Google Marketing Live 2019: conheça as principais novidades anunciadas no evento
Nos últimos dias 14 e 15 de maio, o Google sediou o Google Marketing Live 2019 em São Francisco. Trata-se de um encontro anual no qual a empresa...
Nos últimos dias 14 e 15 de maio, o Google sediou o Google Marketing Live 2019 em São Francisco. Trata-se de um encontro anual no qual a empresa revela novidades sobre publicidade online, marketing digital e Google Ads.
Na edição deste ano, os Discovery Ads, os Gallery Ads e o Showcase Shopping foram os principais destaques. Os formatos em questão são amplamente visuais e deverão aparecer em múltiplas plataformas do Google ao longo dos próximos meses. Conheça quais foram as novidades anunciadas.
Discovery Ads
Os anúncios do tipo Discovery são do tipo native e deverão aparecer em múltiplos locais dos produtos do Google. De acordo com Brad Bender, VP de Gerenciamento de Produtos do Google, a ideia é que eles sejam visualmente ricos, focados no mobile e usem “o poder da intenção”.
Para o executivo, por “poder da intenção” ele quer dizer conteúdos relacionados a visitas feitas anteriormente por quem navega. O histórico pode considerar o download de apps, vídeos assistidos e até mesmo pesquisas realizadas no Google Maps.
Aos criativos, caberá a ação de criar a campanha e definir o público-alvo. O Google fará o trabalho de otimização para entregar os anúncios àqueles que tenham o perfil mais próximo do desejado. Essas sugestões aparecerão no Google Discover (na versão mobile), feed do YouTube e anúncios do Gmail.
Gallery Ads
Já os anúncios do tipo Gallery são unidades mais visuais, que deverão aparecer no topo das buscas feitas via mobile. Eles oferecerão uma galeria em formato carrossel, com 4 a 8 imagens e até 70 caracteres de legenda para cada uma delas. Os anunciantes pagarão por CPC, sejam cliques direcionados a uma página ou passagens para a terceira foto em diante. Não está certo se haverá a opção de CTR nesses anúncios.
Em uma postagem em seu blog, o Google estima que os anúncios do tipo Gallery devam receber até 25% mais interações do que outras unidades de anúncios em buscas. Se por um lado eles competem com outros nas formatos de anúncios nas buscas, por outro eles podem gerar melhores índices de engajamento.
Inicialmente, esse formato não estará disponível no desktop, mas nada impede que seja implantado no futuro. Ainda não se sabe também se haverá ou não a possibilidade de incluir vídeos, mas o Google tem incluído trailers de filmes em meio ao carrossel.
Novo inventário para o Showcase Shopping
Introduzido em 2016, o recurso Showcase Shopping visa oferecer aos lojistas a possibilidade de exibir uma lista selecionada de produtos em buscas não relacionadas a marcas. Algo como pesquisar por “roupas de verão” ou “móveis para o quarto”.
Segundo o Google, este tipo de pesquisa responde por 40% das buscas dos usuários. Durante o Google Marketing Live 2019, a empresa anunciou que o recurso será expandido também para o Google Imagens e para os feeds do Google Discover e do YouTube.
O anúncio exibirá uma imagem principal, mas imagens em tamanho menor serão mostradas à medida que o usuário interagir para obter mais informações. Aqueles anúncios que tiverem relação com lojas disponíveis na região ganharão um indicador de que o produto está disponível in loco.
Novo layout para o Google Shopping
Por fim, visando aperfeiçoar a experiência dos consumidores, o Google anunciou que o Google Shopping ganhará um novo layout. A novidade já está em testes na França desde o mês de março e, em breve, deverá ser expandida para o resto do mundo.
Segundo o Google, o foco será em uma experiência mais personalizada, unificando “o melhor do Google Shopping com o melhor do Google Express”. Os novos recursos deverão estar disponíveis tanto para quem busca via Google quanto para quem pesquisa via Google Assistente. O YouTube e o Google Imagens também receberão essas novidades.
Esse relayout do Google Shopping é um esforço por parte da empresa para conter os avanços da Amazon, que tem se mostrado cada vez mais eficiente neste quesito. Contudo, pesa ainda contra a empresa da Califórnia o fato dela oferecer uma experiência mais fragmentada do que a companhia liderada por Jeff Bezos oferece.
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Fonte(s): Google Ads Blog e Google Marketing Live 2019
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