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Cofundador do WhatsApp confirma que perfis para empresas já estão em teste no Brasil

O momento que muitas marcas e empresas esperam está finalmente chegando! Numa entrevista ao jornal Estadão nesta sexta (02), Brian Acton, o cofun...

Por Francis Trauer - Dia 02 de Jun de 2017 às 20:06

O momento que muitas marcas e empresas esperam está finalmente chegando! Numa entrevista ao jornal Estadão nesta sexta (02), Brian Acton, o cofundador do WhatsApp, confirmou que testes com perfis especiais para pequenas e médias empresas na plataforma já estão em fase experimental no Brasil. 

Os perfis especiais são uma das saídas que o Facebook, comprador do WhatsApp em 2014 por US$ 19,2 bilhões, encontrou para gerar receita sem a necessidade de usar anúncios. Acton foi categórico: "A última coisa que quero é inserir qualquer forma de propaganda no WhatsApp".

Na Índia, país com mais utilizadores do "zap zap" no mundo, a empresa testa neste segundo semestre um modelo de microtransação para pagamentos de compra e venda dentro do mensageiro instantâneo.

Como funcionarão os perfis especiais para empresas no WhatsApp?

De acordo com o executivo, estabelecimentos como pizzarias, por exemplo, poderão ter um perfil com informações de horário de funcionamento, endereço, menu, reservas, recibos e até os preços das pizzas, permitindo enviar tais dados diretamente aos consumidores pelo aplicativo. 

"Odeio spam e quero trabalhar para evitar isso", afirma o cofundador do WhatsApp

Além disso, será possível pesquisar restaurantes e lojas na sua região pelo GPS. Tudo para que o usuário inicie a conversa pela primeira vez e nunca a empresa. "Odeio spam e quero trabalhar para evitar isso", ressalta Acton.

Outras curiosidades

Na entrevista, Brian Acton também explicou que está no Brasil para tratar sobre os bloqueios do WhatsApp na Justiça Brasileira, esclarecendo às autoridades que o mensageiro instantâneo não tem acesso ao conteúdo e nem mesmo o Facebook também tem, pois as mensagens são criptografadas de ponta a ponta.

Ademais, ele  também disse que o Facebook Messenger e o WhatsApp não se canibalizam em termos de base de usuários porque o WhatsApp constrói seu ecossistema a partir do número do telefone, enquanto o Messenger o faz pelo perfil do Facebook. Muito embora, salienta o executivo, no mercado corporativo deve haver uma experiência unificada para que as empresas não tenham lidar com vários canais de comunicação.

Por último, Acton namora com a ideia de um dia ser possível que mensagens de áudio sejam transcritas em texto automaticamente para pessoas que estão em reuniões, um pedido recorrente dos usuários. O WhatsApp tem cerca de 120 milhões de usuários no Brasil, o segundo maior mercado mundial do mensageiro.

Você criaria um perfil oficial do WhatsApp para a sua empresa? Já adota uma estratégia parecida? É bom ficar de olhos abertos que logo essa onda vai começar a ser disponibilizada em escala!

Fonte: Estadão

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