E-commerce

Os clientes de lojas virtuais estão reparando DEMAIS nas estrelas de review dos produtos

Classificar produtos de uma loja virtual por estrelas não é mais algo apenas um diferencial. Agora, pesquisas apontam que o simples recurso é vi...

Por Francis Trauer - Dia 05 de AMpTue, 19 Mar 2024 07:16:39 -0300 de 2017 às 23:04

Classificar produtos de uma loja virtual por estrelas não é mais algo apenas um diferencial. Agora, pesquisas apontam que o simples recurso é vital. Ele é uma prova social que aumenta o marketing boca-a-boca e até mesmo os resultados pagos. O mais importante? Ele passou a ser um dos principais influenciadores na aquisição de produtos.

Prova Social

Segundo o MarketingProfs, a prova social é um fenômeno psicológico no qual as pessoas assumem que as ações de outras pessoas na tentativa de obter um reflexo de comportamento correto diante de uma determinada situação. 

Em outras palavras, isso significa que validar uma ideia ou uma opinião com base no que várias pessoas disseram gera mais segurança e conforto na hora de tomar uma escolha difícil. E isso se aplica muito quando o assunto é comércio.

Afinal, se estamos pensando em trocar o nosso suado dinheiro por algo que nos acrescente algum valor (seja ele físico, material, emocional ou sensorial), queremos ter a certeza que estamos tomando a escolha certa.

Um relatório do Centro de Pesquisa Pew concluiu que 40% dos consumidores adultos dos EUA afirma que sempre ou quase sempre busca por reviews antes de realizar uma compra.


O estudo ainda afirma que:

 “A frequência com que as pessoas leem review online também está correlacionada com a frequência que fazem compras online. Aproximadamente 67% dos compradores que realizam transações semanalmente dizem que leem review dos clientes antes de comprarem novos itens”

Somos viciados em notas e classificações

Muito embora uma escolha muitas vezes dependa de n-variáveis, somos seres humanos e nos apegamos a qualquer sistema que transforme uma enorme quantidade de dados em algo visual. É por isso que a classificação com 5 estrelas é tão adotada no mundo todo. Até os hotéis usam elas…

O serviço digital de review Yotpo recentemente afirmou que conduziu uma análise com mais de um milhão de review em múltiplos sites de comércio eletrônico estadunidense. O resultado que eles encontraram foi o seguinte:

  1. Produtos com uma média de 5 estrelas representam 54% das compras
  2. Produtos com uma média de 4 estrelas representam 40% das compras



Resumindo: 94% de todas as compras são dos produtos com as maiores notas. É o efeito bola de neve das reviews. 

O mesmo estudo concluiu também que as vendas de produtos com review 5 estrelas são 174% maiores do que com 4 estrelas. Além disso, o número de reviews com 4 estrelas foi 7x maior do que aqueles com 3 estrelas.


As estrelas importam. Importam muito.

Como você pode usar isso a seu favor?

Uma marca ou loja virtual pode se beneficiar e testar algumas estratégias para obter resultados utilizando a classificação de notas. Além de tê-las em sua loja, você pode criar gatilhos que possam incentivar os usuários a escrever reviews.

Isso pode ser feito por meio de emails, redes sociais ou até mesmo dentro da própria loja. Mostre que você se importa com a opinião dos seus clientes, faça-os opinar nos produtos que eles comprarem. Se for preciso, até crie cupons e descontos com base em usuários mais ativos na sua base.

Como as reviews baseadas na classificação de estrelas ajudam na conversão, você também deve usar o resultado delas nas suas campanhas de marketing. Utilizar as reviews positivas dos seus clientes na hora de divulgar um produtos nas redes sociais ou até mesmo na descrição dos produtos pode a gerar tráfego e também a fechar novas vendas.

Shoma Sarkar, do MarketingProfs, dá algumas dicas que podem ser testadas:

  • Crie um processo que integre as notas e as reviews na sua plataforma de Redes Sociais para que você possa monitorar, gerenciar e distribuir reviews nos seus canais sociais
  • Use a sua plataforma de redes sociais para publicar reviews de compradores ou fãs para gerar engajamento e interesse
  • Impulsione posts que incluem reviews positivos de produtos que têm muito saída na sua loja
  • Meça o impacto destas ações no engajamento e vendas da sua marca

Estimular e usar excelentes opiniões vai demonstrar como consumidores satisfeitos tiveram uma excelente experiência. E até as más experiências fazem a diferença. Se determinados produtos que não vendem bem demonstrarem alguma correlação com as análises dos seus clientes, você pode realizar ajustes e cortá-los da loja.

Além disso, a adoção desse sistema possibilita testar campanhas no Facebook Ads e no Google AdWords utilizando as notas junto dos textos. O próprio Google possui uma indexação de análise que pode aparecer nos resultados de buscas se você ativar de acordo com as boas práticas do buscador.

Em suma, se você tem uma loja virtual ou pretende trabalhar com e-commerce, leve em consideração gastar um tempo com a adoção de reviews. Elas estão mais fortes e as novas gerações já enxergam elas como fundamental em suas futuras compras.

Fontes: MarketingProfs e Yotpo

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