Facebook Messenger ganhará extensões, loja de bots e inteligência artificial
Semana passada, o Facebook anunciou que o Messenger alcançou a impressionante marca de 1,2 bilhões de usuários mensais. Hoje, durante o F8, o ev...
Semana passada, o Facebook anunciou que o Messenger alcançou a impressionante marca de 1,2 bilhões de usuários mensais. Hoje, durante o F8, o evento anual da empresa, David Marcus, VP do Messenger, anunciou a Facebook Messenger Plataform 2.0 destrinchando o futuro próximo do mensageiro instantâneo.
Se em 2016 o Facebook abriu a plataforma do Messenger para desenvolvedores do mundo todo por meio de APIs com suporte a bots, canais de marcas, jogos interativos e videochats em grupo, para este ano o impacto precisa transmitir mudanças ainda maiores em termos de ecossistema.
É por isso que a rede social quer recompensar os desenvolvedores que criaram vários robôs para o Messenger ao longo dos últimos doze meses tornando-os mais fáceis de achar e usar.
Conheça agora todas as novidades que vão chegar ao Facebook Messenger:
Aba de descoberta
As empresas vão poder cadastrar seus bots, serviços e soluções automatizadas em uma espécie de “loja” no Messenger no qual os usuários acessarão por meio de uma aba de descoberta. A novidade chegará primeiramente para o público estadunidense, mas com certeza o Facebook fará a expansão dela em algum momento.
Messenger Codes
O Facebook Messenger fornecerá às empresas um sistema de QR Code que poderá validar as pessoas que estiveram presentes em eventos no mundo real como exposições, jogos esportivos e concertos musicais. Bastará usar a câmera do Messenger para validar a participação e assim gerar dados ricos para análise.
Extensões de chat
De maneira análoga aos navegadores, o Facebook Messenger vai suportar extensões criadas por terceiros que quando instaladas vão permitir realizar ações. Por exemplo, empresas como o serviço de streaming Spotify criou uma extensão no qual é possível buscar uma música dentro do catálogo do serviço e compartilhar na conversa sem sair do aplicativo.
A NBA, o Wall Street Journal e outras empresas já estão fazendo suas extensões e prometem serviços nativos dentro do Messenger. Isso possibilitará que qualquer empresa crie soluções ainda mais sofisticadas e úteis. Bacana, não é mesmo?
Inteligência artificial M
A recém-anunciada M vai ser uma assistente virtual focada em sugerir ações durante a conversa. Ela pode sugerir stickers de agradecimento ao você dizer obrigado ou mesmo marcar um encontro no calendário ao entender o contexto das suas mensagens.
O mesmo vale para pagamentos entre usuários, pois a M reconhece o que as pessoas estão conversando para sugerir ações relevantes. Por exemplo, se você está num bate-papo em grupo de amigos que estão falando sobre dividir a conta de um restaurante, ela pode sugerir automaticamente a divisão de pagamento dentro do Messenger e assim só uma pessoa paga o estabelecimento.
Inclusive, uma das grandes novidades nos EUA foi a chegada do suporte ao delivery.com, uma espécie de iFood que agora vai funcionar pelo Messenger, permitindo que os consumidores peçam algo em grupo e divida o pagamento sem sair do mensageiro.
Jogos interativos
O Facebook afirmou que mais de 1.5 bilhão de jogos foi rodado nos últimos 90 dias dentro do Messenger. Agora, jogos com bots ou com gameplay mais sofisticado serão suportados, como jogos por turno. Assim, você pode desafiar os amigos e jogar pelo próprio Messenger.
Lembra que o MSN Messenger tinha algo parecido dez anos atrás? Pois é, a esta onda voltou e está mais forte.
Melhorias para empresas
São três novidades para marcas e empresas que possuem um canal dedicado no Messenger — algo que ainda não está disponível no Brasil.
Porém, vale a pena já conhecer para se preparar:
Respostas inteligentes para páginas: gerenciar mensagens recebidas pode ser um pouco burocrático no Messenger. Por isso, agora uma API possibilitará responder aquelas perguntas repetidas como horário de atendimento, endereço e telefone automaticamente.
Messenger Codes parametrizáveis: empresas agora podem gerar vários QR Codes parametrizáveis para um único bot, fornecendo mais escolhas aos consumidores. Um exemplo são as mesas de restaurantes que podem ser todas identificadas por códigos diferentes.
Protocolos de transferência: as empresas agora poderão trabalhar com diferentes desenvolvedores para cada experiência no Messenger. Isso significa que será possível orçar e criar bots com soluções diferentes funcionando na mesma conversa.
Como é possível reparar, os novos recursos são muitos e todos eles têm relação com empresas que possibilitarão novos negócios. O Facebook Messenger vive um período muito semelhante à chegada das App Store nos smartphones na década passada.
Embora tudo que foi anunciado hoje não tenha chego ainda ao Brasil, é muito importante os empresários e gerentes de marketing ficarem antenados nas possibilidades, pois uma hora a expansão para nosso país vem.
Além disso, não duvide se alguns destes recursos surjam no WhatsApp em breve também, como é o caso de compras e pagamentos que já está previsto no mercado indiano e que em seguida deve vir ao mercado brasileiro.
Fonte: Facebook Newsroom
-
SEO11 de Sep de 2023
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing11 de Sep de 2023
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing11 de Sep de 2023
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
-
SEO11 de Sep de 2023
Google atualiza algoritmo do buscador a partir de março de 2024
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.