E-commerce

Checklist 2017: 7 coisas que você precisa ficar de olho no SEO da sua loja virtual

Adequar a sua loja virtual à cartilha de boas práticas dos buscadores como o Google é um mantra de SEO que você deve repetir todos os dias. Mas...

Por Francis Trauer - Dia 22 de May de 2017 às 22:05

Adequar a sua loja virtual à cartilha de boas práticas dos buscadores como o Google é um mantra de SEO que você deve repetir todos os dias. Mas, levando em consideração que o buscador hoje considera mais de 200 variáveis para posicionar uma página, quais são as principais que você deve focar? Façamos um checklist!

Porém, antes disso, é preciso deixar claro que otimizar o conteúdo de uma loja virtual para uma melhor indexação é só uma parte da história. Imagine que você buscou por um modelo de tênis na internet e, logo no primeiro resultado, encontrou o que queria. Foi lá e comprou. Então a empresa não se comprometeu com o prazo de entrega e ainda por cima enviou o tênis de modelo errado. Frustrante, não é?

Lembramos desse fato porque antes de pensar em SEO, você precisa pensar em ter uma operação com qualidade excelente em primeiro lugar. Se esse é o seu caso, então confira as dicas que temos para 2017:

1. Reduza o tempo de carregamento da página

Existem inúmeros estudam que comprovam: entre 40 a 60% dos seus possíveis clientes abandonam a compra no carrinho do site e vão em um concorrente mais rápido. Isso acontece porque no impulso o cliente quer resultado imediato.

Se ele tiver que esperar mais do que alguns segundos só para a página de um produto carregar, pesquisas mostram que a taxa de desistência chega a 80%, Má performance sugere que o seu site não é de confiança ou profissional.

Para piorar, o Google também considera o tempo de carregamento da página como um dos fatores mais importantes, principalmente quando o conteúdo está sendo acessado via dispositivos móveis. E como a maioria das pessoas está consumindo muito mais no smartphone do que no desktop, você já consegue perceber o tamanho da encrenca...

Hospede a sua loja em um servidor confiável e que utilize uma CDN boa para que clientes do Brasil todo consigam acessar a uma boa velocidade. Lembre-se, nosso país têm dimensões continentais! Outra dica é utilizar o recurso PageSpeed do próprio Google para verificar como anda o desempenho do seu site.


2. Utilize descrições originais e bem construídas

Essa aqui é figurinha carimbada. Se o seu objetivo é prosperar e conseguir posições melhores no Google, você nunca — repetimos, NUNCA — deve usar a descrição padrão do fabricante no conteúdo da sua loja virtual. O Google afirma que hoje conteúdo duplicado não é mais penalizado, porém também não ganha destaque ou qualquer outra recomendação.

Se você quer realmente acelerar o seu posicionamento, trabalhe em descrições originais que ajudem também a persona do seu consumidor a adquirir o produto. Além disso, descrições bem feitas podem aumentar o tempo médio de duração de uma visita, algo que também é muito levado em conta pelo Google.

Elas ajudam também a reduzir a taxa de rejeição (Bounce Rate), outra variável de suma importância para o buscador reconhecer que o conteúdo do site responde à pergunta efetuada pelo usuário. 


3. Utilize tags de título únicas para cada produto

As tags de título de uma página ajudam tanto consumidores como buscadores a entenderem do que se trata. Para ter certeza que você está fazendo um bom trabalho aqui, verifique se você possui uma descrição única e específica para cada produto cadastrado.

Os robôs do buscador recomendam que os títulos das páginas incluam uma ou duas frases descritivas (frases com a palavra-chave) e o nome do site, separados por hifens ou travessões, como neste exemplo:

Frase 1 com a palavra-chave - frase 2 |Marca

No caso da página dos produtos, talvez seja interessante adicionar ainda o nome da fabricante se ela for uma busca recorrente. Além disso, confira nosso artigo com 6 dicas para você tirar melhor proveito do Google Trends no conteúdo do seu site, pois entender como as pessoas pesquisam é fundamental para escolher as palavras-chave mais populares.

4. Utilize tags bem assertivas em imagens

Como falamos recorrentemente aqui na Nerdweb, garanta que a descrição da tag alt de qualquer imagem da sua loja oficial tenha a palavra-chave e conteúdo que ajude a entender o que ela representa. Há muitas evidências que os buscadores utilizam essa variável para entender do que se trata o conteúdo da página.

5. Preencha as meta descriptions

Sim, por mais que já não tenha mais a força de anteriormente, escrever os metadados de descrições das páginas ainda são uma das variáveis que devem ser bem trabalhadas. Escrever uma boa descrição é complicado, praticamente uma arte. Você tem entre 120 a 156 caracteres para colocar uma frase que complemente o título e diga do que se trata.

Se o seu consumidor vem via Google, esta talvez é a primeira frase que ele terá contato com os produtos da sua loja, sendo seguida apenas do título da página. Portanto, é aqui que você fisga a sua atenção e ao mesmo tempo diz ao buscador uma informação útil.

Logo, tenha certeza que a palavra-chave do produto ou da página esteja nela e que a frase seja muito estimulante ao clique, porém também garanta que ela responda a necessidade da pessoa. Enganar o usuário pode fazer o Bounce Rate subir. Se ele retornar rapidamente pro resultado de busca (SERP), isso jogará contra você.

6. Use os botões de redes sociais

Clichê e necessário. Incluir as tags de redes sociais como as tags Open Graph do Facebook e Summary Card do Twitter não só ajudam o seu usuário a compartilhar, mas também facilitam às redes sociais entenderem do que se trata os produtos da sua loja.

Isso é importante caso você realize compra de mídia com Facebook Ads ou retarget. Afinal, estamos em 2017 e esse tema precisa estar na pauta do seu planejamento de marketing digital.

7. Garanta que o conteúdo esteja bem estruturado

Os buscadores amam sites que utilizam dados estruturados com os padrões do Schema.org, ou seja, trazendo informações que ajudam o buscador a entender o contexto, tipo do produto, notas dos usuários, preço, imagem, SKU e muito mais sobre os produtos.


O próprio Google fornece uma Ferramenta de Teste de Dados Estruturados para que você valide as informações adicionais que acrescentar em cada página. Inclusive, para carregar os produtos em determinados formatos como carrossel de preços e outros no buscador você precisa estar com a página planejada para suportar esse tipo de tag.



Gostou das dicas? É muita coisa, não é? Trabalhar com e-commerce envolve estudar e se manter atualizado todos os dias. Nós aqui da Nerdweb temos uma equipe de especialistas em SEO e trabalhamos com clientes de lojas virtuais para maximizar seus resultados. Se interessou? Tire suas dúvidas conosco!
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