O que é e como usar o Instagram Shopping?
Quer vender mais pelo Instagram? Você precisa conhecer Instagram Shopping,uma loja integrada à plataforma que possui a opção de realizar compra...
Quer vender mais pelo Instagram? Você precisa conhecer Instagram Shopping,uma loja integrada à plataforma que possui a opção de realizar compras dentro da própria rede social.
Totalmente gratuita, a ferramenta permite que as marcas usem a criatividade para montar suas vitrines. É possível utilizar recursos visuais para exibir produtos de forma atrativa e explorar as demais funcionalidades para facilitar a compra. Um dos grandes destaques do Instagram Shopping é que os lojistas também podem configurar um botão de compra para facilitar a transação.
Se você já utiliza o Instagram Business para a estratégia de marketing da sua empresa e quer explorar o Instagram Shopping, esse artigo é para você.
Afinal, por que criar um Instagram Shopping? Como criar uma vitrine que encanta e converte? Se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo e saiba o que é e como usar o Instagram Shopping para bombar suas vendas e aumentar a visibilidade da sua marca.
O que é Instagram Shopping?
Também chamado de InstaShop, o Instagram Shopping é um recurso feito para os usuários do perfil comercial do Instagram. A ferramenta permite aos varejistas criarem uma espécie de loja virtual dentro da rede social.
Na loja, é possível adicionar links, taguear produtos, exibir valores e adicionar um botão de compra na publicação. Também é possível usar o recurso do feed e dos stories para exibir os produtos e direcionar o usuário diretamente para o site da loja, sem que ele precise abrir várias abas ao mesmo tempo.
Em resumo: o Instagram Shopping é uma poderosa ferramenta para potencializar suas vendas e tornar o processo de compra mais dinâmico, já que seu próximo cliente pode estar literalmente a um clique de distância.
Como funciona o Instagram Shopping?
O Instagram Shopping funciona como uma loja virtual com múltiplas funções. É uma plataforma que permite a visualização dos produtos em diversos formatos e ângulos. Caso o usuário queira visitar a loja sem entrar diretamente no feed, basta acessar o ícone que fica na aba superior do app em formato de “bolsinha”.
A ideia do Instagram Shopping é que o visitante tenha uma experiência única ao clicar no ícone.. Seus clientes podem entrar lá e ficar à vontade para “dar uma olhadinha” nos produtos de forma diferenciada, já que é possível executar as seguintes ações:
- Ampliar as fotos dos produtos;
- Consultar valores na própria foto;
- Ver a descrição do produto;
- Visitar o site e ir direto para o carrinho de compras sem precisar clicar no link da bio.
Com isso, o principal objetivo do Instagram Shopping é proporcionar uma boa experiência de navegação para os clientes e encurtar o caminho da compra.
Pare e pense enquanto consumidor: você gosta de clicar em mil links, ter que perguntar valores dos produtos e correr o risco da tela do computador ou celular travar com várias janelas abertas?
Se você balançou a cabeça negativamente, saiba que essa pode ser a visão do seu cliente. E entre os especialistas em marketing digital há um consenso: oferecer uma boa experiência ao usuário é fundamental para que ele tome a decisão de avançar (ou desistir) de uma compra em sua jornada de navegação.
Nos próximos tópicos deste artigo, vamos mostrar na prática o leque de possibilidades que essa poderosa ferramenta oferece e que você pode usar para tornar sua vitrine virtual mais eficiente.
Continue lendo para desvendarmos juntos como funciona o Instagram Shopping!
1. Mostre os produtos do Instagram Shopping no feed
Além de configurar sua loja no Instagram, você pode postar as fotos dos seus produtos no feed do Instagram, com marcação de preço e nome do produto. Você tem total liberdade para escolher até mesmo o local das tags.
Ao clicar na marcação, o usuário já é direcionado ao carrinho de compra. Tudo muito simples e prático. Dá uma olhada no exemplo abaixo:
O legal dessa função é que, além da marcação de valores e descrição do produto, o cliente também pode clicar em “ver produtos” e explorar todas as opções cadastradas no Instagram Shopping da sua marca. Veja a foto abaixo:
Importante: para marcar os produtos no feed, você precisa integrar o Instagram comercial da sua marca à página do Facebook e carregar seu catálogo de produtos ao Gerenciador de Anúncios.
