Redes Sociais

Instagram alcança mais de 1 bilhão de usuários todos os meses e anuncia o IGTV

O Instagram atingiu uma marca expressiva no mês de junho: números divulgados pela empresa indicam que a rede social hoje tem 1 bilhão de usuári...

Por Francis Trauer - Dia 10 de Jul de 2018 às 23:07

O Instagram atingiu uma marca expressiva no mês de junho: números divulgados pela empresa indicam que a rede social hoje tem 1 bilhão de usuários mensais. As cifras foram anunciadas juntamente com mais uma novidade no serviço: o Instagram IGTV.

A nova ferramenta vem acompanhada por uma série de mudanças na rede social, que hoje pode ser considerada uma das mais populares do mundo. Neste artigo, vamos mostrar todos os detalhes com relação às novidades do Instagram que movimentaram o mês de junho e mostrar por que você deve investir para alcançar um público que não para de crescer.

Crescimento expressivo: 1 bilhão de usuários

Em setembro de 2017, o Instagram anunciou que havia atingido a marca de 800 milhões de usuários ativos por mês. Nove meses depois, o crescimento foi de 25% e agora a rede social chegou em 1 bilhão de usuários ativos por mês. É o maior crescimento entre as principais plataformas sociais do mercado.

No primeiro trimestre de 2018 o Snapchat, principal concorrente do Instagram, cresceu 2,13% em usuários diários, chegando a uma média de 191 milhões. Já o Facebook aumentou os seus números de usuários mensais em 3,14%, atingindo impressionantes 2,196 bilhões de pessoas. O crescimento do Instagram é o maior de todos em percentual: 5% por trimestre.

De acordo com o site eMarketer, o Instagram deve gerar US$ 5,48 bilhões em receita publicitário nos EUA em 2018. Essa cifra representa um aumento de 70% em relação ao ano passado. Nada mal para um serviço que hoje responde por 28,2% da receita móvel do Facebook.

Créditos: Techcrunch

Créditos: TechCrunch

IGTV: a nova aposta para competir com o YouTube

A principal novidade do Instagram já está disponível nas versões para Android e iOS. Trata-se do IGTV, um hub de vídeos que permite que os criadores de conteúdos postem vídeos com até uma hora de duração. Em outras palavras, trata-se de uma iniciativa que transforma os perfis em canais, visando competir diretamente com o YouTube.

Até então, o limite de duração dos vídeos postados na plataforma era de apenas um minuto. “Estamos prevendo o vídeo móvel com uma nova superfície autônoma que oferece vídeos mais longos e facilidade de descoberta por meio de canais, tudo em um formato vertical que fica na vertical, na palma da sua mão”, explicaram os desenvolvedores do Instagram em nota oficial divulgada à imprensa.

Para encontrar a novidade, basta localizar um novo botão no canto superior do app. Os vídeos mais populares serão destacados na página de entrada do IGTV. Os usuários poderão se inscrever nesses novos canais e ativar alertas para serem avisados quando um novo conteúdo for postado. O IGTV consagra o formato vertical, similar ao do Stories.

Ao menos por enquanto, não haverá também publicidade no IGTV. Porém, essa decisão momentânea é uma faca de dois gumes: se por um lado ela é benéfica para os usuários, que podem assistir aos seus conteúdos sem interrupções, por outro ela desestimula os criadores de conteúdo, uma vez que ainda não há perspectiva de quando será possível monetizar as postagens. Quem quiser consumir somente o conteúdo do IGTV também poderá fazer isso. A empresa anunciou um app específico do IGTV para Android e iOS.

“Acreditamos que este é o futuro do vídeo. As pessoas continuam a gastar mais tempo com entretenimento em seus dispositivos móveis, e estamos facilitando que elas se aproximem dos criadores e do conteúdo original que eles adoram”, destacou o Instagram. Até 2021, estima-se que os vídeos para dispositivos móveis serão responsáveis por 78% do tráfego total mobile.

Vídeo chamadas no Instagram

Por fim, fechando a lista de novidades, outra ferramenta que rapidamente deve ganhar muito destaque é a vídeo chamada. A partir de agora, esse recurso estará disponível para todos os usuários via mensagens diretas.

A ideia é similar ao que já ocorre no Facebook e no WhatsApp, dois aplicativos que pertencem à mesma empresa. A boa notícia aqui é que você pode continuar navegando pela rede social enquanto conversa, uma vez que a conversa em vídeo pode ser minimizada em uma janela sobreposta.

E mais um bônus: o app está ganhando também um conjunto de filtros de realidade virtual. A ideia é que todos possam usar objetos virtuais que interajam com suas postagens no Stories. Não deixe de conferir também o novo visual da aba “Explorar”. Agora, possível encontrar conteúdos por temas como “Viagem”, “Animais”, “Esportes” ou “Comida”.

A Nerdweb é uma agência de marketing digital que tem vários profissionais especialistas em Instagram. Confira alguns perfis de nossos clientes: Caldo Bom, Vapza, FMB ArquiteturaPositivo e VAIO. Se interessou? Entre em contato!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.