Você sabe o que é ASO ou App Store Optimization?
É uma estratégia que ajuda na otimização dos aplicativos visíveis nas lojas de aplicativos como App Store ou Play Store. Ou seja, se você tem...
É uma estratégia que ajuda na otimização dos aplicativos visíveis nas lojas de aplicativos como App Store ou Play Store. Ou seja, se você tem um aplicativo e precisa mostrar para o mundo, ler esse artigo é o primeiro passo para ter insights que vão te ajudar a posicioná-lo melhor nas buscas tanto no sistema Android ou iOS.
Segundo o relatório The State of Mobile 2020, publicado pela consultoria App Annie — que é referência mundial no assunto, os usuários estão cada vez mais conectados aos seus smartphones.
Entre 2017 e 2019, houve um aumento de 35% no uso do celular por parte dos consumidores e o Brasil já está no ranking dos países nos quais os internautas passam mais tempo do dia usando aplicativos e, consequentemente, fazendo downloads dessas aplicações. Aliás, baixar aplicativos é uma tendência muito incentivada em países emergentes, de acordo com a App Annie.
As estatísticas são promissoras, mas é importante entender o que é ASO e como utilizar essas técnicas para melhorar a visibilidade dos seus aplicativos e ter mais sucesso. Nas próximas linhas, vamos detalhar sobre como funciona essa técnica e por que usá-la pode trazer resultados mais eficazes. Confira!
O que é ASO ou App Store Optimization?
Em tradução livre, do inglês, App Store Optimization significa otimização na loja de aplicativos. Você provavelmente já deve conhecer o termo se trabalha com estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para atrair mais visitantes em seu site a partir da busca orgânica no Google, certo?!
No universo dos aplicativos, também é preciso usar mecanismos de otimização para que o seu aplicativo apareça de forma estratégica e seja atraente para que o usuário faça o download.
Ou seja, para responder o que é ASO é importante entender o contexto deste termo que para especialistas no assunto é compreendido como um conjunto de técnicas que vão destacar o seu produto nas lojas de aplicativo.
Em meio à tantas opções de aplicativos, investir em boas práticas para posicionar o seu aplicativo é uma necessidade. Afinal, quanto mais visível para as pessoas, maiores as chances de retorno não só em número de instalações como também no retorno financeiro.
Como fazer um bom trabalho de ASO?
O mercado de aplicativos está em crescimento exponencial e entender o que é ASO para desenvolver um bom trabalho de otimização é, sem dúvidas, muito importante, afinal, os aplicativos movimentam as compras on-line e ajudam as empresas na divulgação dos serviços e produtos de forma prática já que o consumidor pode fazer tudo no celular.
Dados da pesquisa Uso de Apps no Brasil, da Opinion Box em parceria com a Mobile Time revelam que 50% dos brasileiros que usam aplicativos já compraram algo dentro de um app.
Por isso, fazer um bom trabalho de ASO para fazer com que as pessoas baixem seu app e priorizar o desenvolvimento de aplicativos que proporcionam uma boa experiência para o consumidor é o caminho do sucesso.
Afinal, como fazer um bom trabalho de ASO? Por onde começar? Por que considerar a experiência do usuário na hora de criar uma aplicação e disponibilizá-la na Play Store ou App Store? Vamos abordar essas questões nas próximas linhas, começando por dicas para melhorar a otimização dos seu app.
1. Use palavras-chave estratégicas para seu APP
Assim como nos mecanismos de busca do Google, é importante pesquisar quais são as palavras-chave mais estratégicas para a sua aplicação, ou seja, as mais procuradas pelas pessoas que precisam da solução ofertada.
Pare e pense nas seguintes situações: pessoas que usam o celular para pedir um carro de transporte costumam digitar o quê? Qual é o título que melhor define o seu produto? Como são as buscas do Google sobre o tema que você trabalha?
Tudo isso é relevante na hora de listar ideias de palavras-chave que serão importantes para ranquear a sua iniciativa e auxiliar em outras demandas do projeto como:
- Definição do nome do aplicativo;
- Conteúdo do App;
- Análise do posicionamento dos seus concorrentes.
Existem diversas ferramentas que podem ser úteis para que você encontre as melhores palavras-chave. Uma delas é a Keyord.io que tem uma versão gratuita e outra paga.
Além de proporcionar uma chuva de ideias para deixar seu app mais conhecido, esse recurso também traz ideias de palavras-chave de cauda longa, preenchidas automaticamente no Google Play Store.
A grande vantagem da Long Tail é que esse tipo de palavra é mais específico de acordo com o nicho, o que pode ser uma excelente estratégia para atingir o que o seu público procura de forma personalizada.
2. Escolha um bom ícone
Não adianta escolher as melhores palavras para divulgar sua proposta se a identidade visual do aplicativo comunica outra coisa.
Digamos que uma pessoa busca por “aplicativo de comida”. Se o ícone da aplicação for um garfo e uma faca, provavelmente ela associará mais facilmente o nome ao serviço desejado. Portanto, lembre-se de tornar a experiência do consumidor intuitiva.
A construção de um ícone é tão importante quanto um bom nome e os dois fatores são relevantes para validar a eficácia da otimização.
3. Crie descrição impactante
Qual a primeira coisa que um usuário faz ao clicar no seu app? Apostamos que ler as avaliações de quem já baixou a aplicação está nessa lista. Além disso, a descrição é um ponto relevante para convencer alguém a fazer download.
A descrição ajuda no posicionamento do app e um bom texto é sempre uma oportunidade de vender seu peixe e sair na frente dos concorrentes. Não sabe por onde começar a fazer uma descrição? Fizemos um checklist para te ajudar. Confira:
- Use as palavras-chave que você levantou no início da estratégia;
- Destaque os benefícios do aplicativo;
- Use poucas palavras (a descrição visível geralmente têm 94 caracteres);
- Priorize uma mensagem de impacto;
- Use uma Call To Action poderosa para despertar uma ação do internauta seja para ler ou instalar direto o aplicativo.
4. Invista em UX mobile
Digamos que após colocar em prática todas essas dicas, as pessoas finalmente encontraram seu aplicativo. Bingo?! Depende.
O usuário precisa ter uma boa experiência para que o aplicativo seja bem recomendado. Desenvolver um bom aplicativo e conquistar uma fama positiva na APP Store vai além do desenvolvimento e divulgação.
Pensar em UX ou User Experience é essencial para que as pessoas avaliem o aplicativo corretamente e isso faz muita diferença para quem o encontra. Não basta criar um layout bonito, um nome fantástico e um ícone legal. Para proporcionar uma boa experiência para o usuário, é válido pensar nos seguintes fatores.
- Simplicidade na hora de usar o app;
- Facilidade de navegação;
- Tamanho ocupado na memória do celular;
- Legibilidade do conteúdo entre outras questões.
Para ter certeza que o seu app funciona bem, não se esqueça de fazer testes antes de lançá-lo e ouvir os usuários para melhorar as versões.
Por fim, vale lembrar que os resultados do ASO aparecem com o tempo.
Por isso, entender o que é ASO e como melhorá-lo é fundamental para rever sua estratégia ou identificar o que está certo ou errado e como essa visão pode ser útil para definir objetivos e melhorar a otimização para alcançá-los.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você entender mais sobre o assunto!
Mais dúvidas sobre como aplicar o ASO na realidade do seu projeto? Converse com os especialistas da Nerdweb!
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