5 dicas e truques para usar o Instagram para negócios
Um levantamento realizado pela Nuvem Shop no final de 2018 apontou que o Instagram já responde por quase 70% das vendas via redes sociais, ultrapa...
Um levantamento realizado pela Nuvem Shop no final de 2018 apontou que o Instagram já responde por quase 70% das vendas via redes sociais, ultrapassando até mesmo o Facebook.
Mais do que uma tendência, o uso do Instagram para negócios vem se solidificando no Brasil. Somos o segundo país no mundo em número de usuários na plataforma e a tendência é que esses números continuem crescendo. Por isso, nada melhor que descobrir como a sua empresa pode tirar proveito desta ferramenta.
Se você pretende utilizar o seu perfil para negócios, listamos aqui cinco dicas e truques que podem ajudá-lo a aumentar o alcance e a visibilidade, convertendo visualizações em mais vendas.
1. Aposte em fotos e vídeos de qualidade
Vamos ser sinceros: ninguém se sente atraído por fotos desfocadas, pouco iluminadas ou com uma composição ruim. Por isso, apostar em fotos com aspecto profissional é o melhor caminho para encantar seus visitantes e fazer com que eles se sintam interessados pelo que você posta. Ao produzir suas fotos, atente a essas quatro dicas:
1- Use a regra dos terços: divida o espaço da imagem em nove partes iguais. Os elementos mais importantes da foto devem ser posicionados na interseção dessa divisão. Com isso, o principal de uma foto entra em destaque.
2- Realce os objetos com espaços: você não precisa fazer um close no seu produto para mostra-lo bem. Ao contrário, utilize espaços nas laterais para uma composição mais harmônica e agradável.
3- Use as linhas-guia a seu favor: lembra das linhas que citamos no primeiro item? Os nossos olhos as seguem, na horizontal ou na vertical, mesmo que elas não estejam visíveis. Aproveite esse truque e explore as possibilidades de enquadramentos.
4- A iluminação muda tudo: a iluminação pela manhã transmite uma sensação para o espectador, a da tarde outra. Explore as múltiplas possibilidades e teste composições em diferentes horários do dia. Filtros também podem ajudar a criar contrastes chamativos.
2. Explore as hashtags
Assim como as palavras-chave são importantes em textos de blogs para que o seu conteúdo seja encontrado nas buscas, o mesmo vale para o uso de hashtags no Instagram. Elas permitem que as suas postagens sejam exibidas para mais pessoas que não sejam os seus seguidores.
A sugestão é usar entre 5 e 10 hashtags por posts. Embora o Instagram permite até 30, mais do que isso pode dar a impressão de que você está fazendo spam. Pesquise para encontrar hashtags com bom índice de popularidade dentro da sua proposta e que possam atingir o público-alvo do seu negócio.
3. Inclua sempre um CTA (call-to-action)
Um usuário vê a sua imagem e gosta. Porém, se ele não interagir com ela, o algoritmo do Instagram não saberá se ele gostou ou não do que viu. E mais: o sistema da rede social privilegia os perfis mais curtidos por um usuário na hora de exibir novidades no feed. Portanto, se eles não engajarem com você, então seu esforço não adiantou muito.
A solução para isso é lembrá-los que eles podem interagir: é o chamado CTA, sigla em inglês para “call-to-action”, ou “chamada para ação”. São exemplos de CTA no Instagram frases como “toque duas vezes na foto”, “marque dois amigos” ou “comente o que você achou”. Todas elas estimulam uma interação que é benéfica para ampliar o seu alcance.
4. Descubra os horários com maior atividade
Não adianta apenas “postar por postar” para cumprir a meta do dia. É preciso estar ciente de quais são os horários com maior audiência e maior engajamento para o seu perfil. Não há uma regra, pois os resultados variam entre usuários – e suas estatísticas mostram todos esses dados.
Como regra geral, saiba que as segundas e as quintas-feiras são os dias que costumam dar mais audiência. Os períodos entre 8h e 9h e às 17h também trazem mais resultados que as outras horas do dia. Porém, essas considerações são gerais. Faça seus próprios testes e descubra quais são os horários que funcionam melhor para você.
5. Interaja com seus seguidores
Além de utilizar uma linguagem mais descontraída e que seja pertinente com o ambiente e o público-alvo, não espere que apenas a interação deles seja suficiente para atrair novos seguidores ou converter seus posts em negócios. Interaja com eles, ainda que os comentários pareçam negativos.
Os consumidores se sentem importantes e respeitados quando um simples comentário do tipo “que legal” ou “quanto custa?” é lido e respondido. Converse de forma simples e objetiva e se mostre solícito a esclarecer dúvidas. Ofereça ainda outros canais de comunicação, como chat ou atendimento telefônico.
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Essas e outras possibilidades podem transformar aquelas suas postagens simples no Instagram em chamarizes valiosos para atrair novos clientes e aumentar as suas vendas. Entre em contato com a equipe de especialistas em marketing digital da Nerdweb para conhecer todas as possibilidades de exploração dessa plataforma.
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