Google apresenta novidades que vão alterar o algoritmo de busca para priorizar resultados com maior qualidade
O Google anunciou, nesta terça (25), uma série de mudanças no seu motor de buscas para reduzir a propagação de notícias falsas e conteúdos i...
O Google anunciou, nesta terça (25), uma série de mudanças no seu motor de buscas para reduzir a propagação de notícias falsas e conteúdos imprecisos. Em um post em seu blog oficial, a empresa explicou o que mudou em relação ao ranking, apresentou ferramentas de feedback e comentou sobre as práticas de transparências adotadas de agora em diante.
Segundo a gigante de Mountain View, sempre é possível melhorar a busca e ela está comprometida a adaptar o algoritmo para lidar com pessoas ou programas que tentam burlar as políticas do buscador para aparecerem na primeira página, resultando em conteúdos de baixa qualidade.
O que mudou no ranking da busca?
A partir de agora, os algoritmos do Google ajudam a identificar conteúdos ofensivos e enganosos, como teorias da conspiração sem fundamentos. Para tanto, a companhia realizou as seguintes alterações:
- Novas diretrizes para classificar conteúdo: a empresa adicionou avaliadores humanos ao processo para revisar a qualidade dos resultados. Eles dão feedback e servem como orientadores, embora suas avaliações não determinem o ranking individual de uma página. Contudo, o conjunto de opiniões influencia o Google a identificar áreas em que pode melhorar. Para manter mais clareza nesta questão, o buscador atualizou suas diretrizes com mais exemplos detalhados de conteúdos que são considerado de má qualidade para que os avaliadores possam ajudar o algoritmo a rebaixar esses conteúdos no longo prazo.
- Mudanças no resultado da busca: centenas de indicadores foram combinados e ajustados para exibir sites com conteúdos mais confiáveis. A empresa, como sempre, não detalhou e nem vai detalhar como é o novo funcionamento destes indicadores, porém afirma que absurdos como páginas questionando se o Holocausto existiu vão desaparecer do Google.
Ferramenta de feedback
O Google introduziu dois formulários para que usuários enviem feedback caso encontrem algo errado. O primeiro dele corresponde a caixa de Preenchimento Automático, ou seja, assim que você estiver pesquisando por algo e o Google for complementando, será possível alertar o buscador se o resultado sugerido for suspeito.
Já o segundo corresponde aos snnipets, aqueles resultados de busca que recebem contornos e se assemelham a cartões, trazendo uma prévia da informação e recebendo mais destaque.
O mecanismo de feedback inclui categorias para informar porque se acredita que aquele conteúdo é sensível e não ajudou na busca do usuário. Uma alta quantidade de denúncias vai evidenciar um problema e então ajudará automaticamente o algoritmo do Google a tomar iniciativa para puni-lo.
Políticas do Preenchimento Automático
O Google alega que recebeu várias perguntas difíceis sobre determinados conteúdos ofensivos que apareciam com frequência no Preenchimento Automático do Google. Na ótica da empresa, para fornecer maior transparência, ela publicou hoje pela primeira vez uma política na Central de Ajuda com o objetivo esclarecer a abordagem em relação à remoção de resultados.
Além disso, o site sobre Como a Busca Funciona também foi atualizado para oferecer mais informações e donos de site sobre a tecnologia do buscador. Este site mostra a descrição do sistema de ranking do Google e destrincha melhor as classificações das centenas de bilhões de páginas.
De acordo com a empresa, 15% das trilhões de buscas realizadas todos os dias são inéditas e por isso sempre há muito trabalho para adaptar o produto às novas realidades.
O que você achou das novidades do Google, pertinentes? O conteúdo do seu site está bem ranqueado? Conte com a Nerdweb para aumentar o resultado orgânico e melhorar seu desempenho no Google!
Fonte: Blog Oficial do Google
-
SEO05 de Jan de 2024
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing05 de Jan de 2024
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing05 de Jan de 2024
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
-
SEO05 de Jan de 2024
Google atualiza algoritmo do buscador a partir de março de 2024
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.