Qual o impacto da LGPD nas estratégias de marketing digital da sua empresa?
Sancionada em agosto de 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) está prevista para entrar em vigor em 14 de fevereiro de 2020. A ...
Sancionada em agosto de 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) está prevista para entrar em vigor em 14 de fevereiro de 2020. A medida terá impacto direto no comércio e nas empresas que atuam na área de marketing com a captação e o gerenciamento de dados de clientes.
O texto da lei determina, entre outras coisas, que todos dados pessoais — informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável como nome, idade, estado civil e documentos — só podem ser coletados mediante o consentimento do usuário e com a devida explicação sobre a finalidade de solicitar aquele dado.
Em se tratando de marketing digital, campo em que há muitas estratégias para coletar dados dos clientes, atuar de maneira clara ou imprecisa poderá resultar em problemas para as empresas envolvidas. Entenda o que muda com a entrada em vigor da nova legislação.
Qual é o impacto da LGPD nas estratégias de marketing?
Transparência passa a ser uma palavra-chave no que diz respeito ao tratamento de dados dos consumidores por parte das empresas em geral. Métodos que não deixem claro para o usuário quais dados estão sendo armazenados e com qual finalidade eles serão utilizados são passíveis de serem interpretados como ilegais e, portanto, deixarão as companhias que os empregarem sujeitas a sanções legais.
Para muitas empresas isso significa reavaliar processo de coleta e gestão de dados. Em tese, a LGPD representa ainda o fim do uso de dados de terceiros sem a anuência dos usuários. As empresas que deixarem de proteger os dados dos usuários nos moldes da lei poderão ter suas atividades suspensas por seis meses, além de pagarem multas de até 2% sobre o faturamento.
A base legal da LGPD, cujo texto completo pode ser lido aqui, parte da premissa que o usuário sempre deve ter controle total sobre as informações que fornece. Isso significa que ele deve ser informado sobre quais dados serão armazenados e como eles serão utilizados. Além disso, a qualquer momento ele poderá solicitar a exclusão de suas informações da base de dados.
Por fim, em caso de vazamento de dados, a empresa terá obrigação de notificar imediatamente os consumidores afetados. Isso não exime as companhias de suas responsabilidades, mas permite que os usuários tomem as medidas que julgarem mais convenientes para impedir que seus dados sejam utilizados por terceiros.
Boas práticas serão valorizadas
Em se tratando de inbound marketing e marketing de conteúdo, as perspectivas são as melhores possíveis para as empresas que trabalham com métodos seguros e confiáveis. A quantidade de dados disponíveis passará a ser menos importante do que a qualidade das informações, o que resultará em ações mais específicas para ganhar leads.
No caso do inbound marketing, as estratégias deverão valorizar bons conteúdos que atraiam consumidores de forma natural e espontânea. O cliente terá que consentir que suas informações sejam coletadas ou que uma comunicação seja iniciada. Se de certa forma essa estratégia pode diminuir a quantidade de cadastros, o filtro natural fará com que os usuários que optarem por iniciar um relacionamento tenham maior potencial de conversão.
Essa estratégia deve reforçar a importância do marketing de conteúdo. Atrair pura e simplesmente usuários com conteúdos “caça-cliques” será uma estratégia cada vez menos valorizada. É preciso oferecer ao consumidor informação que realmente seja relevante, original e que possa despertar um mínimo interesse de início de uma relação entre ambos.
Novamente: a qualidade irá se sobrepor à quantidade. As opções de cadastro devem oferecer boas práticas de opt-in (caixas de seleção pré-marcadas, por exemplo, devem ser deixadas de lado). Campos de formulários mais abrangentes, que permitam ao usuário escolher quais conteúdos deseja receber também são uma alternativa válida.
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