Facebook agora permite que você siga assuntos e não apenas fanpages
Para combater as notícias falsas e reforçar a importância da liberdade de imprensa, o Facebook está testando uma nova forma de você decidir o ...
Para combater as notícias falsas e reforçar a importância da liberdade de imprensa, o Facebook está testando uma nova forma de você decidir o que vai ver no Feed de Notícias: seguindo assuntos preferidos.
O site TechCrunch visualizou a novidade verificando que a rede social sugeriu, por meio de cards, que seus editores seguissem alguns assuntos como Cinema, Filmes de Terror e Fotografia. Ao clicar em Seguir Assunto, várias matérias de páginas dedicadas aos assuntos são exibidas e você pode inclusive escolher quais delas quer receber novidades.
Uma porta-voz oficial da empresa confirmou o pequeno teste:
“Nós estamos testando novas formas das pessoas se inscreverem diretamente a assuntos para receber no seu Feed de Notícias, assim elas podem ver mais histórias sobre os temas que elas gosta. Além de seguir Páginas Específicas, esta é uma nova maneira de seguir os tópicos gerais que você está interessado(a)”
É um piloto
Como se trata de um teste, se o recurso se mostrar útil futuramente, ele pode ser ampliado para mais pessoas na rede social. Contudo, se ele for percebido como algo confuso ou inútil, pode ser que muitos usuários nunca vejam o novo recurso.
Segundo o TechCrunch, por enquanto o Facebook propositadamente se afastou de temas polêmicos ou polarizadores, fugindo de temas que falem de política, terrorismo, imigração etc. com o intuito de não enviesar o teste com conclusões precipitadas, uma vez que conteúdo polêmico geralmente inflama as massas.
O que pensa Mark Zuckerberg?
O fundador e CEO do Facebook tem contestado a prevalência do que se chama de “bolhas de filtro” após um estudo da empresa feito em 2015 mostrar que 23% dos amigos dos usuários pertencem À afiliação política e que 29% das histórias de notícias possuem visões conflitantes com a ideologia dos usuários (isso nos EUA, imagine então no Brasil).
Por outro lado, parece que ele tem recuado um pouco e está permitindo que sua equipe seja mais receptiva ao criar soluções baseadas em assuntos. Afinal, o Twitter conseguiu voltar a crescer após introduzir a área Momentos que filtra tweets sobre assuntos ou coisas que estão acontecendo no mundo. Sinal que o Facebook está ligado em todos os seus concorrentes.
O que você acha dessa ideia? Será que o impacto no conteúdo das fanpages vai ser grande e reduzir ainda mais o alcance? Só o tempo dirá, mas é bom acompanharmos de perto!
Fonte: TechCrunch
-
SEO11 de Sep de 2023
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing11 de Sep de 2023
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing11 de Sep de 2023
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
-
SEO11 de Sep de 2023
Google atualiza algoritmo do buscador a partir de março de 2024
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.