Facebook testa novo Feed de Notícias alternativo com o ícone de um foguete
Após a última atualização que introduziu a nova função de câmera e o Facebook Stories nos apps do Facebook para Android e iOS, vários usuá...
Após a última atualização que introduziu a nova função de câmera e o Facebook Stories nos apps do Facebook para Android e iOS, vários usuários têm relatado que estão vendo uma nova aba cujo ícone é um foguete. Ao que tudo indica, trata-se do teste de um novo Feed de Notícias que traz conteúdos de páginas e pessoas que você não segue.
A iniciativa está sendo exibida para um pequeno grupo de usuários e o objetivo da rede social é experimentar uma timeline alternativa com postagens, artigos, fotos e vídeos de fontes não seguidos, mas baseado nos gostos e interações que você possui. Bem, pelo menos no que o Facebook acredita que você possui...
Um namoro antigo
Embora o ícone do foguete cause estranheza, este experimento não é algo novo. O Facebook já realizou testes parecidos com ícones alternativos (da primeira vez havia um quadrado pequeno). Em outra oportunidade meses atrás, usuários do iOS viram uma área chamada "Explorar".
O algoritmo do Facebook evolui a cada dia e seu principal objetivo é acertar no conteúdo exibido para manter os usuários engajados e mais tempo dentro do app, descendo na timeline eternamente. Para isso, ele busca entender como o usuário interage com cada publicação, validando quais ele curte, emite uma reação, visualiza ou clica. Contudo, a timeline do Feed de Notícias atual é muito recheada de postagens de amigos e das fanpages que os usuários mais interagem.
Como o Facebook visa manter as pessoas ainda mais ativas e ao mesmo tempo buscar novas formas para que marcas e empresas consigam encontrar seus possíveis clientes, conectar as pessoas com publicações fora do seu círculo vicioso é um compromisso que a rede social persegue há tempos.
Retrospecto e confirmação
Ainda em 2012, o Facebook experimentou uma lista de interesses que organizava o Feed de Notícias por assuntos, porém a sua adoção em massa nunca viu a luz do dia. Dois anos depois, em 2014, Mark Zuckerberg e sua equipe experimentaram um app separado chamado Rooms que permitia os usuários a navegar em conteúdos por interesse. Mas ele também falhou no processo de validação e não conseguiu um número expressivo.
Sendo assim, a alternativa da empresa ultimamente tem sido criar uma nova área separada para comparar a diferença de engajamento e duração média de cada visita entre os Feeds. Isso tem se intensificado cada vez mais depois que o Twitter assumiu um papel mais noticioso e criou uma área chamada "Momentos", no qual as pessoas podem ficar atualizadas sobre o que está acontecendo de mais importante naquele momento do dia.
Um porta-voz do Facebook chegou a confirmar o estudo:
"Nós estamos testando um Feed complementar de artigos, vídeos e fotos populares que são personalizados para cada pessoa com base no conteúdo que possa ser interessante para eles. Nós ouvimos das pessoas que elas querem uma maneira fácil de explorar novos conteúdos com os quais ainda não estão conectados."
Isso é uma excelente notícia para marcas e empresas que possuem equipes de marketing preparadas para entender o seu público e criar um diálogo baseado em perfis de interesse. Com o amadurecimento do uso das redes sociais e da inteligência das plataformas, será cada vez mais importante construir uma campanha bem planejada.
Fonte: Techcrunch
-
SEO07 de Mar de 2024
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing07 de Mar de 2024
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing07 de Mar de 2024
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
-
SEO07 de Mar de 2024
Google atualiza algoritmo do buscador a partir de março de 2024
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.