Retrospectiva 2020: saiba o que aconteceu a cada minuto na internet
O que aconteceu a cada minuto da internet em 2020? Em um ano tão atípico, com mudanças e transformações na internet, o universo on-line ganhou...
O que aconteceu a cada minuto da internet em 2020? Em um ano tão atípico, com mudanças e transformações na internet, o universo on-line ganhou uma relevância ainda maior. Especialistas em transformação digital estão dizendo que a pandemia da Covid-19 representa 10 anos em apenas um para o mundo do marketing digital.
De repente, a tecnologia assumiu um papel central na rotina diária para trabalhar, estudar, fazer compras e se comunicar com amigos e familiares.
Os dados, por sua vez, estão cada vez mais em movimento e segundo o 8º infográfico anual Data Never Sleeps, ou, em português, “Dados nunca dormem”, é importante analisar o comportamento dos usuários on-line para refletir sobre estratégias, percepções e mudanças na forma de consumir, propagar e receber conteúdos, anúncios e tantas outras interações nas plataformas.
Se você quer saber de forma detalhada sobre tudo o que aconteceu a cada minuto na internet, em 2020, continue lendo este artigo. Preparamos um resumo completo para você!
O que aconteceu a cada minuto na internet, afinal?
O que aconteceu? Como? Em quais canais? Entre as principais estatísticas que chamam atenção na retrospectiva 2020 sobre o uso da internet, destacam-se:
- Uso do WhatsApp em alta: 41 milhões de novas mensagens trocadas;
- Home office naturalizado: 208 mil participações em reuniões do Zoom;
- Compras on-line: 1 milhão de dólares gastos em compras e 6.659 pacotes enviados pela Amazon;
- Busca de emprego pela internet: 69 mil candidaturas pelo Linkedin;
- Mais presença no Youtube: 500 horas de vídeo adicionadas na rede;
- Crescimento dos serviços de streaming: 404 mil horas de vídeo na Netflix.
Se você quer saber mais detalhes e entender como esses dados impactam no comportamento do consumidor que está no cenário digital, continue lendo este artigo porque vamos discorrer sobre cada um destes cenários!
Alguém falou em reunião por vídeo? Zoom alcança 208 mil pessoas
Em 2020, tivemos um recorde em chamadas de vídeo em um contexto de home office. Somente na plataforma Zoom, foram mais de 208 mil participantes ativos em reuniões. Diante disto, ainda restam dúvidas que a forma de trabalhar remota mudou completamente?
De acordo com o relatório da Domo, as sessões diárias no zoom aumentaram muito mais do que o esperado. Em fevereiro, a média era de dois milhões de sessões diárias e já em meados de março, este número passou para sete milhões.
Ou seja, 208.33 pessoas fazendo reuniões a cada 60 segundos. É muito provável que você também tenha feito parte deste momento, não é mesmo?! Ao que tudo indica, o home office deve continuar e com isso, as participações em reunião online via Zoom devem continuar a todo vapor em 2021 não só no Zoom, como também em outras plataformas!
Uso do Instagram em alta
Mais do que uma rede social, o Instagram está caminhando para o nível de uma plataforma de conexão entre pessoas, marcas e causas.
O uso dos stories é uma tendência que não vai embora tão cedo e, no ano passado, cerca de 347 mil novos stories surgiram no Instagram a cada minuto. Além destes dados, há algumas pesquisas que indicam que o uso do Instagram está crescendo constantemente e, durante a pandemia, foi maior que outras redes sociais como o Facebook, por exemplo.
Uma pesquisa da Socialbakers revela que o uso do Instagram aumentou 31% em relação ao Facebook durante a pandemia. O estudo é internacional, portanto, a porcentagem faz referência à audiência global.
Estima-se que as interações do Instagram foram praticamente 18 vezes mais altas em comparação ao Facebook que teve queda de 100% para 50,8% no nível de envolvimento das publicações no período de março até final de junho.
Vale destacar que tanto Instagram quanto Facebook desenvolveram várias iniciativas nas redes considerando o contexto pandêmico. Confira nos tópicos seguintes!
