Redes Sociais

Por que o botão Compartilhar do Facebook sumiu em algumas publicações?

Você já notou que em algumas publicações no seu Feed de Notícias o botão Compartilhar do Facebook sumiu? Pois é, a rede social alterou as re...

Por Francis Trauer - Dia 03 de May de 2017 às 16:05

Você já notou que em algumas publicações no seu Feed de Notícias o botão Compartilhar do Facebook sumiu? Pois é, a rede social alterou as regras de compartilhamento com o intuito de evitar que publicações restritas sejam visualizadas por pessoas além do círculo de pessoas definido pelo autor.

O efeito maior desta causa é o sumiço do botão Compartilhar de alguns posts e, portanto, a limitação do alcance de algumas publicações. A política foi alterada em abril, porém o Facebook não fez muito barulho a respeito e só se pronunciou após muitos usuários questionarem o que estava acontecendo.

Em nota, um porta-voz da empresa se limitou a dizer o seguinte:

“Quando alguém faz uma publicação que é restrita aos seus amigos, esses amigos não podem compartilhar o conteúdo com outras pessoas”

Sendo assim, a restrição do compartilhamento nada tem a ver com o conteúdo da publicação, com o formato escolhido (link, imagem, vídeo, texto) ou mesmo hashtags, como muitas pessoas indagaram nos últimos dias. O critério simplesmente é o nível de privacidade selecionado pelo autor da publicação.

Classificação de privacidade

O Facebook possui uma classificação de privacidade no qual cada publicação pode ser demarcada. Entenda para que serve cada uma delas:

Posts Públicos: como o nome indica, tratam-se de publicações “para o povo”, ou seja, podem ser visualizadas e compartilhadas por qualquer usuário da rede social.

Posts para Amigos: neste nível de privacidade, a publicação não exibe mais o botão Compartilhar, uma vez que a intenção do post é ser restrita somente ao círculo de amizade do post. É justamente este nível que foi afetado, uma vez que anteriormente os amigos poderiam compartilhar a publicação contra a vontade do autor e torná-la pública.

Posts para Amigos dos Amigos: este tipo de publicação possui o botão Compartilhar, no entanto seu alcance é bem limitado. Apenas os contatos dos seus amigos podem vê-las. É claro que eles podem tornar o post público, por isso muito cuidado, porém a quantidade de pessoas acaba sendo restrita. Você pode escolher entre "Amigos, exceto" para não mostrar para alguns amigos ou ainda "Amigos Específicos" para direcionar somente a pessoas pré-selecionadas.


Para alterar o nível de privacidade, selecione a opção “Amigos” no ato da publicação ou “Tornar o perfil visível apenas para amigos” dentro de Privacidade em Configurações, opção “Quem pode ver suas publicações futuras?”

Já para as fanpages (Páginas), nada mudou e todas as publicações permanecem completamente públicas. Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mundo das redes sociais? Acompanhe o blog da Nerdweb!

Fonte: G1

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.