O que é IA e machine learning e como influenciam no marketing digital?
Para quem acompanha o noticiário sobre tecnologia, expressões como inteligência artificial ou machine learning não são uma novidade. Contudo, ...
Para quem acompanha o noticiário sobre tecnologia, expressões como inteligência artificial ou machine learning não são uma novidade. Contudo, entender esses termos tem se tornado cada vez mais necessário para profissionais de marketing digital.
A maneira como nos comunicamos está em constante transformação. Se pensarmos em como o marketing era realizado há dez anos e como é feito hoje, certamente veremos diferenças muito acentuadas. Seguindo essa linha evolutiva, vamos compreender como esses dois conceitos estarão cada vez mais presentes em nosso dia a dia.
Inteligência artificial e machine learning: o que é isso?
Machine learning é um termo em inglês que pode ser traduzido como “aprendizado de máquina”. É a capacidade que um sistema tem de aprender sozinho a partir da identificação de padrões em grandes volumes de dados. Essa técnica, cada vez mais acessível, poupa tempo e permite maior assertividade nos resultados.
Um exemplo para que você compreenda melhor. Suponha que uma empresa quer descobrir quais são os produtos que, se colocados na página inicial de um site, têm maior probabilidade de serem vendidos. Baseado no histórico de compras e no histórico de navegação, os sistema cruzam esses dados e informam quais são os produtos que têm maior probabilidade de serem vendidos.
Porém, não será preciso fazer a mesma pergunta duas vezes: a partir do momento em que eles aprendem os padrões dos consumidores, poderão modificar a página inicial de maneira automática e personalizada visando “acertar” com um maior número de clientes.
Com a solidificação dos conceitos de machine learning podemos dizer que estamos cada vez mais próximos de uma inteligência artificial (ou IA) de fato. Assim como os humanos precisam estudar para aprender e, com isso, terem mais subsídios para tomarem decisões, o mesmo ocorre com as máquinas: a diferença é que elas “estudam”, ou seja, absorvem e retém dados, de forma mais eficiente que um ser humano.
IA e machine learning no marketing digital
Agora que você já está familiarizado com esses dois conceitos, não é difícil compreender o quanto a IA e o machine learning podem ser úteis também no marketing digital. Falamos da possibilidade de usar dados para tomar decisões estratégicas de produção de conteúdo e de interação com os consumidores.
Os benefícios que o uso desse tipo de tecnologia traz para o marketing são inúmeros. Desde mais agilidade no trato dos dados passando pelas múltiplas possibilidades de segmentação e a produção de conteúdo otimizado para mecanismos de busca (SEO), tudo se torna uma ferramenta valiosa para o marketing digital.
Possibilidade de trabalhar com um número ilimitado de dados
Não há limites para a quantidade de dados possível de ser analisada quando falamos em machine learning. Isso porque, quanto mais dados foram adicionados a um sistema, menores serão os desvios padrão. Consequentemente, maiores serão as possibilidades de acerto.
O poder computacional das máquinas é cada vez maior e o custo de processamento vem caindo ano após ano. Com as possibilidades da computação na nuvem, mesmo empresas de pequeno e médio porte têm acesso a tecnologias como essas. Os custos são sob demanda de uso, o que os torna acessíveis.
Maior velocidade na análise e no processamento das informações
Se não fossem os computadores, precisaríamos tabular e analisar manualmente uma infinidade de dados. Não há como competir, uma vez “alimentadas” as máquinas são mais velozes e mais precisas no processamento das informações, podendo gerar em segundos relatórios que levaríamos horas para fazer.
Com o machine learning, as máquinas passam a compreender que, a partir de determinados resultados, elas podem tomar sozinhas algumas decisões. Já para casos mais complexos o profissional de marketing digital sempre poderá interceder nas escolhas. A ideia é maximizar os resultados sempre, reduzindo os custos operacionais.
Mais assertividade na conversão
Com dados mais precisos em mãos, aumentam os índices de acerto. Sua empresa passa a utilizar as ferramentas de marketing digital não apenas visando a quantidade, mas principalmente a qualidade. Como consequência, a conversão desejada, seja ela qual for, aumenta.
Quando você dialoga com consumidores realmente interessados em produtos como os seus, é natural que eles se cadastrem mais para receber informações. Já para outros, o conteúdo oferecido poderá ser suficiente a ponto de eles decidirem pela compra.
Mais possibilidades de segmentação
Podendo trabalhar com uma infinidade de dados, os profissionais de marketing têm diante de si mais possibilidade de segmentação. Em vez dos cruzamentos de dados tradicionais, por sexo, faixa etária ou renda, é possível adicionar muitos outros fatores na equação.
Sem recursos informatizados que nos permitam cruzar esses dados e analisar as respostas seria praticamente impossível propor algo diferente. Contudo, os benefícios que as ferramentas de marketing digital proporcionam permitem ao gestor descobrir fatos que tornarão a comunicação cada vez mais precisa.
Sua empresa já faz parte da nova era digital?
Mais do que conhecer esses conceitos, a pergunta que a sua empresa deve se fazer é: como posso utilizar a inteligência artificial e o machine learning a meu favor? A resposta está nas soluções de marketing digital e marketing de conteúdo.
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