Facebook atualiza Feed de Notícias para combater manchetes sensacionalistas
O Facebook falou que as pessoas estão reclamando muito da dominância de histórias que são de cunho duvidoso, spam ou com sensacionalistas...
O Facebook falou que as pessoas estão reclamando muito da dominância de histórias que são de cunho duvidoso, spam ou com sensacionalistas. Sobretudo aquelas que possuem manchetes extremamente apelativas apenas para que as pessoas cliquem no link.
É exatamente por isso que eles estão realizando três atualizações no Feed de Notícias no próximo dias que vão privilegiar histórias originais e mais autênticas, reduzindo aquelas que usam expressões e frases puramente para atrair visitantes curiosos:
- O combate ao clickbait agora chegou no nível de post individual, além do domínio e nível da página. O objetivo é reduzir com mais precisão as manchetes sensacionalistas.
- Para ser mais eficiente, o Facebook está dividindo seus esforços via dois sinais independentes: as palavras utilizadas no título do ponto de vista que a publicação retém informações ou também das palavras que transmitem um exagero sobre o acontecimento.
- Ambos os testes supracitados começaram a ser testados em outros idiomas além do inglês.
Como o Facebook está se aperfeiçoando?
Em 2016, a rede social já havia realizado uma atualização para reduzir o compartilhamento de histórias cujo domínio consistentemente utilizava-se de conteúdo sensacionalista. Agora, as novas atualizações permitem identificar ainda mais tipos de matérias, principalmente sobre aquelas cujos títulos identificam sinais de reter ou exagerar nas informações.
Segundo a empresa, títulos que se utilizam destas práticas muitas vezes enganam as pessoas só para forçá-las a clicar no post para descobrir a resposta. O exemplo que eles utilizaram para descrever uma manchete dessas foram as seguinte:
- "Quando ela olhou embaixo do seu sofá ela VIU ISSO..." (omitindo ou retendo informação)
- "UAU! O chá de gengibre é o segredo da juventude eterna. Você PRECISA ver isso!" (exagerando na informação)
Basicamente, o que a rede social faz agora é identificar as palavras mais utilizadas por essas manchetes e, via inteligência artificial que utiliza machine learning, filtrar por categorias para que uma equipe própria da rede social possa revisar o conteúdo e validar se ele é considerado clickbait. De acordo com o Facebook, o funcionamento é muito semelhante ao que os filtros de spam de email trabalham há anos.
A empresa garante: daqui para frente, chamadas apelativas vão aparecer com muito menos frequência no seu Feed de notícias. E ainda adverte: em breve vamos expandir ainda mais até chegar em mais idiomas.
Isso vai impactar a minha página?
Como sempre, o Facebook diz que se a sua fanpage segue as políticas da rede social, você provavelmente não verá nenhum impacto significativo na distribuição do seu conteúdo. Mas nós já avisamos de antemão que esse é o recado padrão e que a maioria das pessoas sente uma variação toda vez que eles mexem nos algoritmos.
Embora nada tenha sido confirmado em português brasileiro, fica o alerta para nunca utilizar dessa estratégia. Ela tem efeito apenas de curto prazo e a penalização posterior pode sacrificar todo o trabalho depositado.
Se sua empresa ainda não trabalha com afinco nas redes sociais, garantimos, você está perdendo boas oportunidades. Caso não tenha tempo ou energia para focar nisso agora, conheça os serviços da Nerdweb, somos especialistas em gerenciamento de redes sociais!
Fonte: Facebook Newsroom
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