Marketing

Investimento em publicidade digital cresceu 26% no Brasil em 2016; veja os números

A publicidade digital no Brasil continua crescendo de vento em popa. Uma pesquisa liderada pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) registr...

Por Francis Trauer - Dia 04 de Apr de 2017 às 16:04

A publicidade digital no Brasil continua crescendo de vento em popa. Uma pesquisa liderada pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) registrou um aumento no valor de 26% no mercado em 2016, correspondendo ao faturamento de R$ 11,8 bilhões.

Não vai parar por aí!

A entidade — que reúne mais de 250 associados como anunciantes, agências, ad networks, veículos e empresas de tecnologia que compram e vendem mídia — leva em consideração dados do IAB Brasil e pesquisas internacionais para levantar informações.

“Os números comprovam o rápido amadurecimento da publicidade digital e a eficiência do meio”

Cristiano Nobrega, atual presidente do IAB Brasil, explicou que e “os números comprovam o rápido amadurecimento da publicidade digital e a eficiência do meio, principalmente em um ano fortemente marcado por uma séria crise na economia brasileira.”

Números curiosos

  • O segmento de vídeo foi um dos que mais cresceu, registrando R$ 2,2 bilhões em investimentos, valor que corresponde a 19% do total do mercado de publicidade digital 
  • O valor de investimento em vídeos foi o dobro em relação a 2015 (R$ 1,038 bilhão) 
  • Display e Redes Sociais corresponderam a 32,5% do total de investimento, acumulando R$ 3,8 bilhões 
  • Mídia Programática respondeu por R$ 1,9 bilhão, o equivalente a 16,5% do total 
  • Mesmo com o país em crise, o investimento com Busca e Classificados cresceu cerca de 10% 
  • Busca e Classificados segue como o maior volume de investimento: R$ 5,7 bilhões, representando 48,9% do total 

Gráfico mostrando o valor de investimento em publicidade digital em bilhões de dólares em 2016.

Projeções para 2017

A IAB estima que para 2017 o valor de investimento em publicidade digital pode atingir os R$ 14,8 bilhões, mesmo durante a crise que ainda se arrasta no país.

“A pesquisa mostra que o volume de investimento em publicidade digital já é uma realidade no mercado brasileiro, com potencial de um crescimento muito maior. Este cenário torna essencial o desenvolvimento técnico dos profissionais envolvidos em toda a cadeia de valor — afirma Cris Camargo, diretora executiva do IAB Brasil”

Caso esta estimativa se concretize, o valor de R$ 14,8 bilhões representará 1/3 do total investido no mercado publicitário brasileiro, uma marca histórica que demonstra a força da nova mídia e o amadurecimento do cenário nacional.

Fonte: IAB Brasil

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.