O Instagram lançou um manual com dicas úteis sobre como os recursos são oferecidos pela empresa para auxiliar as empresas que usam o perfil comercial do Instagram. Dentre eles, se destacam:
- Adição de figurinhas com o intuito de trazer mais visibilidade para as empresas, sobretudo as locais;
- Recursos para restaurantes: conexão com a plataforma Ifood, para que as pessoas consigam pedir refeição a partir do Instagram;
- Adesivos de apoio aos negócios;
- Possibilidade de anúncios do IGTV;
- Lançamento das guias do Instagram e muito mais!
O Facebook lançou conteúdos exclusivos na Central de Recursos para Empresas diante da Covid-19, com dicas, treinamentos e outras informações. Uma das funções mais comentadas de 2020 foi o lançamento do recursos Lojas no Facebook para facilitar as compras pela internet.
Popularidade do Youtube: + de 500 horas de vídeos adicionadas
Entre os acontecimentos da internet que trouxeram insights e reflexões para empresas e produtores de conteúdo na internet, o aumento da popularidade do Youtube e da postagem de conteúdos na plataforma é um marco. Foram mais de 500 horas de vídeo adicionadas nesta mídia social segundo o levantamento da Domo.
Somente no Brasil, há mais de 105 milhões de pessoas adultas que transmitem conteúdos e compartilham experiências todos os meses.
De acordo com um artigo publicado na Think With Google, o Youtube é um espaço do qual as pessoas revelam “não viver sem” e pelo menos 52% dos usuários da plataforma disseram ter aprendido uma nova habilidade por meio dos vídeos publicados na rede. O cenário reforça o poder do conteúdo educativo e de valor para os usuários.
Plataformas de streaming no topo
A explosão dos serviços de streaming foi muito mais acelerada em 2020. Prova disto é que, somente na Netflix, foram contabilizadas mais de 404 mil horas assistidas de conteúdo. Se você já viu o filme O Irlandês, de Martin Scorsese, tenha certeza: 3 horas e 30 minutos é muito pouco.
O crescimento do setor tem muita relação com o isolamento social e, inclusive, há pesquisas sobre o assunto que demonstram a força deste mercado. Segundo material do portal Meio & Mensagem, a Netflix conquistou quase 16 milhões de novos assinantes logo no início do isolamento social, métrica que superou as expectativas pois significa o dobro das assinaturas esperadas inicialmente.
A disputa dos serviços de Streaming diante do consumidor continuam acirradas, já que além de gigantes como a Amazon Prime, outras marcas chegaram com tudo recentemente. Uma delas é a Disney Plus que veio para bater de frente com a Netflix e outras marcas.
Compras pela internet
6.659 pacotes enviados a partir de compras on-line. Esse volume corresponde somente aos serviços da Amazon. Imagine se pararmos para pensar no número de entregas de outras plataformas, além dos e-commerces e lojas pela internet.
O fechamento de comércios físicos fez o consumo virtual disparar. Estima-se que das mais de 6 mil encomendas enviadas pela Amazon, houve 1 milhão de dólares gastos. Os novos hábitos de compras vão continuar. Por isso, se você ainda não trabalha com estratégias de vendas e marketing pela internet, fica a dica!
Busca de emprego pela internet: 69 mil candidaturas pelo LinkedIn
Ao mesmo tempo, em que muitos mercados ficaram aquecidos com o isolamento social, as taxas de desemprego e as transformações severas em alguns setores deram o início a uma grande crise mundial. Em 2020, as candidaturas de emprego tiveram maior adesão. Foram 69.444 candidaturas de emprego no LinkedIn – a maior rede social profissional do mundo.
41 milhões de novas mensagens trocadas no WhatsApp
Em meio ao crescimento de outros aplicativos de mensagem como o Telegram, o uso do WhatsApp foi bastante significativo em 2020 e, por isso, fecha a lista entre os destaques do que aconteceu a cada minuto da internet.
O mensageiro registrou 41. 666.667 k de novas mensagens trocadas entre os usuários todos os dias. Já parou para pensar o quanto o isolamento reflete na comunicação? Todo mundo que trabalha com marketing digital deve pensar nisso!
Aprendizados da retrospectiva
Ao final deste artigo, você viu um resumo do que aconteceu a cada minuto da internet em 2020. É inegável que a transformação digital avança de forma acelerada e impacta nos hábitos de comunicação, compra, relacionamentos, hábitos e hobbies.
Por isso, além da análise expressiva das estatísticas impressionantes que mostram o comportamento on-line, é importante entender como este cenário desenha novas perspectivas, tendências e mudanças de comportamento para a nova década.
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