10 ferramentas de SEO para analisar seu site
Além de produzir conteúdos de qualidade, o que também ajuda o seu site a ter relevância durante a produra é organizar a informação de tal ma...
Além de produzir conteúdos de qualidade, o que também ajuda o seu site a ter relevância durante a produra é organizar a informação de tal maneira que os buscadores tenham mais facilidade de encontrá-la. É aí que as ferramentas de SEO entram em cena e podem fazer a diferença.
Antes de tudo, é preciso deixar claro que não se trata de uma ciência exata e que também não existem milagres. No entanto, a partir da análise de dados, é possível tomar decisões mais assertivas e que aumentam as chances do seu conteúdo figurar nas posições mais altas do Google.
A quantidade de ferramentas que podem ser utilizadas com esse propósito ultrapassa a casa das centenas. É por isso que, neste artigo, listaremos algumas das mais importantes e que podem fazer uma boa diferença no seu dia a dia.
1. Google Analytics
A primeira ferramenta da nossa lista é a mais básica de todos e talvez a mais importante. O Google Analytics é hoje uma referência quando o assunto é mensurar acessos e identificar a origem dos visitantes.
Além de ser gratuita, a ferramenta oferece uma boa quantidade de informações, úteis tanto para quem está começando quanto para quem já é mais avançado no assunto. É praticamente impossível ter um site hoje e não ter esse recurso instalado.
2. Google Search Console
O Search Console, antigamente conhecido como Webmaster Tools, pode ser considerado o mais importante complemento do Google Analytics. O destaque aqui fica por conta da forma como os dados são apresentados, uma vez que a sua interface é mais amigável para iniciantes.
As principais informações para serem vistas aqui são o tráfego de visitantes para o seu site e a quantidade de links que suas páginas receberam.
3. Keyword Planner
Como descobrir se a palavra-chave que você busca é realmente relevante ou quais são as opções similares nas quais você pode investir? O Keyword Planner, outra ferramenta gratuita, é a resposta para essa pergunta.
Ele permite que você faça comparativos entre palavras-chave ou gere novas a partir de um conteúdo específico. Também é um recurso gratuito.
4. Web Developer
Já para os desenvolvedores de sites, o Web Developer é o recurso ideal para testar layouts e páginas antes ou depois de sua publicação.
É possível, por exemplo, desativar CSS ou Javascript e verificar a compatibilidade de um site em diferentes navegadores, como Google Chrome, Mozilla Firefox ou Opera. Quem está em busca de otimização de páginas deve submeter o site a essa plataforma.
5. MozBar
O grande mérito da MozBar é o fato dela ser uma ferramenta de SEO acessível para todos, mesmo para aqueles que nunca trabalharam com conteúdos dessa espécie.
Disponível gratuitamente por 30 dias, ela permite que você descubra que tipo de conteúdo pode ter relevância para o seu blog. Buscas personalizadas por região e força de palavras-chave são outros recursos disponibilizados.
6. SEMRush
O SEMRush é uma ferramenta paga cuja quantidade de recursos fazem dela um dos melhores pacotes para uso em SEO do mercado.
Seu principal mérito reside no idagnóstico de palavras-chave, na análise global dos sites e de páginas concorrentes. A partir de um painel de controle de usabilidade simples, fica mais fácil descobrir quais são os pontos fortes e pontos fracos dos concorrentes.
7. Ahrefs
Inicialmente, o Ahrefs era uma ferramenta de SEO com foco na análise de backlinks – os sites que linkam para o seu conteúdo - com novos recursos sendo adicionados ao passar do tempo.
Hoje, é possível analisar autoridade de domínio, tráfego orgânico, alertas e o conteúdo em si. Os primeiros 7 dias de uso da plataforma são gratuitos. Após esse período é preciso pagar uma assinatura mensal.
8. WooRank
Embora seja considerada uma ferramenta básica, o WooRank é uma boa alternativa gratuita para analisar sites. Em linhas gerais, tudo o que você precisa fazer é inserir a URL e aguardar a análise.
Os relatórios retornam informações sobre SEO, redes sociais, presença local e usabilidade. Com isso, o WooRank permite também a análise de concorrentes. Bom ainda para verificar a classificação de palavras-chave.
9. Check My Links
Esse é um recurso bastante simples, mas que passa despercebido por muitas pessoas responsável por gerenciar conteúdos de sites.
O Check My Links é uma extensão para o navegador Google Chrome que informa se há links quebrados ou inválidos em uma página. Trata-se de um recurso ideal para fazer um pente fino nas páginas e encontrar oportunidades perdidas por conta de falhas técnicas.
10. Linkstant
O Linkstant pode facilitar a tarefa de monitorar origem de tráfego na internet.
Ele permite que você receba alertas toda vez que os spiders identificarem que o seu site forem referenciados por alguém. Ou seja, se você conseguir um backlink de um site relevante, poderá preparar melhor suas páginas para receber um maior volume de tráfego.
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