E-commerce

Google anuncia estrutura de Itens Semelhantes na pesquisa de imagens em dispositivos móveis

Gerar tráfego para vendas de vestuários, bolsas e óculos de sol via Google Imagens vai ficar mais fácil com o novo recurso do buscador.

Por Nerdweb - Dia 11 de Abril de 2017 às 17:04

Atenção você que tem uma loja virtual. O Google estadunidense implementou hoje resultados de pesquisa de imagem na versão web mobile e nas buscas do Android que mostram Itens Semelhantes quando o assunto é vestuário e acessórios.

Isso significa que o Google talvez mostre informações adicionais de lugares que você pode comprar o produto. A função ainda não está disponível para o buscador brasileiro, porém não deve demorar para aparecer por aqui. Portanto, se você tem uma loja, é bom ficar atento, uma vez que muitas pessoas buscam por roupas e calçados na área de imagens.

A gerente de produto do Google Imagens, Julia E, explicou no blog oficial do Google que, se a sua loja utilizar os metadados de produtos com o Schema.org na opção Product Markup, pode fazer a sua loja a ser elegível a aparecer nos resultados de imagem.


Como garantir a sua loja virtual no Google Imagens

  1. Certifique-se que todas as ofertas de seus produtos em páginas ranqueadas no Google tenham a marcação de produto Schema.org, incluindo uma referência de imagem. Os produtos devem ter nome, imagem, preço, moeda e disponibilidade nos metadados da página para serem elegíveis ao recurso de “Itens Semelhantes” 
  2. Teste suas páginas com a Ferramenta de testes de dados estruturados no Google para ver se o Markup de Produto está formatado corretamente 
  3. Busque no Google pelas suas próprias imagens adicionando “site:seudominio.com” junto da palavra-chave de pesquisa. Para obter resultados com uma marcação de produto válida, o buscador mostrará o produto depois que você ampliar uma das imagens. Contudo, vale ressaltar que o bot do Google pode levar até uma semana para rastrear novamente as páginas do seu site 

Os Itens Semelhantes (Similar Items) estão disponíveis na versão estadunidense do buscador na versão web mobile e também nas buscas do Android. A Google pretende liberar os recursos para mais plataformas e países nos próximos meses.

Até o momento, ele vale para bolsas, óculos de sol, sapatos, vestuários e itens relacionados a casa e jardinagem.


O brasileiro faz muito este tipo de pesquisa

Somos viciados no Google Imagens. Quando o assunto é vestuário, é muito comum os brasileiros buscarem referências no buscador na seção de imagens. Desta forma, se este resultado já exibir preço e link para compra, naturalmente quem adotar o uso vai tirar vantagem.

Fonte: Google Webmaster Central Blog

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.