Como fazer otimização de sites? Aprenda como fazer para atrair mais visitantes
Quem produz conteúdo para um blog, seja ele de qual nicho for, tem o desejo de que o seu conteúdo seja lido pelo público. Porém, para que isso ...
Quem produz conteúdo para um blog, seja ele de qual nicho for, tem o desejo de que o seu conteúdo seja lido pelo público. Porém, para que isso aconteça, as postagens precisam ser encontradas nas buscas. Saber como fazer otimização de sites, seguindo estratégias de SEO, pode ajudá-lo.
Porém, quando se trata de produzir para o Google, é preciso levar em consideração que seguimos um grupo de “regras” dinâmicas, e que estão sempre mudando. Além disso, embora dê algumas pistas, o Google não diz exatamente o que você precisa fazer, mas sempre há uma maneira de encontrar os melhores caminhos.
O que é otimização de sites (SEO)?
SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization, algo como Otimização para Mecanismos de Busca, em tradução direta. Tratam-se de estratégias, geralmente elaboradas por uma agência de marketing digital, para que o conteúdo produzido para as suas páginas seja visto com mais facilidade pelo Google, alcançando posições mais altas.
As estratégias de SEO compreendem, entre outras coisas, uso de URL corretas, inclusão de palavras-chave nos textos, produção de conteúdo de qualidade, melhorias na codificação da página para diminuição do tempo de carregamento e interface mais amigável para o usuário.
Por que é importante otimizar o seu site para motores de busca?
Uma grande parte do tráfego recebido pelos sites vem de usuários que fazem pesquisas nos mecanismos de busca. Pense em quantas vezes você pesquisou um termo no Google e encontrou em um site desconhecido a resposta para as suas dúvidas.
Quando você otimiza um site aos olhos do Google, há mais chances de que ele seja listado entre as primeiras posições na hora da busca. Essa é uma equação que inclui dezenas de fatores, mas adotar as chamadas “boas práticas” ajuda você a subir. E quanto melhor for a sua posição, maiores são as chances de que o usuário clique no seu link.
Otimize seu site para oferecer a melhor experiência para o usuário
Não é apenas o Google que vê benefícios em páginas otimizadas. O seu maior objetivo é atingir os usuários e eles certamente terão uma experiência mais agradável se você preparar páginas que carreguem mais rápido ou pensar em um layout que leve em consideração as preferências de quem navega.
1. Considere o tempo de carregamento do site
Quanto mais rápido uma página carrega, menores são as chances de o usuário se frustrar e ir embora. Sites lentos e pesados, além de consumirem mais dados de quem navegam, são encarados como uma experiência de uso ruim – e quem tem uma experiência de uso ruim não costuma voltar. Assim, pensar em melhorias no código pode trazer muitos benefícios às suas postagens.
2. Priorize o design para UX (experiência do usuário)
As páginas devem ser desenvolvidas pensando no bem-estar do usuário. Além de carregarem rápido, elas devem ter um texto com boa legibilidade e sem elementos visuais em excesso que acabem poluindo a leitura. O objetivo aqui é ser agradável acima de tudo, e não empilhar informações de maneira desordenada e confusa.
3. Use palavras-chave em seu conteúdo
Todo conteúdo precisa ser desenvolvido com um propósito. Por exemplo, se o seu post fala sobre sabonetes perfumados, então a palavra-chave escolhida para o artigo deve estar presente várias vezes ao longo do texto. Porém, lembre-se que as citações devem ser naturais, não forçadas. Repetir um termo apenas para reforça-lo, sem necessidade, afugentará os usuários.
4. Insira as palavras-chave nas tags <title> e <description>
Os editores mais modernos permitem que o usuário preencha os campos <title> e < description>. No primeiro, faça uma chamada objetiva para o que o usuário encontrará na postagem. No segundo, inclua uma descrição com pouco menos de 200 caracteres sobre aquilo que está disponível no texto em questão.
5. Use as palavras-chave nas tags H1, H2 e H3 (títulos e subtítulos)
A informação disponibilizada em um texto deve apresentar uma ordem de importância. Essa ordem em HTML é indicada pelas tags H1, H2 e H3 – quanto menor o número, mais importante ela é. Em um texto, o título é o seu H1, os subtítulos são o H2 e os subtítulos dentro dos subtítulos são o H3. Nessas frases, procure usar a palavra-chave sempre que for possível.
