7 tendências de redes sociais para o segundo semestre de 2017
Metade do ano praticamente já se foi e as plataformas de redes sociais continuam crescendo seus números e recursos. Portanto, você precisa reaju...
Metade do ano praticamente já se foi e as plataformas de redes sociais continuam crescendo seus números e recursos. Portanto, você precisa reajustar seu plano de marketing digital para se adequar e obter bons resultados no segundo semestre de 2017.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre sete tendências de redes sociais baseadas nos resultados de vários veículos de mídia e marcas, mostrando como você pode se planejar para testar e colocar em prática o que eles estão fazendo.
1. Conteúdo ao vivo
O Facebook privilegia cada vez mais a propagação de conteúdo em vídeo ao vivo, que também é muito forte no YouTube, Instagram e no Twitter (via Periscope). Esse tipo de vídeo ganha muito destaque dos algoritmos das plataformas porque o formato retém o usuário mais tempo, um indicador vital para os acionistas das gigantes de redes sociais — que para mostrar mais anúncios precisam que os usuários naveguem muito mais.
Segundo o Social Media Examiner, 14% dos profissionais de marketing testaram a reprodução de vídeo ao vivo em 2016 e, segundo pesquisa da HubSpot, 58% deles pretendem usar no Facebook em 2017.
Mas o que transmitir? Grande parte das marcas tem aproveitado para realizar o streaming de eventos ou mesmo cursos e vídeos educativos com o propósito de envolver seu público para aprofundar a relação ou gerar mais leads.
Entrevistas também são uma boa pedida, assim como sessões de tira-dúvidas e atendimento ao cliente ao vivo com perguntas e respostas ou mesmo demonstrações de uso de produtos e serviços. Como os vídeos ao vivo geram muito envolvimento, você pode utilizar o espaço de comentários para gerar interação ou mesmo para avaliar o feedback do público.
2. Vídeos em 360 graus e drones
Os dispositivos eletrônicos como as câmeras que gravam em 360 graus estão inundando o mercado com modelos mais acessíveis e de boa qualidade. E o Facebook estimula esse tipo de conteúdo, pois sua interatividade e imersividade prendem mais os participantes, que exploram e ficam muito mais tempo dentro da rede social.
O conteúdo pode cair muito bem em eventos com muitas pessoas. As filmagens realizadas com drones também estão em alta por criarem takes cinematográficos e mais profissionais.
3. Mensageiros instantâneos
O WhatsApp e o Facebook Messenger estão sendo verdadeiros aliados de várias marcas. Ambos somam mais de 3 bilhões de usuários no mundo e no Brasil praticamente todo indivíduo conectado tem uma conta.
Além de gerar um canal de feedback, os mensageiros instantâneos possibilitam desenvolver uma comunicação mais individual e personalizada, sobretudo no atendimento. Quem opta por utilizá-los para resolver problemas é visto como mais contemporâneo e ágil, uma vez que as mensagens são muito mais rápidas que trocar emails.
Ademais, as mensagens são mais escaláveis e economicamente viáveis para as empresas, que não precisam se preocupar com sistemas robustos de telemarketing ou provedores de email e podem dar uma resposta mais assertiva e imediata aos consumidores.
Quer mais um argumento? Enquanto quase todos os outros aplicativos de um smartphone são desinstalados após o primeiro uso, os mensageiros instantâneos são dificilmente removidos por ser a principal forma de comunicação pessoal das pessoas na atualidade.
4. Uso de chatbots
Emendando no item anterior, automatizar mensagens em plataformas como o Facebook Messenger é uma grande tendência. Existem várias empresas que utilizam chatbots para responder dúvidas frequentes dos consumidores como endereço, horário de atendimento, telefone etc.
Se bem estruturado com sua equipe de Tecnologia da Informação (TI), é possível também criar ações concretas via chatbots. Existem empresas, como a Hyatt, que possibilitam recomendar viagens e realizar reservas diretamente pelo Facebook Messenger.
O mais bacana de tudo? Geralmente pensamos que isso tem um altíssimo custo e é muito complicado de fazer, mas a verdade é que o SDK do Facebook permitiu que várias soluções de baixo custo estejam disponíveis na internet.
5. Uso do Instagram Stories
Não é de hoje que o Facebook está de olho no avanço da rede social do fantasma, o Snapchat. Para frear o crescimento acelerado, a empresa copiou diversos recursos como o Instagram Stories, aquelas fotos e vídeos que somem em 24 horas.
Ele é um formato curto, efêmero, seriado e vertical. Por causa disso, tem a desvantagem de ser reciclado com uma velocidade enorme, embora você possa também reprogramá-lo para aparecer em mais de um dia. Já por outro lado, como o Instagram tem mais de 700 milhões de usuários ativos e o recurso Stories conseguiu ultrapassar o número de usuários do Snapchat, não há como deixar de tapar os olhos.
Dessa forma, certamente o Instagram precisa estar no radar da sua estratégia de marketing digital. Mesmo com conteúdos que somem rapidamente, é possível demonstrar um lado mais autêntico da sua marca, com conteúdo original sem muitas edições. É exercer a percepção do seu público, o awareness (consciência) da marca.
6. Anúncios focados em dispositivos móveis
De uma coisa você não pode ter dúvida: as pessoas usam redes sociais muito mais no celular do que no computador. E elas gastam várias horas na semana fazendo isso. É exatamente por esse motivo que os seus anúncios precisam ser muito bem diagramados e estruturados para atrair no ambiente móvel.
O próprio Facebook, que respondeu por US$ 7 bilhões ano passado, teve 80% do seu faturamento com anúncios vindos de dispositivos móveis. Coloque o setor criativo da sua marca ou agência para pensar em oferecer publicidade visualmente atraente para um smartphone.
7. Uso das redes sociais para vender produtos
Tanto Facebook quanto Instagram, Twitter e Pinterest podem ser um canal eficiente para você vender produtos de lojas virtuais. De acordo com uma pesquisa da Aimia, 56% dos consumidores disseram seguir marcas em redes sociais para saber sobre novidades na linha de produtos, enquanto 31% usam as plataformas para procurar novos itens.
Ferramenta de anúncio como a do Instagram, inclusive, possibilita que você crie um carrossel de imagens com o botão de ação (call to action) direto para a loja virtual.
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