Mais adiante, falaremos sobre os requisitos para usar o Instagram Shopping e sobre como criar um catálogo de produtos no Gerenciador de Anúncios. Fique tranquilo.
2. Venda nos stories
Você já foi impactado por um anúncio nos Stories? Com o Instagram Shopping, é possível usar essa ferramenta para mostrar o que a sua loja tem de melhor para seus clientes.
Assim como no Feed, é possível marcar pessoas, usar tags de produto e conectar as marcações a uma landing page ou site.
Para ativar as tags, basta procurar o adesivo “produtos”. Automaticamente, o Instagram abrirá o catálogo de produtos cadastrados para você escolher o que mostrar para os seguidores.
3. Seja encontrado pela aba ‘explorar’
Lembra do ícone da sacola de compras? Todos os usuários do Instagram podem explorar as lojas cadastradas na rede social a partir dessa sessão localizada perto da lupa. Ou seja, quanto mais atraente e configurada sua loja no Instagram Shopping, maiores são as chances de você ser encontrado por lá.
A grande vantagem dessa ferramenta é que as pessoas podem descobrir sua loja sem necessariamente seguir a conta comercial da marca. Isto é: qualquer pessoa pode fazer uma pesquisa e chegar até seus produtos. Portanto, vale muito a pena investir nessa possibilidade.
4. Use os filtros de realidade aumentada para interagir com o cliente
Quem disse que não é possível experimentar o produto ao fazer uma compra virtual? A tecnologia está cada vez mais avançada. Prova disso é o recurso de realidade aumentada que já chegou ao Instagram Shopping. Para usá-lo é preciso criar filtros e integrá-los com a ferramenta.
Digamos que você tem uma loja especializada em chapéus e o tom de voz da marca é mais divertido e lúdico. Por que não interagir com o público a partir de um filtro no qual as pessoas podem “usar” o produto e ter uma ideia de como ficariam com ele na vida real? Criar um filtro de realidade aumentada exige um planejamento e uma produção caprichada, claro.
Os filtros do Instagram podem ser criados no Spark do Facebook. Após a criação do efeito, o Facebook aprovará o material, que poderá ser disponibilizado nas redes integradas. Aí é só fazer o upload de vídeos com o filtro aplicado usando a marcação de vendas.
Sem dúvidas, esse é um recurso que vai gerar muita diversão, engajamento e pode influenciar o aumento das vendas.
Créditos da imagem: Later
Quais as vantagens de usar o Instagram Shopping?
Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que o Instagram Shopping é uma verdadeira vitrine não só de produtos, mas de opções para mostrá-los de forma criativa, rápida e impactante.
De fato, o Instagram é uma das redes sociais com maior potencial de venda da atualidade. Além de ser uma rede em crescimento constante - segundo a empresa, já são mais de 1 bilhão de usuários cadastrados, o Instagram é um espaço que inspira as pessoas a comprar.
De acordo com a pesquisa “Como o Instagram está aproximando pessoas e marcas como nunca antes”, publicada no blog da própria plataforma, 84% dos clientes fazem pesquisas neste canal antes de efetuar uma compra.
Você está esperando o que para vender mais pelo Instagram Shopping? Separamos algumas vantagens para te ajudar a avaliar essa estratégia para seu negócio.
Mais simplicidade na hora de vender
Entre as vantagens de usar o Instagram Shopping, a facilidade para vender de forma simples e rápida é um dos maiores destaques. A lógica de atração e conversão do usuário é simples:
- O seu futuro cliente está navegando pelo feed do Instagram;
- De repente, ele é impactado por uma foto superproduzida no feed ou nos stories;
- Para saber mais do produto, ele toca na etiqueta e tem mais informações;
- Se a descrição foi atraente, o usuário clica no CTA e finaliza a compra no site.
