Como calcular o ROI de campanhas digitais com influencers?
Trabalhar campanhas de marketing com digital influencers é uma das maneiras mais usuais de divulgação na atualidade. No entanto, por essa ser um...
Trabalhar campanhas de marketing com digital influencers é uma das maneiras mais usuais de divulgação na atualidade. No entanto, por essa ser uma forma pouco convencional e relativamente nova de trabalho, muitos ainda têm dúvidas de como calcular o ROI com influencers.
De fato, é preciso seguir algumas regras específicas e estar atento às particularidades que as ações nesse meio têm. Nem sempre os números convencionais, aos quais as agências e empresas estão acostumados, são os mais relevantes. É por isso que esse trabalho deve ser feito por profissionais, com experiência no segmento.
Nesse artigo, falaremos sobre algumas maneiras de se calcular o ROI em campanhas realizadas com influencers.
1. Tenha objetivos claros desde o início
Antes de tudo, é preciso deixar claro quais são os seus objetivos em uma campanha como essa. De nada adianta fazer todos os esforços para aumentar o número de vendas se as suas ações são meramente de reforço de marca, e vice-versa. Por essa razão, saber o objetivo final é essencial antes mesmo de você começar uma ação.
Por exemplo, se o objetivo for visualização de marca, então divida o número de visualizações pelo número de conteúdos produzidos. Já se a ideia for gerar leads, tenha uma maneira de gerar inscritos e de rastrear a origem dos cadastros. Por fim, se a ideia for aumentar diretamente o número de vendas, tenha também meios de rastrear a origem.
2. Crie a campanha com o influenciador tendo a mensuração em mente
Na hora do processo criativo, é comum que inúmeras ideias sejam ventiladas – e algumas pareçam ser muito interessantes. No entanto, uma pergunta que deve ser feita é se existe uma maneira de mensurar a eficácia de uma campanha como essa. Se a resposta for não, então saiba que se você seguir em frente com a ideia estará dando um tiro no escuro.
O ideal é que o rastreamento dos cadastros ou das vendas esteja previsto de todas as formas possíveis. Você pode usar links trackeados ou mesmo cupons de desconto exclusivos para garantir a origem dos acessos. Já se o objetivo for visualizações, torne a experiência de uso dos influenciadores a mais espontânea possível.
3. Calcule a relação custo-benefício
Para calcular o ROI de uma campanha, divida o valor investido em divulgação pelo resultado obtido – seja ele número de visualizações, cadastros ou retorno em vendas. Quanto menor for o custo unitário de um item desejado, melhor é o resultado. Vamos a um exemplo para que você possa compreender melhor.
Digamos que você tenha feito um investimento de R$ 10 mil em uma campanha. Essa campanha gerou 200 cadastros, um retorno de vendas de R$ 15 mil e um total de 20 mil visualizações. Nesse caso, o custo por cadastro foi de R$ 50 e o custo por visualização foi de R$ 2. No caso do retorno de vendas, houve um lucro de R$ 5 mil, onde cada R$ 1 investido gerou R$ 1,50.
Garanta autenticidade nas suas campanhas
Tendo os objetivos claros e sabendo com rastrear e mensurar os resultados, então você poderá calcular o ROI de suas campanhas com muito mais facilidade. Entretanto, para que os resultados sejam os melhores possíveis, é preciso escolher influenciadores que tenham afinidade com o perfil do seu público-alvo e, também, que utilizem de fato aquilo que você vende.
Transparecer naturalidade em uma campanha é quase tão importante quanto a ideia da divulgação em si. Portanto, certifique-se que o seu influenciador é capaz de fazer isso, de preferência observando resultados de campanhas anteriores, especialmente no que diz respeito à reação do público.
Assim, as chances de que você seja mais assertivo, aumentam consideravelmente. Além disso, é claro, conte sempre com o auxílio de profissionais especializados em marketing digital como a Nerdweb para a seleção dos influenciadores e para a coordenação da campanha.
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