Google adverte sites que usam campanhas massivas para ganhar links e promete penalização
O Google realizou um anúncio em no blog Webmaster alertando que pessoas que criam e distribuem conteúdo em larga escala com o intuito de di...
O Google realizou um anúncio em no blog Webmaster alertando que pessoas que criam e distribuem conteúdo em larga escala com o intuito de disseminar links para subir na indexação (link building) podem sofrer uma grande penalização.
O post começa dizendo que a empresa reconheceu um aumento significativo de links em forma de spam em artigos, guest posts, posts de parceria ou publicação sindicada. Esse tipo de conteúdo muitas vezes é escrito por ou em nome de outro site e publicado num diferente para criar os famosos back links numa estratégia conhecida como link building.
Mas qual o problema?
Embora o Google não desencoraje realizar esse tipo de publicação para informar e educar usuários, bem como criar consciência para uma marca ou empresa, suas políticas de links dizem que se o intuito principal da publicação for construir links em alta escala para o site do autor ele está violando as regras e por isso vai ser penalizado.
- Fatores que indicam violação das normas de conduta dos links no Google
- Rechear artigos de links com palavra-chave para o seu site
- Ter os artigos publicados em vários sites diferentes e, alternativamente, ter um grande número de artigos em alguns sites diferentes
- Usar ou contratar redatores que não estão bem informados sobre o que estão escrevendo
- Usar o mesmo conteúdo ou similar em todos artigos ou, alternativamente, duplicar o conteúdo completo dos artigos em seu próprio site (é recomendado usar rel="canonical" e também rel="nofollow")
Se o Google detectar que o site está publicando artigos com links considerado spam, vai penalizar a percepção da qualidade e rebaixá-lo no resultado de busca (SERP). Segundo a empresa, os sites sempre devem fazer essas perguntas antes de publicar um conteúdo:
- Eu conheço a pessoa que o escreveu?
- Essa mensagem se enquadra com a audiência do meu site?
- Esse artigo contém conteúdo relevante?
- Tem algum link questionável no conteúdo? O autor usou a função rel="nofollow" nele?
Na visão da empresa, sites que criam artigos recheados de links com o intuito genuíno de só melhorar no Google estão causando uma má experiência na internet como um todo. "Quando o link building vem antes da qualidade do seu conteúdo, haverá uma má experiência aos seus usuários", diz a publicação.
Portanto, se você dissemina publicações sobre o seu conteúdo em diversos lugares apenas com o intuito de endossar e trazer tráfego a qualquer custo, reavalie suas intenções. O próprio Google faz um questionamento inteligente: "se o seu conteúdo é realmente um endosso e você é o único na internet que fala bem do seu negócio, será que essa será uma boa impressão ao seu público alvo?"
O texto conclui dizendo o melhor que você pode fazer em relação ao link building é melhorar o conteúdo do seu site que o resto virá. E eles não podiam estar sendo mais sinceros.
Fonte: Google Webmaster Blog
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