Muitos recursos visuais para exibir o produto
Seja na loja física ou virtual, a vitrine é um dos locais mais importantes quando o objetivo é fisgar o cliente. Uma loja bem decorada e organizada é capaz de atrair os olhares de maneira diferenciada.
Por se tratar de uma rede social essencialmente visual, a vitrine precisa estar “instagramável ou seja, o Instagram Shopping precisa ser bonito, criativo e deixar um gostinho de quero mais.
Com os recursos de tags, stories, filtros de realidade aumentada e formatos de carrosséis e vídeos para feed, é possível chamar atenção do seu público. Logo falaremos sobre dicas práticas para arrasar na organização do seu Instagram Shopping.
Oferta de uma experiência de compra melhor
O que as pessoas esperam ao comprar pela internet? Agilidade, comodidade e segurança entram na lista de características indispensáveis para uma boa experiência de compra.
O Instagram Shopping é promissor neste cenário, afinal tudo o que o cliente deseja é exibido em um único canal de forma diferenciada.
Não é à toa que a plataforma define as lojas como “uma vitrine imersiva em tela cheia que permite que as empresas construam a história da sua marca e impulsiona a descoberta de produtos — tudo em uma experiência de compra nativa”.
Integração com o CTA direto para o e-commerce
O Call To Action, ou chamada para ação em português, é uma estratégia que tem como finalidade gerar uma resposta do usuário.
Se você já criou anúncios na internet ou foi impactado por uma campanha a partir de um gatilho mental como “compre agora”, “envie uma mensagem no WhatsApp” “fale conosco”, você já teve contato com um CTA.
No Instagram Shop, o CTA mais comum é o que direciona as pessoas para o e-commerce. Veja o exemplo:
O Instagram Shopping é uma poderosa ferramenta para potencializar as vendas
A vitrine virtual no Instagram é uma ferramenta poderosa para potencializar suas vendas e fortalecer suas estratégias de marketing digital. Conheça as vantagens:
- A loja do Instagram Shopping é completa e fica dentro da rede social;
- A partir da configuração dos CTAs, há mais chances de aumentar o tráfego do seu site;
- Você pode usar os stories para melhorar o alcance dos produtos cadastrados no catálogo;
- O Instagram Shopping é um canal a mais para divulgar suas ações promocionais;
- É possível exibir os produtos em fotos, vídeos e fazer uma descrição detalhada incluindo as tags com valores;
- As pessoas podem enviar direct a partir das suas publicações, salvá-las como favoritas e compartilhá-las com os amigos, aumentando assim o alcance;
- O Instagram Shopping pode ser encontrado até mesmo por quem não segue o perfil comercial da sua marca.
Mais visibilidade para sua marca
Por meio da guia “explorar”, o Instagram coloca em destaque todos os conteúdos e lojas que combinam com o interesse das pessoas. É uma forma de facilitar as compras no aplicativo e trazer mais visibilidade para sua marca.
O algoritmo do Instagram exibe os produtos conforme as buscas realizadas pelos seguidores. Se uma pessoa segue muitas marcas de comida, por exemplo, provavelmente as lojas que aparecerão no feed dela estarão relacionadas ao segmento, e assim por diante.
Que tal caprichar nas suas estratégias para sua loja no Instagram ficar em destaque? Temos algumas dicas para você:
- Use hashtags estratégicas;
- Explore o recurso da geolocalização;
- Invista em temas relevantes para seus seguidores;
- Produza conteúdo visual autoral e impactante;
- Faça um bom planejamento estratégico para fortalecer sua marca.
Como criar uma loja no Instagram Shopping
Depois de conhecer os recursos do Instagram Shopping, bateu a vontade de ter uma loja para chamar de sua? Chegou o seu momento, mas antes de começar a usar essa ferramenta, é importante conhecer quais são os requisitos para usar o Instagram Shopping.
Quais são os requisitos para usar o Instagram Shopping?
