Qual a importância do DMP para o Marketing Digital?
Você já teve a sensação de que faz muito esforço para gerar tráfego para seu site, mas acaba “perdendo” a maioria dos visitantes, pois n...
Você já teve a sensação de que faz muito esforço para gerar tráfego para seu site, mas acaba “perdendo” a maioria dos visitantes, pois não sabe quem são essas pessoas, o que estão procurando, quais seus desejos e necessidades? É aí que entra a importância do DMS (Data Management Plataform) no Marketing Digital.
Se você respondeu sim à nossa pergunta anterior, fique tranquilo! Essa é uma sensação presente em grande parte dos profissionais de Marketing Digital. Sabemos que as plataformas digitais são capazes de gerar uma quantidade gigantesca de dados, mas ainda são poucas empresas que conseguem capturar, analisar e fazer uso estratégico desses dados.
Para ajudar as empresas a realizar essas atividades, surgiram as Data Management Platform, conhecidas com DMPs. São plataformas para captura, análise e gerenciamento de dados.
As boas DMPs trabalham com 3 tipos de dados:
1. First Party Data
Dados gerados a partir de suas próprias bases, tais como: site, plataformas sociais, aplicativos, CRM, etc.
Geralmente consistem em dados pessoais com nomes, e-mails, endereços, números de telefone, informações demográficas (como sexo, idade, localização) e dados comportamentais internos como histórico de compras, áreas visitadas no site, etc.
Basicamente, são informações que você já possui e normalmente estão desorganizadas e sem ninguém olhando suas interações para tirar insights valiosos.
2. Second Party Data
São dados de First Party Data adquiridos de outras fontes. Geralmente, empresas parceiras trocam informações de seus públicos com objetivo de enriquecer a estratégia de dados.
3. Third Party Data
São dados gerados na internet a partir de outros sites. Esses dados são utilizadas para enriquecer as informações de First Party Data, trazendo um conhecimento mais profundo sobre seu público como faixa salarial, estado civil, número de filhos, gostos e interesses.
O grande objetivo de uma Data Management Platform é realizar a captura de dados de First, Second e Third-Party Data, bem como unificar, processar e transformar essas informações para que a empresa possa utilizá-los para obter insights sobre o comportamento e perfil do seu público, desenvolver produtos e comunicar-se de forma assertiva com seus diversos públicos.
Dessa forma, com uma DMP você consegue entender quem são as pessoas que acessam seu site, o que estão procurando, quais seus desejos, mesmo que eles não declarem nenhuma informação dessas.
Uso das DMPs
O uso mais comum das DMPs no Marketing Digital é na criação de audiências hiper-segmentadas. Essas ferramentas possuem integrações com plataformas de Mídia Programática, E-mail Marketing, Social Media, etc.
Com a criação dessas audiências utilizando dados, é possível entregar a mensagem precisa para um público extremamente qualificado e no momento certo. Por exemplo, uma empresa de materiais esportivos consegue direcionar campanhas de bola de futebol para homens com mais de 40 anos, casados, que moram na região norte de Curitiba e que já compraram chuteira dessa marca específica nos últimos 6 meses.
Um dos maiores erros das campanhas de marketing digital é a segmentação incorreta ou muito ampla, pois acaba impactando pessoas não qualificadas e sem interesse em um produto, desperdiçando a verba de Marketing e prejudicando o ROI.
No mundo digital, onde cada clique ou rolagem da tela produz dados, entendê-los e utilizá-los de maneira correta é fundamental para se destacar da concorrência e otimizar os investimentos em Marketing Digital.
Com o marketing baseado em dados, consumidores ganham, pois são impactados somente por mensagens relevantes para eles, e as empresas também, porque não desperdiçam dinheiro falando com pessoas sem interesse em suas mensagens.
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