Google Lens: a câmera do seu Android nunca será mais a mesma
Assim como a Samsung introduziu reconhecimento visual com a chegada da Bixby na linha de smartphones S8, a Google também quer que o seu assistente...
Assim como a Samsung introduziu reconhecimento visual com a chegada da Bixby na linha de smartphones S8, a Google também quer que o seu assistente virtual possa ler e trazer informações de qualquer coisa que sua câmera captar. Para tanto, ela anunciou o Google Lens, recurso que será adicionado ao Google Assistente — produto que chegará ao Brasil entre julho e agosto de 2017.
Durante a conferência anual Google I/O 2017 para desenvolvedores, o CEO da Google, Sundar Pichai, explicou que o Google Assistente em breve vai poder reconhecer e analisar tudo que a câmera do smartphone capturar em tempo real. Em um exemplo dado pelo executivo, ao apontar a câmera para uma flor, o Google é capaz de identificar seu biotipo.
Já em outro exemplo, ao mostrar o poster um show musical, o Google Lens imediatamente sugere opções para você comprar os ingressos, adicionar o evento no seu calendário, escutar músicas no YouTube ou encontrar mais informações sobre o artista. E o mesmo vale para restaurantes! Só de apontar a câmera para a fachada do local, você visualizará instantaneamente todas as reviews e comentários.
O melhor exemplo de todos
Mas a coisa fica interessante mesmo quando estamos falando de WiFi. Segundo o Google, ao apontar a câmera diretamente para um roteador ou ponto de acesso de um local, o dispositivo Android poderá reconhecer o sinal e se conectar sem a necessidade de pedir a senha.
Um comodismo que muitos queriam, não é verdade?
Inteligência artificial em alta
A inteligência artificial desse sistema vai se integrar tanto ao Google Photos quanto ao Google Assistente e sua tecnologia é promissora. Como explica Pichai, "quando começamos a trabalhar com dados do buscador, nós gostamos de poder fazer isso em escala. É por isso que criamos nossos data centers de baixo pra cima e colocamos muito esforço neles. Agora que evoluímos neste mundo de IA e machine learning, podemos construir os primeiros data-centers de inteligência artificial da história".
De certa forma, é muito próximo do que a Amazon e a Samsung estão fazendo, porém o Google está trabalhando na tecnologia por trás do Google Lens desde 2010, quando anunciou o Google Goggles para realizar traduções em tempo real por meio da câmera.
Fato é que a inteligência artificial nunca esteve tão na moda e seus potenciais apenas começaram a ser explorados. Quanto gelo será que há na base deste iceberg?
Fonte: Google I/O 2017
-
SEO17 de Mar de 2023
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing17 de Mar de 2023
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing17 de Mar de 2023
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
-
SEO17 de Mar de 2023
Google atualiza algoritmo do buscador a partir de março de 2024
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.