar em como era o seu processo de decisão para compr...
A maneira como nos comportamos e como fazemos compras está sempre em transição. Tente imaginar em como era o seu processo de decisão para comprar um produto há uma década e como ele é hoje: as possibilidades aumentaram consideravelmente.
Estudar o comportamento do consumidor é parte do dia a dia dos especialistas em marketing. O que funciona hoje pode não ser mais a melhor opção amanhã. Esse dinamismo faz com que a experimentação e a inovação sejam palavra de ordem: é preciso buscar sempre formas de alcançar o público, maximizando a assertividade.
E o que podemos esperar para 2020? Baseado em estudos e conselhos de especialistas de todo o mundo, listamos aqui 4 características do perfil do consumidor para o próximo ano. Acertar o maior número possível delas pode ser fundamental para se manter lucrativo ou fazer com que seu negócio dê um salto no ano que se inicia.
1. Pesquisa online é determinante antes da compra
Não importa se você possui uma loja física ou online, a verdade é uma só: 82% dos consumidores fazem uma consulta de preços do produto via smartphone antes de efetuar a compra. Isso significa que os atrativos que a sua loja oferece já não são o bastante.
No caso das compras online, a pesquisa digital é algo sempre presente, mas as lojas físicas precisam aprender a lidar com isso. Há que se pensar que seu concorrente não é apenas local, mas nacional – e por vezes, mundial. A resposta a essa concorrência não é outra que não “presença”.
Cada vez mais torna-se importante solidificar a presença do seu produto ou da sua marca na internet. Sites, blogs e redes sociais são a melhor maneira de fornecer esse complemento. Um produto que chama a atenção dentro da sua loja, pode ser pesquisado e comprado online no seu concorrente em segundos – garanta que você também estará presente online.
2. A sustentabilidade tem poder cada vez maior de decisão
A sua empresa têm ações sustentáveis e comunica isso para o público? Não é de hoje que as preocupações com o meio ambiente passaram a fazer parte da pauta dos veículos de comunicação e, consequentemente, do dia a dia dos consumidores.
Aspectos como impactos sociais durante todo o processo produtivo e durabilidade, evitando assim o desperdício, passaram a ter preponderância até mesmo sobre o preço. As pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais para ter um produto responsável do que economizar e, de alguma forma, compactuar com danos ao meio ambiente.
Portanto, mais do que um discurso preparado para os seus consumidores, procure assumir em seus negócios posturas que sejam condizentes com essa demanda. Além dos benefícios para o meio ambiente, você atrairá também um grande número de consumidores conscientes e dispostos a defender a sua marca.
3. Saiba quem são os influenciadores relevantes no seu segmento
O papel influenciador que os veículos de comunicação tinham no passado, especialmente relacionado aos artistas da TV ou os atletas do mundo esportivo, com a internet passou a recair também sobre pessoas “comuns”, como eu e você. Qualquer um pode se tornar um influenciador digital.
As redes sociais amplificaram a voz dos consumidores e alguns deles acabam virando referência em um determinado tema. Você precisa conhecer quem são os influenciadores relevantes no seu segmento e, de preferência, trazê-los para perto de você.
As dúvidas que antes se limitavam a “anunciar no veículo A ou B” hoje dizem respeito também a encontrar pessoas capazes de personalizar a sua marca. Os consumidores querem ouvir um conselho de alguém com credibilidade. Dê rostos para seus produtos e veja as vendas aumentarem.
4. Menos burocracia e mais segurança
Pense da seguinte forma: suponha que para encontrar um produto e finalizar uma compra em sua loja online um consumidor demore em média cinco minutos. A pergunta que você deve se fazer é: como eu posso reduzir esse tempo sem comprometer a segurança na operação?
Vivemos em uma era da instantaneidade. Quanto mais rápido as coisas se resolvem, maiores são as chances de que os consumidores não abandonem a ideia no meio do caminho. Muitos sites criaram ferramentas de “compra com um clique” não é por acaso: os impulsos de “sim” e “não” são cada vez menos duradouros.
Seja em uma loja física ou virtual, estabeleça metodologias que solicitem o menor número possível de dados e permita que a transação seja concluída de forma ágil e segura. Não obrigue o consumidor a fazer cadastros intermináveis: dê a ele a opção de decidir se quer receber mais informações ou não – e de que maneira.
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Embora esses comportamentos sejam tendência, note que eles estão em constante evolução. Uma avaliação mais precisa realizada por especialistas em marketing digital pode ampliar o leque de possibilidades para que o seu negócio dialogue de forma mais eficaz com o público-alvo. Na hora de elaborar o seu planejamento, consulte a Nerdweb e descubra um universo de soluções para aumentar as suas vendas.
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