Microsoft anuncia o Windows 10 S para concorrer com o Chrome OS
A Microsoft apresentou nesta terça (02), durante um evento educacional, uma nova versão do Windows 10: Windows 10 S. Basicamente, é uma resposta...
A Microsoft apresentou nesta terça (02), durante um evento educacional, uma nova versão do Windows 10: Windows 10 S. Basicamente, é uma resposta ao sistema operacional Chrome OS, ou seja, uma versão mais simples do Windows capaz de rodar em computadores mais humildes.
Segundo Terry Myerson, chefe da divisão Windows, “tudo o que roda no Windows 10 S é baixado da Windows Store”. Isso significa que os aplicativos que não estiverem disponível na loja não podem ser rodados nesta versão do Windows.
Embora tenha essa desvantagem, o Windows 10 S tem a habilidade de suportar todos os dispositivos e periféricos que existem para o WIndows 10 habitual. Inclusive, o sistema operacional será capaz de rodar qualquer navegador que esteja disponível na Windows Store. Essa característica sugere que a Google possa listar o Chrome na loja oficial.
Recursos do Windows 10 S
O Windows 10 S é capaz de iniciar em apenas 15 segundos para ser usado pela primeira vez, um processo mais rápido que o Windows 10 Pro. Além disso, ele pode ser habilitado e configurado por um pendrive pré-configurado em questão de minutos. Algo que deve ser muito beneficente para o mercado educacional.
O Windows 10 S é uma versão capada baseada na nuvem
O sistema está preparado para ser embarcado em dispositivos com valor inicial a partir de 189 dólares. Todas as máquinas vão acompanhar uma assinatura gratuita do jogo Minecraft: Education Edition, bem como uma versão gratuita do Office 365 e do Microsoft Teams.
Por causa do sistema funcionar completamente via Windows Store, a Microsoft está trazendo as versões completas do Office para sua loja virtual, fato este que deve encoraja as fabricantes de softwares a finalmente adicionar seus programas na loja oficial da Microsoft — algo que ainda é muito lento e incipiente.
Em outras palavras, o Windows 10 S é uma versão mais “capada” do Windows 10 baseada na nuvem.
Microsoft Surface Laptop
Para demonstrar o novo sistema operacional, a Microsoft também apresentou a sua nova linha de notebooks Surface Laptop. Embora ela seja uma resposta ao avanço dos Chromebooks, a empresa realizou uma comparação ao Macbook Air. A começar pelo preço: os mesmos 999 dólares.
O Surface Laptop tem uma tela touchscreen de 13,5 polegadas (razão 3:2) com tecnologia PixelSense (3,4 milhões de pixels) e já vem equipado com o Windows 10 S, mas os usuários podem optar por atualizar para a versão mais completa do Windows por apenas 49 dólares (seja seu notebook premium ou de entrada). O Surface Laptop tem uma construção em chassi único com materiais premium, teclas com mecânica borboleta igual a da Apple e vem em quatro cores: platina, borgonha, azul de cobalto e ouro de grafite.
Pesando 1,3 kg e com apenas 14,5 mm de espessura (graças à tela LCD mais fina do mundo), o aparelho vem, com configurações personalizáveis com processadores i5 ou i7 de sétima geração, até 512 GB de SSD e 16 GB de memória RAM, além das conexões USB 3.0, jack de áudio, Mini Display Port e Surface Connect. Ele também suporta a caneta Microsoft Surface Pen.
O que mais chama atenção é a durabilidade da bateria. A Microsoft afirma que o notebook aguenta até 14,5 horas fora da tomada, o que permite sair de casa sem levar o carregador, segundo a empresa.
Mercado em alta
Logo após o anúncio, as parceiras da Microsoft HP e Acer anunciaram laptops com Windows 10 S a partir de 299 dólares. Isso mostra o poder de reação da Microsoft, que a quatro anos atrás estava um pouco assustada com a chegada dos Chromebooks.
A Microsoft quer manter a hegemonia do Windows na nova geração de consumidores
Não é para menos, só no mercado estadunidense mais de 20 milhões de estudantes utilizam Chromebooks e as vendas estão em alta. O Google está pagando para ver e investindo na nova geração de consumidores.
É justamente por isso que o Windows 10 S é uma resposta concreta, tentando recuperar o estrago do Windows RT que fracassou no mercado.
De todas as formas, o importante para a sua marca ou empresa é entender para onde caminha o mercado. Com os tablets desacelerando e novos laptops de entrada mais baratos, as pessoas voltaram a consumir notebooks, o que deve fortalecer o mercado desktop em detrimento do de tablet, que perde espaço também para os smartphones cada vez maiores.
Nunca foi tão importante ter um site para a sua empresa. As resoluções estão aumentando, as pessoas estão adquirindo novos dispositivos todos os dias e passando o dia cada vez mais conectadas com o aumento da durabilidade de baterias.
Você ainda não tem um site profissional? Converse com a Nerdweb, criamos sites completamente personalizados e preparados para rodar em qualquer tipo de dispositivo!
Fonte: Microsoft
-
Cases17 de Mar de 2023
Guia completo de tamanhos de vídeos para redes sociais em 2025
-
SEO17 de Mar de 2023
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing17 de Mar de 2023
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing17 de Mar de 2023
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.