IGTV: saiba o que postar e confira dicas para maximizar as visualizações
O IGTV é uma das apostas mais recentes do Instagram para conquistar o público que gosta de consumir conteúdos em vídeo. Como toda novidade, ain...
O IGTV é uma das apostas mais recentes do Instagram para conquistar o público que gosta de consumir conteúdos em vídeo. Como toda novidade, ainda há muitos testes a serem feitos até que a plataforma se consolide, mas já podemos elencar algumas dicas do que postar no IGTV.
Sempre é importante lembrar que cada plataforma requer uma linguagem diferente de comunicação, ainda que estejamos falando de um público-alvo similar. A forma como você se comunica no Facebook ou no Twitter, por exemplo, é diferente daquela que a sua empresa deve adotar no Instagram e conhecer as particularidades de cada uma delas faz toda a diferença.
Apostar em vídeo parece um caminho sem volta. Segundo o Instagram, as pessoas hoje em dia estão assistindo a menos TV e mais vídeos digitais. Tanto é que a expectativa é que até 2021 cerca de 78% do tráfego na internet seja apenas de vídeos. O IGTV, portanto, é uma forma democrática de fazer com que qualquer pessoa possa se tornar produtora de conteúdo. Será que a sua marca está pronta para dialogar com os fãs e consumidores?
Aprenda as características básicas
Antes de tudo, é preciso conhecer quais são as características do IGTV. No aplicativo, os vídeos são exibidos em tela cheia, mas sempre na vertical. Portanto aí reside um dos primeiros detalhes técnicos a serem observados. Vídeos que forem simplesmente adaptados de outras plataformas, como o Facebook e o YouTube, certamente não terão o mesmo impacto por conta dessa limitação.
Além disso, há limite de tempo. As produções podem ter de 15 segundos a 60 minutos, sendo que os aquelas mais longas por enquanto estão restritas às contas verificadas. Você pode considerar isso na hora de produzir um vídeo para o canal da sua marca. No caso das contas “comuns”, o limite de tempo é de 10 minutos.
Há duas formas de assistir aos conteúdos do IGTV: via Instagram, o meio mais utilizado, e via IGTV, um aplicativo específico para aqueles que desejam consumir esse conteúdo. A tendência é que no futuro o novo app ganhe “vida própria”, se tornando mais independente do Instagram. Porém, enquanto isso não acontece, é importante cativar o maior número possível de usuários que estão na versão mais popular do serviço.
Fique de olho nas novas formas de interação
Diferente do que acontece em outras plataformas de vídeo, aqui os comentários dos usuários são enviados a você em forma de mensagem privada. Portanto, aqui cabe a sua atenção: deixar muitas pessoas sem resposta pode criar uma relação ruim entre os espectadores e os produtores de conteúdo. Ao entrar nessa plataforma, sua empresa precisa estar preparada para dar conta de atender um eventual aumento na demanda de respostas.
Outra característica que momentaneamente pode afastar os produtores de conteúdo é a de que não há monetização. Se por um lado isso é ruim para quem produz, por outro é benéfico para o usuário, que assiste aos vídeos sem ser interrompido por propagandas. Há planos, no entanto, de que os vídeos possam ser monetizados no futuro, mas não se sabe quando isso vai acontecer e como será feita essa divisão do bolo.
Boas práticas ao postar vídeos no IGTV
Embora seja possível postar vídeos com até 10 minutos (para a maioria dos usuários), não é recomendado ir ao limite dessa possibilidade em um primeiro momento. Os vídeos consumidos via celular costumam ser mais rápidos e dinâmicos, pois muitas vezes o espectador está em trânsito ou tem pouco tempo para ver tudo aquilo que está acumulado em suas redes sociais. Sendo assim, prefira vídeos com durações entre 2 e 5 minutos, eles são mais propícios a atrair a atenção dos seus seguidores.
Outro aspecto importante a ser observado é a questão do som. Cerca de 85% dos vídeos exibidos no Facebook, por exemplo, são consumidos com o som desligado. Assim, se você apostar em uma narração para contar a sua história pode ser que ela tenha pouca serventia. Dialogue com os seus espectadores também por meio de legendas e tópicos. Isso pode facilitar o entendimento e aumentar o nível de engajamento.
Câmeras vs. smartphones: táticas para gravação de vídeos verticais
A concepção dos vídeos para o IGTV deve ter uma lógica técnica um pouco diferente em mente. No caso daqueles que pretendem usar o celular para a gravação a coisa é um pouco mais simples. Apesar de a qualidade das câmeras dos smartphones ter evoluído bastante, elas em sua maioria ainda ficam aquém do resultado obtido por uma câmera profissional.
Independentemente da sua escolha, pense no formato de gravação antes mesmo da produção do conteúdo. É bem possível que você precise operar câmeras profissionais na vertical, um uso peculiar para a gravação de vídeos. Em muitos casos, a espontaneidade e uma mensagem passada de forma natural podem fazer mais efeito, mas vídeos produzidos vão requerer gravações específicas e não apenas simples adaptações como acontece entre Facebook e YouTube.
Chegue cedo para pegar o melhor lugar
Uma característica marcante de qualquer perfil de sucesso em uma rede social é o fato de que ele está lá há muito tempo. Raramente você começa em uma plataforma e, da noite para o dia, se torna uma celebridade. Esse é um trabalho que demanda tempo, esforço e dedicação e aqueles que chegam primeiro saem na frente.
Comece hoje mesmo a explorar as possibilidades que a plataforma oferece, ainda que você não saiba ao certo como fazer isso. O importante é começar a construir a sua base de fãs. Teste assuntos, formas e abordagens e mensure o que funciona e o que não está dando audiência. Com esses resultados em mãos você pode criar um canal poderoso de comunicação com o seu público com o passar do tempo.
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