Conteúdo

6 dicas para você tirar melhor proveito do Google Trends no conteúdo do seu site

O Google Trends é uma das ferramentas mais fantásticas de marketing digital para você definir o público-alvo, comparar palavras-chave, verifica...

Por Francis Trauer - Dia 16 de May de 2017 às 00:05

O Google Trends é uma das ferramentas mais fantásticas de marketing digital para você definir o público-alvo, comparar palavras-chave, verificar métricas e até mesmo saber sobre o que o brasileiro está interessado em tempo real.

Com certeza você já ouviu falar sobre ele algum dia e até usou, mas pode não ter conhecimento o quão vital ela é para o dia a dia, sobretudo para as publicações que você realiza pensando em buscar tráfego orgânico no buscador.

Em suma, o Google Trends possibilita você verificar com o ser humano pensa ao realizar uma busca na internet, o que é deveras fundamental para você adequar o seu conteúdo. Além disso, ele ajuda também dando insights sobre temas que você deveria estar explorando melhor, seja com conteúdo ou até mesmo em campanhas.

Para tuuuuudo

Antes de tudo, é preciso compreender o que o Google Trends está comparando. Estamos muito acostumados com indicadores como volume de palavras-chave e outros disponíveis no Planejador de palavras-chave do Google AdWords, porém o KPI do Trends é completamente outro.

Ele mede o interesse do público. O Google criou o Trends para informar quais são os assuntos que estão em alta da internet, mas ele serve para muito mais que isso. Sendo assim, ele é muito útil para descobrir novos termos que estão sendo buscados e também em comparar palavras-chave pelo seu interesse ao longo do tempo.

Para isso, ele cria uma escala própria entre 0 a 100 para você poder comparar a quantidade de buscas, seus picos e sua popularidade ao longo do tempo. Desta forma, torna-se uma ferramenta perfeita para você entender como as pessoas estão buscando e o que elas estão buscando.

Afinal, segundo o próprio Google no começo deste ano, 15% das buscas diárias são por palavras-chave compostas de palavras e expressões inéditas. Vamos conhecer alguns dos melhores recursos do Google Trends?

1. Matérias em Alta e Segmentação

Logo ao abrir o Google Trends, você vai visualizar as matérias que estão em alta neste exato momento. Clicando nelas, o Google exibirá um gráfico com o interesse de pesquisa ao longo das últimas horas entre os 3 últimos dias, bem como alguns artigos mais relevantes, principais consultas, tópicos relacionados e interesses por sub-região.

Também na página inicial, você pode modificar esses temas por categorias. São elas:

  1. Ciência e Tecnologia 
  2. Entretenimento 
  3. Esportes 
  4. Negócios 
  5. Notícias 
  6. Saúde 

Você também pode filtrar pelos termos mais buscados em outros países, mas como nosso idioma é o português e nosso conteúdo é muito voltado ao Brasil, esse recurso é mais usado como curiosidade do que utilidade.

2. Comparar termos pesquisados

Certamente um dos recursos mais interessantes do Google Trends é a possibilidade de se comparar termos diferentes para verificar seu interesse. Para tanto, basta que na busca da página principal você digite um ou até 5 termos, separados por uma vírgula, para conferir seu interesse. Também é possível chegar neste recurso entrando na área Explorar.

Note, porém, que o padrão de interesse inicial mostra “Todo o mundo”. Uma dica aqui é filtrar só por Brasil. Você pode ver o resultado do interesse da palavra-chave por região e sub-região, assim como consultas de palavras-chave relacionadas.


Dica importante: pense sempre em comparar palavras no singular e no plural, bem como seus possíveis sinônimos. Por exemplo, colocando, no Brasil, os termos smartphone, smartphones, celular e celulares, fica evidente como a palavra-chave celular tem um interesse muito superior. O mesmo vale para palavras digitadas com ou sem acento, til, cedilha e assim por diante.