6. Construa URLs amigáveis
A URL é o endereço da sua página e os termos ali descritos também são importantes na busca. Por essa razão, é preciso que as URLs sejam objetivas e se relacionem diretamente com o conteúdo. Procure usar frases que seriam utilizadas por alguém que buscasse sobre o assunto em questão da sua postagem.
7. Dê preferência para palavras-chave de cauda longa
Produzir conteúdo visando os temas do momento é importante, mas é preciso pensar também nas postagens que se destacam de forma contínua, em médio e longo prazo. Em internet, chamamos isso de “cauda longa”. As palavras-chave de cauda longa são as que continuarão sendo pesquisadas por um bom tempo. Exemplo: “marketing digital” é cauda longa, mas “marketing em 2019” é uma busca datada, que será menos relevante no ano seguinte.
8. Use palavras-chave em suas imagens
As imagens que você utiliza em seu site também são um elemento importante para ajudar a localizar o conteúdo nas buscas. No nome do arquivo da imagem, use também palavras-chave que tenham relação com aquilo que é apresentado. Isso potencializará as chances de que o seu conteúdo seja encontrado.
Escreva para o usuário, e não para o Google
Já mencionamos isso anteriormente, mas é de suma importância ressaltar: você deve escrever textos para o usuário ler, e não para o Google. Nada é mais importante do que a experiência de quem acessa a página e consome o seu texto. Textos criados com a única finalidade de serem “puxados” pelos mecanismos de busca são frustrantes para os usuários.
Isso porque nem sempre eles encontrarão nele as respostas que desejam. Pelo contrário, sua página pode ficar marcada como um local em que não há informação relevante. Além disso, as pessoas ficarão pouco tempo na página, o que diminuirá consideravelmente as suas chances de converter acessos em cliques, cadastros ou vendas.
Construa conteúdo pensando nas etapas do funil de vendas
Na jornada de compra do consumidor, existem 4 etapas: aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração da solução; e decisão de compra. Cada uma delas requer uma abordagem distinta e uma das funções dos estrategistas de marketing é descobrir de que maneiras dialogar com o consumidor em cada um desses momentos.
O marketing de conteúdo é uma das formas mais eficientes nesse sentido, pois permite desmembrar as informações sobre um determinado assunto de forma a suprir ao usuários todas as necessidades que ele possa ter em cada um dos momentos. É como se você tivesse a capacidade de influenciar o consumidor diretamente, mas sem a necessidade de recorrer à propaganda.
Use Call to Action (CTA) em suas páginas
Um conteúdo deve ter como objetivo levar o usuário a fazer alguma ação. Isso inclui um cadastro para receber newsletters e promoções, o download de um e-book, o acesso a informações mais detalhadas de um produto ou mesmo a compra de um item. A escolha é sua.
Contudo, é fundamental que em algum momento o leitor seja chamado à ação. Construir conteúdos que sejam eficientes em termos de call to action é uma arte, e cabe aos profissionais da sua agência de marketing digital pensarem nas melhores estratégias para aumentarem os índices de conversão dos seus CTA.
Construa links
Por último, mas não menos importante, tenha em mente que a construção de links é uma arma importante na internet, Quanto mais páginas linkam para você, maior é a autoridade do seu domínio. Páginas mais fortes tendem a aparecer em posições mais altas nas buscas.
Da mesma maneira, sempre que possível faça links para páginas que tenham conteúdos similares ao seu, ou que agreguem informações ao consumidor. É como se você estivesse o tempo todo construindo um ecossistema no qual as suas páginas são peça importante dessa equação.
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Há bastante trabalho para ser feito quando se trata de criar páginas com conteúdo relevante e que se destaquem nos mecanismos de busca, não é mesmo? Para quem está começando agora, esse conjunto básico de regras pode parecer a coisa mais difícil do mundo, mas acredite: é possível se destacar na internet produzindo conteúdo de qualidade e otimizado.
Para obter os melhores resultados, conte com o auxílio de quem tem experiência de mercado e já ajudou dezenas de clientes a estarem nas primeiras posições com os mais diversos termos de busca. Consulte a equipe da Nerdweb para descobrir quais são as estratégias mais interessantes para o seu negócio se destacar online.
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