Facebook quer salvar Instant Articles adicionando suporte ao Google AMP
O Facebook anunciou hoje que sua plataforma de Instant Articles (Artigos Instantâneos) vai ser compatível com o padrão de publicação web de ou...
O Facebook anunciou hoje que sua plataforma de Instant Articles (Artigos Instantâneos) vai ser compatível com o padrão de publicação web de outras plataformas como o Google AMP e Apple News. Dessa forma, os veículos e páginas que produzem conteúdo em Instant Articles vão ter a mesma versão da página do Google AMP.
Ao anunciar essa extensão SDK com compatibilidade aos concorrentes, possivelmente veremos os custos das empresas produtoras de conteúdo diminuir em termos de desenvolvimento, porém ao mesmo tempo é quase que uma admissão de que o formato Instant Article ainda não está tão popular como os das outras plataformas.
Afinal, ao incentivar que haja só uma versão nas três plataformas, o Facebook não precisa mais se preocupar tanto com os avanços do Google e Apple na aquisição de publishers, uma vez que a mesma versão pode ser enviada também à rede social.
Segundo o blog oficial, "o SDK já permite aos desenvolvedores integrar facilmente a publicação de seus Instant Article em seus sistemas de gerenciamento de conteúdo (...). Por exemplo, os formatos personalizados como fontes, cores e legendas que são criadas no Style Editor serão reproduzidos de maneira semelhante (às outras plataformas)".
O que isso significa?
Em outras palavras, se você construir o seu site para funcionar com Instant Articles, não vai precisar se preocupar com os estilos quando for também reproduzir o artigo no AMP ou no Apple News. O SDK do Facebook vai dar conta do trabalho pesado.
O DIretor de Engenharia de Parceiros, Piyush Mangalick, escreveu no blog do Facebook que "essa nova flexibilidade vai mostrar o comprometimento (do Facebook) com padrões abertos de colaboração com a comunidade". Porém, não é somente isso que o Facebook deseja.
Assim como vemos a comunicação nas últimas décadas, o futuro não está sendo desempenhado apenas por organizações jornalísticas, mas sim por plataformas de tecnologia que coletam e disseminam a informação. Portanto, há uma guerra nos bastidores para conseguir mais audiência, pois audiência é igual a mais faturamento.
Por outro lado, como os formatos já estão aí e estamos cada vez mais dependentes deles, pelo menos essa padronização é uma boa notícia.
Você conhece o Instant Articles do Facebook?
Talvez você não tenha ligado o nome ao recurso, mas com certeza já o utilizou navegando na rede social. O Instant Article foi lançado em 2015 com o objetivo de carregar as matérias dos sites bem mais rápido dentro do Facebook em sua versão para iOS e Android.
Além de oferecer uma melhor experiência por carregar mais rápido, a vantagem para a rede social é que o usuário acaba não saindo de dentro do aplicativo. Já para os publishers, a troca (trade-off) seria a possibilidade de exibir anúncios e, teoricamente, um critério de benefício para disseminação no Feed de Notícias.
Contudo, até o momento poucos veículos abraçaram a ideia. Muitos deles adotam o recurso apenas em algumas publicações e a monetização, para a esmagadora maioria, ainda não é superior em relação àquelas possíveis com serviços de anúncios nos sites. Porém, esse cenário pode mudar a hora que o Facebook começar a monetizar vídeos para valer.
De toda forma, a rede social está preocupada com o andamento e têm ouvido algumas das principais reclamações. Recentemente, ela possibilitou a adição de chamadas para ação como coletas de email dentro dos artigos instantâneos. Algo fundamental para quem utiliza o Facebook para prospectar clientes.
Você já utiliza Instant Articles ou o Google AMP? Gostaria de ter esses recursos no seu site? Fale com a Nerdweb, oferecemos soluções completas para que o seu conteúdo esteja dentro dos padrões mais modernos da internet.
Fonte: Facebook Newsroom
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