- Enquadrar-se em uma loja que comercializa produtos e não serviços;
- Estar de acordo com as políticas comerciais do Instagram;
- Ter um perfil comercial no Instagram vinculado à página corporativa no Facebook;
- Certificar-se que a fanpage e o site da loja estão conectados ao domínio fornecido;
- A loja precisa estar em um dos 67 países habilitados pela empresa - o Brasil é um deles;
- Demonstrar confiabilidade, ou seja, movimentar a página com frequência e mostrar que seu perfil é autêntico.
Como configurar o Instagram Shopping em 4 passos
Acredita que se encaixa em todos os requisitos? Agora sim vamos para o passo a passo de como criar e configurar o Instagram Shopping na prática.
1. Conecte o seu perfil comercial do Instagram ao Facebook
Após criar um perfil comercial no Instagram, você precisa conectá-lo ao Gerenciador de Negócios do Facebook.
Entre na sua página do Facebook e clique em “configurações”. Depois disso, selecione a opção Instagram no menu exibido do lado esquerdo da tela. Você verá a seguinte imagem:
Clique em conectar conta. Na sequência, basta fazer o login na sua conta do Instagram pelo desktop.
Pronto. Agora o seu perfil comercial do Instagram está conectado ao Facebook. Hora dos próximos passos!
2. Conecte sua conta comercial do Instagram ao catálogo de produtos do Facebook
Abra o Gerenciador de Negócios e acesse a página da sua marca no Facebook. Clique no menu “loja” e, na sequência, preencha as informações comerciais do seu negócio: endereço, moeda de cobrança, e-mail vinculado à fanpage e informações de localização.
Se por algum motivo esses dados não aparecem de primeira para você, é muito provável que sua página do Facebook não esteja configurada no modelo de compras.
Para mudar isso, você precisa acessar as configurações da página e clicar em “modelos e guias”. Na sequência, você será direcionado para um menu onde é preciso escolher o modelo de compras e configurar a loja.
3. Crie um catálogo de produtos no Facebook
Não há como criar uma loja no Instagram Shopping sem ter um catálogo de produtos cadastrado no Facebook.
Tem dúvidas sobre como fazer isso? Você precisa ler nosso passo a passo completo sobre como criar um catálogo de produtos no Facebook. Basicamente, você precisa ter uma conta comercial no Facebook e Instagram e usar o gerenciador de negócios.
É possível criar um catálogo de produtos de três formas: por importação de uma planilha de dados, manualmente ou por conexão com um site e/ou aplicativo.
4. Conecte o catálogo ao Instagram
Após fazer a configuração do catálogo de produtos, é hora de conectá-lo com sua conta no Facebook.
Você pode fazer isso de duas formas. A primeira é usar o Gerenciador de Catálogos do Facebook para criar o catálogo do seu jeito ou conectar a sua conta a um catálogo que já existe.
O segundo jeito é configurar o catálogo com o apoio de uma plataforma parceira do Facebook. Atualmente, você pode conectar as lojas do Facebook e Instagram às plataformas abaixo:
- Shopify;
- BigCommerce;
- OpenCart;
- WooCommerce;
- Magento.
5. Solicite a análise da sua conta
Para ativar sua conta no Instagram Shopping e começar a cadastrar os produtos é preciso enviar sua conta para a análise da equipe. É normal que o resultado demore alguns dias.
O processo pode ser feito dentro do próprio aplicativo. Basta selecionar as três barrinhas localizadas do lado direito da tela e selecionar a seção “configurações”.
Depois disso, é preciso clicar na aba “empresa” e selecionar a aba “compras”. Lá, você poderá fazer o cadastro e acessar sempre que necessário.
É importante reforçar que a verificação do domínio é um processo importante para alguns casos. Caso você receba uma notificação informando que precisa provar a propriedade do domínio, basta seguir as etapas para verificação de domínio e enviar os dados para análise.
Instagram Shopping aprovado? Hora de exibir seus produtos!
Seu cadastro foi aprovado? Parabéns! Finalmente você poderá cadastrar seus produtos e fazer a marcação das tags.
