Redes Sociais

Entenda por que você não pode mais editar a imagem, título e descrição de links no Facebook

Demorou, mas chegou. O Facebook atualizou suas políticas e agora não é mais possível personalizar a imagem, título e descrição da pré-visua...

Por Francis Trauer - Dia 27 de Jul de 2017 às 21:07

Demorou, mas chegou. O Facebook atualizou suas políticas e agora não é mais possível personalizar a imagem, título e descrição da pré-visualização de publicações no qual o conteúdo seja um link externo, como posts de blog, por exemplo. E isso vale para a maioria das Páginas!

Em outras palavras, a partir de agora as fanpages que não forem de veículos de mídia reconhecidos não poderão editar mais os metadados da pré-visualização. Ou seja, somente o que vier por padrão na página externa é o que vai aparecer na rede social. Você pode até acrescentar uma imagem extra para criar um carrossel, porém a original não pode ser alterada de forma alguma.

Por que o Facebook alterou suas políticas?

Durante o evento anual Facebook F8 em abril, a empresa de Mark Zuckerberg explicou que esse é um grande esforço da sua equipe para reduzir a propagação de notícias falsas e informações incorretas na plataforma. Ao estudar o comportamento de muitos veículos, foi notado que muitos se aproveitam e escrevem as manchetes originais de uma forma, mas terceiros modificam a imagem e título para atrair mais cliques na rede social — o famoso clickbait.

Ao remover a possibilidade de personalizar os metadados como o título, descrição e imagens, há uma certeza maior do que está sendo comprtailhado em todos os pontos da rede, reduzindo e eliminando muias vezes a propagação de fake news.

A empresa esclareceu também que sabe que os parceiros das soluções de marketing e soluções de mídia utilizavam muito o recurso de pré-visualização, sobretudo veículos de informação reconhecidos (publishers), e possibilitou uma forma nova de voltar as edições, como você verá abaixo.

Como posso recuperar o acesso a editar links do meu domínio?

O Facebook introduziu na semana passada um recurso para que os veículos de comunicação indiquem que são donos do domínio, garantindo assim que são os proprietários reais das informações divulgadas. As páginas elegíveis para esta ferramenta verão uma nova seção em suas Ferramentas de Publicação da Página, chamadas "Propriedade de Link".

A partir do dia 12 de setembro, os publishers só poderão editar as chamadas, títulos e imagens de domínios que eles tenham autorização. Sendo assim, por enquanto esse recurso está inicialmente disponível para veículos de mídia, incluindo Páginas de notícias, esportes e entretenimento. Porém, se essas páginas abusarem da possibilidade de modificar seus próprios links, deturpando o conteúdo, perderão acesso.

Em comunicado oficial, a rede social explica ainda que nos próximos meses aprenderá como essa ferramenta de customização de conteúdo funciona para os veículos e melhora a qualidade das informações no Facebook, ajustando-a com base nos comentários.

Atualize-se

Se você não quer ter problemas com a imagem, título e descrição padrão dos links que publica no seu site, garanta que as metatags presentes no HTML dele estejam corretamente programadas para as publicações. Caso contrário, há o risco de aparecer o título e imagens repetidos ou com conteúdo aleatório em todos os posts.

A Nerdweb é uma agência de marketing digital especialista na criação de sites, lojas virtuais, blogs e redes sociais. Se você está tendo esse problema, venha falar conosco!

Fonte(s): Facebook Newsroom

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.