Facebook está testando ferramentas para combater notícias falsas, começando pela Alemanha
Maior empresa de mídia sem precisar produzir conteúdo, o Facebook está sofrendo muita pressão de diversos países, produtores e jornalistas par...
Maior empresa de mídia sem precisar produzir conteúdo, o Facebook está sofrendo muita pressão de diversos países, produtores e jornalistas para combater as famigeradas notícias falsas que se espalham como praga.
A onda de propagação de conteúdo fake tem crescido de maneira alarmante depois que alguns produtores mal intencionados perceberam que textos, imagens e vídeos sensacionalistas conseguem viralizar muito mais rápido na rede e então monetizar este conteúdo em seus sites.
O Facebook está muito comprometido resolver esta questão e entrou em guerra contra este tipo de atividade. Depois de anunciar um grande projeto de jornalismo no começo deste ano, chegou a hora da empresa começar a testar a efetividade das ferramentas desenvolvidas pela sua equipe. O primeiro país a receber os testes será a Alemanha. onde estão havendo a tradicional corrida presidencial das eleições deste ano.
A ferramenta consiste num filtro de notícias falsas vai analisar a quantidade de denúncias realizadas em um post pelos usuários, evidenciando que o conteúdo pode ser duvidoso por meio de um aviso abaixo dele. E não é só isso: donos de sites que disseminam este tipo de informação terão sua fonte de renda na Facebook Ad Network cortadas.
Unindo todas as suas forças
“Mês passado nós anunciamos medidas para combater as notícias falsas no Facebook. Nas próximas semanas, nós vamos introduzir alguns updates na Alemanha”, disse um comunicado oficial da empresa em seu blog alemão.
Esta é uma de três iniciativas da empresa para acabar com o click bait. O Facebook também está trabalhando com a organização Correctiv, que se autodenomina como “a primeira sala de redação investigativa em alemão sem fins lucrativos do mundo”. A Correctiv pretende avaliar, em parceria com o Facebook, histórias caso a caso para identificar possíveis infratores.
“Nós estamos tornando impossível para spammers divulgarem sites falsos”
Quem vai gostar desta novidade será a presidente e concorrente a reeleição Angela Merkel, que de acordo com o Buzzfeed tem aumentado o número de histórias falsas ao seu respeito. O Facebook ainda não informou quais serão os próximos países a receber um recurso semelhante, porém mesmo aqui no Brasil já vemos algumas mudanças como o recém-anúncio do algoritmo do Feed de Notícias.
Fonte: Facebook Newsroom
-
SEO11 de Sep de 2023
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing11 de Sep de 2023
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing11 de Sep de 2023
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
-
SEO11 de Sep de 2023
Google atualiza algoritmo do buscador a partir de março de 2024
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.