Escolha uma foto do seu produto e publique normalmente com uma legenda interessante. A diferença de uma postagem tradicional é que você poderá clicar em “marcar produtos” e pode tocar na foto (é possível escolher o lugar exato) e pesquisar o produto que deseja destacar. Ao selecionar o produto, as tags são puxadas automaticamente. Você só precisa salvar e compartilhar o post.
No feed, sua postagem deve ficar como o exemplo abaixo:
Já nos stories, você precisa procurar a figurinha de produtos nos stickers.
Em seguida, é necessário selecionar um produto cadastrado no seu catálogo e personalizar a postagem. Você pode escolher o tamanho e a posição da figurinha, além de alterar a cor do texto que vai neste ícone.
Dicas matadoras para bombar sua estratégia de vendas no Instagram Shopping
O Instagram Shopping é um universo de possibilidades para divulgar e vender seu produto. Para aproveitar ao máximo o que essa função pode te oferecer, preparamos algumas dicas matadoras para você arrasar na manutenção da sua loja no Instagram e alcançar mais clientes.
1. Aposte em fotos reais do produto
Não seja a pessoa que posta uma foto incrível e altamente “photoshopada” do produto quando, na verdade, a entrega não é 100% igual ao que está sendo exibido.
Isso não significa que você não precisa investir em fotos de qualidade, com uma boa composição, enquadramento e pós-produção. Você pode e deve fazer isso, sem dúvidas. Apenas não exagere na edição, ok?
Quanto mais real for a foto do produto, mais feliz e menos frustrado o consumidor ficará. Na hora de tirar suas fotos, tenha os seguintes cuidados:
- Estude o nicho de mercado da sua empresa e busque as melhores referências;
- Se possível, contrate um fotógrafo especializado no ramo. Fotografar comida é bem diferente do que fazer um ensaio de moda;
- Humanize as fotos. Digamos que você tem uma loja de roupas, por exemplo. Existe um jeito mais atraente de mostrar as peças sem modelos? Acreditamos que não!
2. Construa um feed harmonizado
Ao construir seu feed, invista em uma linha visual harmônica. Não fuja da identidade visual da sua marca, estude as paletas de cores mais adequadas ao que você busca transmitir para seu público.
Diversifique os formatos de conteúdo. Quanto mais harmonioso e agradável for o tom de voz da marca, saiba que ela será fixada mais facilmente na cabeça do consumidor.
3. Faça um planejamento de postagens e revise as tags e links
Não poste aleatoriamente. Faça um calendário editorial para elaborar uma estratégia mais eficiente e ter tempo de pensar em cada post e mensurar os resultados.
O principal objetivo do Instagram Shopping é gerar conversão, então é importante acompanhar o que dá certo ou não.
Além de planejar um conteúdo de valor para os seus seguidores, sempre revise as marcações, tags e links vinculados às postagens para evitar erros no processo de compra.
Dica extra: estude a possibilidade de parcerias com os influenciadores digitais e criadores de conteúdo. Hoje, as pessoas gostam de ouvir sobre experiências de quem já comprou e usou um produto.
Ao contar com influenciadores alinhados à marca e um público engajado e potencialmente interessante para o seu negócio, as chances de ampliar o alcance e a visibilidade do seu perfil comercial no Instagram aumentam bastante.
Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Qualibest, 76% dos brasileiros que usam redes sociais já consumiram algo por causa da indicação de um influencer. Uma estratégia comprovadamente capaz de gerar bons resultados.
Comece a usar seu Instagram Shopping agora
Chegamos ao final do conteúdo, mas esperamos que esse só seja o começo para suas próximas ações com o Instagram Shopping.
Agora que você já sabe o que é o Instagram Shopping, como usar, quais recursos a ferramenta oferece, os requisitos para ativar o seu e como conectá-lo aos perfis comerciais do Instagram e do Facebook, por que não planejar a criação da sua loja na rede social que mais cresce exponencialmente?
Em tempos nos quais as pessoas encontram suas paixões, desejos, conteúdos e interesses no Instagram e as vendas pela internet são essenciais para os negócios sobreviverem, vale a pena criar sua loja virtual. Esperamos que esse conteúdo faça a diferença para seus negócios!
…
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