5 razões pelas quais sites ainda importam para buscas locais em 2018
Afinal, ainda é necessário ter um site em 2018? Em uma época na qual tudo parece se resumir ao uso das redes sociais, os sites foram deixados em...
Afinal, ainda é necessário ter um site em 2018? Em uma época na qual tudo parece se resumir ao uso das redes sociais, os sites foram deixados em segundo plano em muitas empresas. Porém, será que somente as plataformas sociais são capazes de atingir aqueles que fazem buscas locais por um estabelecimento?
A resposta para essa pergunta é fácil: não, somente as redes sociais não são suficientes e você precisa de um bom site. Nesse artigo, apresentamos cinco razões pelas quais os sites ainda importam para as buscas locais em 2018. Se você estava pensando em tirar esse item da sua estratégia de comunicação, saiba que essa pode não ser uma boa ideia.
1. 63% dos consumidores ainda conferem o site antes de decidir por uma empresa
Um relatório produzido pela Local Search Association (LSA), nos Estados Unidos, em abril de 2017 indicou que 63% dos consumidores preferem conferir mais informações sobre uma empresa por meio de um site oficial. Isso coloca as páginas próprias como o segundo meio mais utilizado para se obter informações sobre um negócio.
Curiosamente, mesmo com o aumento no uso das redes sociais, esse percentual se manteve inalterado. Em 2015, a mesma pesquisa apontou um índice de 60% nesse mesmo fator. Isso significa que os sites se tornaram um elemento de validação da informação obtida não apenas via mecanismos de busca, mas também por meio das redes sociais.
2. 95% usam mecanismos de buscas para fazer pesquisas
Quando você precisa encontrar um tipo de estabelecimento próximo à sua casa, em que lugar você pesquisa primeiro: nas redes sociais ou nos mecanismos de busca? A maioria das pessoas recorre à segunda opção. Uma pesquisa da BrightLocal de 2016 indicou que apenas 5% dos entrevistados nunca usaram os mecanismos de busca para encontrar algum comércio.
Em outras palavras, isso significa que estar bem ranqueado nos mecanismos de busca continua sendo fundamental para aumentar as chances de que a sua empresa seja a escolhida pelos usuários. Por essa razão, ter um site continua sendo uma das maneiras mais eficientes de aumentar a sua conversão.
3. Proximidade de quem pesquisa influencia no resultado das buscas
Mecanismos como o Google são integrados ao Google Maps. Isso significa que, a partir da localização de quem faz a busca, os resultados podem ser diferentes. Se por um acaso você for o único na sua região com um site otimizado, é bem provável que você acabe aparecendo por primeiro.
Benefícios como esses as redes sociais ainda não são capazes de oferecer. Por lá, as buscas são muito mais direcionadas e é mais importante ter frequência de postagens e alcance entre os seguidores da sua página do que qualquer outra coisa.
4. Empresas sem site são malvistas por 30% dos consumidores
A regra é antiga, mas ainda vale: “se não está no Google é porque não existe”. Esse pensamento surgiu mesmo antes do sucesso das redes sociais, mas ainda hoje podemos usar essa linha de corte como parâmetro. Uma pesquisa da YP e da LSA descobriu que pelo menos 30% dos consumidores deixam de lado as empresas quando, na hora das pesquisas, descobrem que elas não têm um site.
5. Para 46%, ter um site é determinante para que eles confiem em uma empresa
Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Stanford apontou que 46% dos consumidores decidem o quanto uma empresa é confiável após uma visita ao site. Itens como design adequado para a proposta, layout de fácil navegação e até mesmo a tipografia utilizada são considerados na formação de uma “primeira impressão” sobre a empresa.
Em outras palavras, isso significa que não basta ter um site no ar, é preciso ter uma boa página e que atenda as necessidades que o seu público espera. Pense no site como um complemento às redes sociais, um fator de validação para a compra.
Outro estudo conduzido pela e-tailing Group e pela Oracle indicou ainda que imagens de qualidade dos produtos vistas em um website são decisivas na hora da compra online para 75% das pessoas.
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