Tecnologia

Android alcança a marca de 2 bilhões de dispositivos ativos; confira as novidades para o futuro

Durante a conferência anual de desenvolvedores Google I/O 2017, o CEO da Google, Sundar Pichai, anunciou que o sistema operacional Android atingiu...

Por Francis Trauer - Dia 17 de May de 2017 às 20:05

Durante a conferência anual de desenvolvedores Google I/O 2017, o CEO da Google, Sundar Pichai, anunciou que o sistema operacional Android atingiu a marca incrível de 2 bilhões de dispositivos ativos. É o maior SO móvel do mundo e com folga!

É claro que o Android não é a única propriedade do Google que atingiu a casa do bilhão. Na mesma conferência, Pichai confirmou que Google Maps, Google Chrome, Gmail, Google Play, YouTube e o próprio buscador são serviços utilizados por mais de um bilhão de usuários no planeta todo. Basicamente, 1 a cada 8 pessoas usa algum dos seus produtos.

Outras marcas importantes são de produtos em franca ascensão, como o Google Drive que agora tem 800 milhões de usuários e o Google Photos, que tem 100 milhões de usuários. A recém-lançada Google Assistente, que chegou em 2016, já está presente em mais de 100 milhões de dispositivos em mais de 70 aparelhos distintos.

Já em relação aos apps, as pessoas realizaram mais de 82 bilhões de downloads durante o ano de 2016. YouTube? 1 bilhão de horas de vídeo são assistidos todos os dias.

O Android está em tudo

A Google aproveitou para ressaltar como o Android está presente nos mais variados tipos de dispositivo do mercado. Ele pode ser encontrado, além dos smartphones, em relógios, carros, televisões, notebooks (Chromebooks) e até mesmo em dispositivos que fazem parte do mundo da Internet das Coisas (IoT).

É por isso que a empresa segue de olho na continuidade do sistema e aproveitou para falar do Android O, a versão 8.0 do sistema que chega ainda este ano. 

Novidades do Android O 8.0

O Android O vai trazer experiências mais fluidas para as telas menores, trazendo aprimoramentos considerados vitais nas áreas de bateria e segurança. Além disso, o sistema operacional deve usar e abusar do recursos PiP (Picture-in-Picture), no qual você pode realizar duas tarefas simultaneamentes como ver o calendário enquanto está numa videoconferência.


Outra novidade é a seleção de texto inteligente, que promete melhorar a forma como você realiza o ato de copiar e colar. O truque aqui é usar machine learning para reconhecer ações na tela (como completar um endereço, por exemplo), permitindo que o Android sugira automaticamente o que app que você quer colar o texto ao você selecionar um texto. Algo muito útil para quem usa o Google Maps, por exemplo.


Mais um recurso anunciado hoje foi os "Notification Dots", uma nova forma de você visualizar as notificações de apps por meio dos pontos que aparecem em formas de "balões" nos aplicativos. No exemplo abaixo, o Instagram possuía uma notificação registrada. Ao segurar o dedo no App, uma pequena janela com pré-visualização do conteúdo da notificação é exibida:


Como não poderia deixar de faltar, o Android O promete ser mais rápido e tornar o carregamento de apps mais otimizados para prevenir que eles drenem a bateria.  O Android O 8.0 Beta já está disponível para teste se você possui um aparelho da linha Nexus ou Pixel.

O que é o Android Go?

De olho no mercado de países subdesenvolvidos que possuem muitos aparelhos de entrada, a Google vai lançar uma versão mais simples do Android chamada de Android Go em 2018. O objetivo é permitir que pessoas que utilizem smartphones com 1 GB de memória ou menos possam ter uma versão leve do Android capaz de rodar os apps mais utilizados do Google e da Play Store.

E não é só o sistema não. A empresa também pretende lançar versões mais leves dos apps do YouTube, Google Chrome e o Gboard (o teclado da companhia), objetivando reduzir memória, espaço de armazenamento e também o uso de dados.

A empresa promete, inclusive, que dentro da Play Store haverão seleções de apps específicos para esses aparelhos. É a Google tentando conseguir o próximo bilhão de usuários.

O que é o Google Play Protect?

O Google compreende que não tem controle total dos milhões de apps que são baixados bilhões de vezes na Google Play Store todos os anos. Para garantir que o seu aparelho se mantenha mais seguro, eles estão lançando o Google Play Protect, uma camada de segurança que vai trazer novas proteções.

Basicamente, o Google Play Protect estará presente em qualquer dispositivo que tenha a Google Play instalado e sempre será atualizado para automaticamente realizar ações que vão garantir a segurança dos dados e do seu aparelho em caso de apps que são maliciosos.

Ele vai realizar 50 bilhões de escaneamentos por dia e vai se utilizar de sistemas com machine learning em buscas de novos riscos. Como parte dessa iniciativa, a Google também está lançando o Find My Device (Encontre Meu Dispositivo), algo semelhante ao Find My Phone da Apple que possibilita você encontrar seu aparelho por GPS e até mesmo apagar os dados completamente em caso de furto.

O Google Play Protect já está funcionando a todos usuários a partir de hoje e o Find My Device funciona tanto para smartphones, como tablets e relógios.


Ufa! Quanta coisa, não é mesmo? O Android vem evoluindo muito e cada vez mais o seu ecossistema se fortalece. Sua empresa já trabalha com alguma solução para o sistema operacional? Compartilhe conosco nos comentários!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.