3. Entender o interesse das pessoas

Mesmo comparando termos para verificar os mais pesquisados, você precisa analisar os termos relacionados para compreender melhor os significados das palavras usadas pelas pessoas. Por exemplo, será que quando uma pessoa busca por análises sobre o desempenho de um celular com o intuito de compra ela digita "review" ou "análise + aparelho"?

Se você fizer um teste no Trends, vai verificar que o termo “análise” sozinho, sem o nome do aparelho, tem um interesse muito maior, porém também significa muitas outras coisas e é utilizado nos mais variados contextos. Enquanto review, apesar de ter menos interesse no Trends, possui uma conexão com análise de produtos muito mais assertiva.


Portanto, avaliar o real interesse das pessoas quando buscam por aquelas palavras-chave específicas é um dos grandes trunfos de quem sabe trabalhar em SEO pensando como usuário. Uma dica interessante aqui também é pesquisar pela palavra-chave no próprio Google com o intuito de ver os resultados exibidos (SERP), assim como olhar lá no fim da página pelos termos sugeridos que o buscador indica.

Use esse recurso com sabedoria!

4. Estude a sazonalidade

Estudar os gráficos dos resultados de busca podem ajudar você a melhorar seus resultados. Verifique o intervalo de tempo no qual os termos entram em alta ou em baixa. Você vai notar que algumas palavras-chave variam de acordo com semanas, meses ou até anos.

São justamente essas palavras que possibilitam a você criar conteúdos com antecedência e planejar com o intuito de surfar ondas que estão por vir. Além disso, você também pode conferir o que foi mais pesquisado num país em anos anteriores se acessar a área dedicada aos itens Mais Pesquisados.

Contudo, no Brasil ele nada mais é do que uma fotografia dos anos anteriores. Nos EUA, por exemplo, já é possível averiguar o mês anterior, algo que torcemos para chegar em nosso país em breve, pois dá para ver os alimentos, animais, artistas, atletas, atores, automóveis, bebidas, cientistas, empresas, equipes esportivas, filmes e muito mais.

Um mês de atraso ainda dá pra surfar muita coisa, não é mesmo?

5. Veja o que está em alta no YouTube

Há quem diga que tem muitas pessoas fazendo pesquisas sobre notícias e conteúdo mais no YouTube do que no próprio Google. No Google Trends, você consegue ver os vídeos mais buscados nas últimas 24 horas pela função “Em alta no YouTube”.

Dessa forma, você pode se manter antenado sobre temas importantes. Lembre-se, porém, que não se trata dos vídeos mais assistidos, mas sim aqueles que foram mais digitados, o que mostra um interesse do espectador em encontrar vídeos sobre o tema.


Dica: você pode voltar para trás clicando nas setas para ver os dias anteriores.

6. Inscrições

Quer receber emails diários das principais pesquisas e dos itens mais pesquisados? Acesse a opção Inscrições no Menu e assine com o seu email para receber resultados todos os dias. Para quem quer criar este hábito sem se esquecer, esta é uma ferramenta interessante.

Ele não é tudo

É claro que você não pode depositar todas as suas esperanças no Google Trends. Ele não é a ferramenta mais completa nem mais adequada para medir palavras-chave do mercado, contudo é um excelente complemento para as pesquisas do dia a dia.

Ele é ideal para comparar e calcular interesse por palavras-chave, ver resultados em tempo real e ajudar a entender como as pessoas pesquisas. A recomendação é que você utilize-o junto do Planejador de palavras-chave do Google AdWords e outras ferramentas pagas se você tiver orçamento.

Sua empresa investe em conteúdo para atrair clientes para o seu site? A Nerdweb tem uma equipe de conteúdo dedicada a planejar campanhas de marketing digital destinadas a captar e prospectar clientes produzindo textos de alta qualidade do jeito que as pessoas procuram. Fale com a gente!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.