Facebook Stories começa a ganhar força dos influenciadores
Nos últimos meses, o Facebook Stories vem apresentando um crescimento tanto no uso quanto na procura por parte dos anunciantes. Uma das razões pa...
Nos últimos meses, o Facebook Stories vem apresentando um crescimento tanto no uso quanto na procura por parte dos anunciantes. Uma das razões para isso tem a ver com o seu principal “concorrente”: o Instagram Stories. Ambas as plataformas pertencem à mesma empresa.
O fato é que muitos anunciantes perceberam que o custo de anunciar no Instagram aumentou. Isso fez com que menos dinheiro fosse colocado na plataforma e os influenciadores, recebendo menos, começaram a buscar outras formas de divulgação. Dessa forma, o Facebook Stories se colocou como uma opção viável para receber anúncios.
A transição do dinheiro entre as plataformas
De acordo com um artigo publicado pelo Digiday, o dinheiro se move lentamente do Facebook para o Instagram e vice-versa. A ideia inicial do Facebook era fortalecer a plataforma Instagram Stories, tornando o aplicativo uma referência em vídeos. Porém, os anunciantes não acompanharam a empresa na mesma velocidade que ela fez essas mudanças.
Assim como a mudança – ou a diversificação – de anúncios do Facebook para o Instagram tem sido lenta, aqueles que já haviam migrado têm voltado os seus olhos novamente para o Facebook. Na plataforma social, o número de usuários é maior e o custo para se atingir mais pessoas acaba sendo mais interessante.
Além disso, alguns especialistas apontam que a conversão dos anúncios no feed principal já não é mais tão atrativa quanto foi no passado, o que coloca o Stories como o caminho mais viável para impactar o público dentro do Facebook.
“Os clientes retiraram publicidade do feed de notícias do Facebook devido à baixa visibilidade. No entanto, à medida que mais investimentos em anúncios forem transferidos para o Instagram, isso aumentará o custo por mil impressões, além do custo por cliques. Clientes maiores parecem dispostos a fazer esse sacrifício” — explica um dos executivos entrevistados
Uma alternativa mais barata para os anunciantes
Os pequenos anunciantes, que desde o início viram no Instagram Stories uma alternativa mais barata para divulgar os seus produtos, estão preocupados com o aumento nos preços. Por essa razão, o Facebook Stories aparece como uma alternativa mais em conta e capaz de entregar números similares – no entanto, para isso eles dependem que os influenciadores passem a ser mais ativos também nesse canal.
A reportagem do Digiday cita o exemplo da empresa Hopper, de reserva de passagens aéreas, que hoje direciona 40% da sua verba para o Instagram Stories e 10% para o Snapchat. O Facebook Stories só agora está entrando nessa equação, e as perspectivas para ele são as melhores possíveis. "Começamos a analisar o Facebook Stories como resultado para ver se seria mais barato e, de certa forma, mais eficiente como compra de mídia quando não há tantos anunciantes por lá", explica Simon Lejeune, responsável por aquisição de usuários da Hopper.
Segundo números do próprio Facebook, o Instagram Stories tem cerca de 400 milhões de usuários diários enquanto o Facebook Stories está em 150 milhões de usuários/dia. Esse número é um pouco menor que o do Snapchat, que está em 190 milhões de usuários por dia. Por essa razão, o CPM do Facebook Stories acaba sendo menor – e mais atrativo.
“Nós vemos cerca de 20% do volume que recebemos no Instagram Stories no Facebook Stories” — destaca Lejeune
Embora não seja um pool grande o suficiente para começar a tirar conclusões, podemos acompanhar como o público entre os dois pode ser diferente, já que o Instagram provavelmente é mais jovem, com mais usuários com experiência em tecnologia do que os usuários mais antigos do Facebook. Quando veiculamos uma campanha no Instagram Stories, é fácil estendê-la para o Facebook Stories e comparar os dois formatos”, completa.
Pense na melhor estratégia para o seu negócio
Como já mencionamos, muito do sucesso no Facebook Stories depende dos influenciadores que você, como empresa, escolher. Por exemplo, aqueles que estão à mais tempo atuando por ali certamente já conquistaram um público fiel acostumado a ver as mensagens por meio dessa rede social.
Por isso, o mais importante é fazer testes. Com a ajuda de uma agência especializada em marketing digital fica mais fácil saber qual é o melhor caminho a seguir, de acordo com a sua verba, suas necessidades e o seu público-alvo.
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Fonte(s): Digiday (1) e (2)
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