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Conheça os principais relatórios para monitorar seu e-commerce no Google Analytics

Analisar os relatórios do Google Analytics é essencial para monitorar o desempenho do seu e-commerce e extrair insights que podem trazer melhoria...

Por Francis Trauer - Dia 16 de Feb de 2021 às 00:02

Analisar os relatórios do Google Analytics é essencial para monitorar o desempenho do seu e-commerce e extrair insights que podem trazer melhorias nas estratégias de marketing digital que você utiliza para se relacionar com os visitantes e vender seus produtos on-line.

Além das métricas comuns (número de visitantes e ticket médio, por exemplo), é possível usar a ferramenta para produzir relatórios elaborados com informações detalhadas que permitem melhor compreensão do comportamento dos usuários na sua loja virtual.

Para você ter uma ideia é possível descobrir quantos usuários acessam o seu site por minuto, qual o canal de origem que trouxe os visitantes para o seu site, qual é o tempo médio de visualização de uma página, quais produtos foram vistos por mais tempo, além dos índices de abandono de carrinho.

Ou seja, o Google Analytics proporciona uma verdadeira imersão na jornada do consumidor. Nas próximas linhas, vamos discorrer sobre os principais relatórios que podem ser extraídos da ferramenta e de que forma eles podem ser úteis para o seu negócio. Leia mais!

Lupa passando pela tela de um notebook que mostra diversos gráficos e dados.

Por que é importante acompanhar os relatórios do Google Analytics?

Acompanhar as métricas do seu site é importante para saber se as suas estratégias estão dando certo e quais pontos precisam melhorar para que você atraia e retenha clientes. 

Os dados podem indicar qual produto está performando melhor, qual a taxa de rejeição do seu e-commerce, quantas pessoas estão entrando no seu site, conferindo as sessões e saindo sem comprar, entre outras situações.

Em lojas físicas, é muito mais prático acompanhar o que está acontecendo no dia a dia com o cliente, não é mesmo? Na internet, os desafios são mais intensos. Por isso, usar ferramentas de monitoramento como o Google Analytics é extremamente importante para identificar erros, acertos e não continuar tomando decisões sem embasamento. 

Pare e pense na seguinte situação: você usa as estratégias de SEO, investe em imagens de qualidade, descrições atualizadas e completas e até consegue atrair um número interessante de visitas para o seu site. No entanto, o número de conversões é baixo.

Esse problema pode ocorrer devido a uma série de fatores como: lentidão na hora de carregar o site no computador ou smartphone, informações confusas ou até mesmo os valores do frete para aquele produto. O Google Analytcs é uma ferramenta que fornece um panorama completo sobre as possíveis causas. 

No caso do frete, por exemplo, você pode configurar um relatório a partir do cruzamento de dados que incluem a localização dos usuários que mais acessam o site e abandonam o carrinho antes de finalizar o pedido. Ao fazer isso, você pode descobrir que o frete é mais caro para determinadas cidades e por mais que sua estratégia seja boa, esse é um motivo que desanima o cliente. Viu como informação é poder? A partir dessas reflexões, fica mais fácil adaptar estratégias e fazer testes.

Como acessar os relatórios do Google Analytics?

Para acessar os relatórios do Google Analytics é necessário criar uma conta na ferramenta e fazer as configurações de acesso, conectando as funcionalidades do recurso ao seu e-commerce.

Se você nunca usou o Google Analytics, é possível fazer uma avaliação gratuita antes de tudo. Acesse  google.com.br/analytics e insira seus dados ou faça login caso já tenha uma conta criada.

O segundo passo efetivo para usar os relatórios é a integração do recurso ao seu site. O Google tem um tutorial que pode te ajudar nesta etapa. Se você investe em mídia paga para gerar tráfego no seu e-commerce, vincule o site ao perfil do Google Ads da sua empresa.  Essa ação é muito útil para exportar dados do seus públicos e a partir disso, visualizar as informações mais importantes do negócio no Google Analytics.

Principais relatórios do Google Analytics

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que o Google Analytics oferece um mundo de possibilidades e dados para monitorar o desempenho do seu e-commerce e saber tudo sobre os visitantes que navegam na sua loja.  

Neste cenário, elaborar relatórios pode ser uma tarefa complexa, principalmente para quem está começando. O que é importante acompanhar? Quais são os relatórios mais importantes para o seu negócio? Essas respostas podem variar conforme os objetivos do seu e-commerce e suas metas, mas acreditamos que existem relatórios gerais que podem ser muito úteis para todos os casos. Confira!

Visão geral da aquisição

O relatório de aquisição de usuários é um dos mais importantes, pois permite que você tenha uma visão geral sobre quantas pessoas estão acessando o seu site em um determinado período (dia/semana/mês) e de que forma está sendo a experiência do visitante a partir de fatores como:

  • Taxa de engajamento;
  • Tempo de permanência nas sessões do site;
  • Origem dos canais de mídia/a campanha;
  • Horários de maior acesso, entre outras informações

Relatórios de engajamento e performance

Se você tem curiosidade em saber quais são os produtos mais acessados e vistos na sua loja virtual, é possível coletar essas impressões de forma detalhada a partir dos relatórios de engajamento e performance. Ao configurar a visão geral do painel selecionando o engajamento dos usuários, é possível extrair informações como:

  • Páginas mais acessadas do site;
  • Engajamento por campanha/produto;
  • Exibições de tela por usuário;
  • Número de pessoas engajadas que geram conversão em vendas;
  • Produtos vistos com maior frequência e por mais tempo.

Relatórios de monetização

Acompanhar a performance das vendas é fundamental para qualquer empreendedor e usando o Google Analytics você pode criar relatórios customizados para saber quais transações foram feitas em um determinado período, quais os itens mais comprados, qual a perspectiva de receita e os resultados que surgiram a partir de campanhas.

Esses dados podem ser coletados tanto do e-commerce na versão desktop, quanto no comportamento do usuário no mobile. Também é possível saber qual é o tempo exato que cada pessoa levou desde a visualização dos anúncios até a finalização do checkout.

Barra de pesquisa com uma engrenagem, um gráfico e uma página de textos. Acima lê-se a frase "Analytics Search Information".

Relatórios de comportamento do consumidor

E se você pudesse saber todos os detalhes da jornada do consumidor no seu site? Com a ferramenta, dá para fazer isso e gerar relatórios incríveis que podem ser explorados de forma estratégica para melhorar a performance do seu e-commerce!

No relatório de visão geral da retenção, por exemplo, há como mapear quantos usuários acessam o site pela primeira vez e demonstram engajamento. Também é possível saber qual é a performance do mobile e quantas pessoas acessam o site do celular ou do computador quando descobrem sua loja.

Você também terá acesso a porcentagem de visitantes que retornam ao site todos os dias ou que acessam o seu e-commerce com frequência, assim como saberá quais pessoas acessam o site uma vez e nunca mais voltam.

Todas essas informações são muito relevantes para monitorar o e-commerce e criar estratégias para iniciar uma régua de relacionamento com as pessoas, além de criar ações para reduzir o abandono de carrinhos e, consequentemente, vender mais.

Dúvidas? Conta com a gente!

Esperamos que esse conteúdo tenha sido interessante para você que deseja analisar seu site para promover melhorias e conquistar novos clientes.Além dos relatórios do Google Analytics, é impossível não investir em ferramentas de SEO para analisar seu e-commerce se empreende na internet e quer resultados melhores.

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