Facebook copia recurso que permite criar doações para causas pessoais
O Facebook anda não tendo muito pudor em copiar alguns concorrentes para trazer os melhores recursos com o objetivo enriquecer as possibilidades d...
O Facebook anda não tendo muito pudor em copiar alguns concorrentes para trazer os melhores recursos com o objetivo enriquecer as possibilidades da rede social. A vítima da vez foi o serviço GoFundMe, que permite criar doações para causas pessoais.
A partir de abril, e iniciando os EUA, qualquer pessoa acima de 18 anos pode criar uma campanha para levantar dinheiro para suas próprias causas pessoais ou de amigos. O recurso está em fase beta nas próximas semanas e por enquanto trabalha com seis categorias de doações específicas. São elas:
- Educação: para angariar fundos para conseguir pagar aulas, livros e materiais
- Medicinal: como levantar grana para realizar procedimentos médicos, tratamentos e lesões
- Medicinal para animais de estimação: pedir apoio para conseguir tratamentos e procedimentos veterinários
- Crises: juntar dinheiro para crises públicas ou desastres naturais
- Emergência pessoal: como roubo, acidente de carro ou incêndio em imóveis
- Funerais: pedir ajuda para bancar despesas burocráticas ou mesmos custos de vidas após perder um ente querido
Desta forma, os amigos e parentes que se comoveram com a sua causa nas redes sociais não precisam deixar o Facebook para ajudá-lo, com um processo de aprovação que demora até 24 horas.
Sem almoço grátis
Obviamente, o Facebook vai cobrar por isso. As doações recolhidas serão mordidas em 6,9% mais uma taxa fixa de 0,30 centavos de dólar. A rede social alega que este pagamento é necessário para manter a segurança e proteção contra fraudes no serviço, possibilitando criar um sistema sustentável sem tirar lucro da caridade.
A empresa também explica que um dos benefícios de usar o Facebook para este processo é a possibilidade de você ver o perfil real dos doadores que estão ajudando, permitindo ver quem está mobilizado. É claro, você pode convidar os amigos da sua lista para verem os fundos que você está levantando.
E as fanpages, vão ganhar algo assim?
Desde 2016, o Facebook permite que algumas pessoas levantem dinheiro em fanpages de mais de 750 mil entidades que não buscavam fins lucrativos, adicionando botões de doação que aparecem em posts ou vídeos ao vivo.
A partir de hoje, toda fanpage verificada pode adicionar o botão de doação em vídeos ao vivo. Isso significa que pessoas públicas, marcas, empresas e organizações têm mais opções de levantar dinheiro no Facebook desde que o fim não seja o lucro.
Sendo assim, esta é mais uma maneira das equipes de marketing pensar em criar valor para suas marcas realizando boas ações usando a base de fãs da maior rede social do mundo.
Embora o Facebook não tenha informado quando vai expandir para outros países, se você faz parte da equipe de marketing, acompanhe esta nova onda porque uma hora será possível criar estratégias digitais interessantes que tragam melhorias para a notabilidade da sua marca e da sociedade.
Fonte: Facebook Newsroom
-
SEO07 de Mar de 2024
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing07 de Mar de 2024
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing07 de Mar de 2024
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
-
SEO07 de Mar de 2024
Google atualiza algoritmo do buscador a partir de março de 2024
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.