Redes Sociais

Facebook F8 2019: conheça todas as novidades apresentadas pela rede social

Nos dias 30 de abril e 1º de maio, na cidade de San José, nos Estados Unidos, o Facebook promoveu mais uma edição do Facebook F8, conferência ...

Por Francis Trauer - Dia 05 de Jun de 2019 às 16:06

Nos dias 30 de abril e 1º de maio, na cidade de San José, nos Estados Unidos, o Facebook promoveu mais uma edição do Facebook F8, conferência anual para desenvolvedores. Na pauta, muitas novidades relacionadas ao Facebook, ao Instagram, ao Messenger e ao WhatsApp.

Além disso, o CEO e fundador da companhia, Mark Zuckerberg, subiu ao palco e, de forma surpreendente, destacou que os esforços da companhia a partir de agora direcionados à privacidade. “O futuro é privado”, destacou o executivo, depois que a empresa passou por maus bocados nos últimos dois anos com vazamentos de informações e uso indevido de dados por parte dos seus clientes.

Mudanças no visual da rede social, novidades para o Messenger e recursos para o Instagram e o WhatsApp também foram abordados. Preparamos um resumo especial com tudo o que aconteceu de mais importante na conferência. Confira o que vem por aí.

Fique de olho no Messenger

Por conta do sucesso do WhatsApp, no Brasil e em outros locais do mundo o Messenger acabou ficando em segundo plano. Porém, em números, o fato é que quase 2 bilhões de pessoas utilizam o Messenger em todo o mundo – e 500 milhões se conectam com frequência ao Facebook Stories.

facebook messenger

Para aproveitar melhor esse enorme contingente de público, Zuckerberg anunciou que o serviço passará por mudanças significativas em breve, ganhando também uma versão diferenciada para desktop. As marcas terão um espaço para dialogar com seus consumidores e até mesmo os Stories poderão ser vistos por lá.

O foco em privacidade também contemplará o Messenger: assim como no WhatsApp, as conversas realizadas dentro da plataforma serão criptografadas. Watch Parties e a possibilidade de postar Stories exclusivos são algumas das formas encontradas pelos desenvolvedores de aumentar as oportunidades de engajamento. Para quem trabalha com marketing digital isso deve significar novas oportunidades de dialogar com o público, talvez ainda em 2019.

Mudanças no visual do Facebook

O Facebook virou sinônimo de polêmica ao longo dos últimos dois anos. Desde a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos, passando pelo uso indevido de informações pessoais dos usuários por terceiros, o fato é que a imagem da rede social ficou bastante arranhada. Pesquisas mostram ainda que os jovens têm preferido estabelecer suas conversas em outros serviços.

A aposta na “retomada” do Facebook se dará por meio de uma mudança visual. Os tons azuis saem de cena para dar lugar a um visual mais clean, com mais áreas e fundos brancos. No feed, destaque maior para o conteúdo postados em grupos. Ficará mais difícil para as páginas atingirem os seus seguidores sem estabelecer, de fato, um diálogo com o público.

A privacidade, é claro, não ficou em segundo plano. Desde o ano passado o Facebook afirma que vem investindo em meios para identificar, diminuir a relevância e excluir postagens com conteúdo indevido ou oriundas de perfis falsos. Além disso, a rede social promete rigidez no controle de dados que são cedidos para terceiros.

Instagram: mudanças também na rede social do momento

Novidades relacionadas ao Instagram também foram confirmadas. Uma das iniciativas da empresa, ainda em fase de testes, é a de remover e exibição do número de likes nas fotos e vídeos publicados. Os dados continuariam acessíveis para o dono da conta, por meio das estatísticas, mas não seriam exibidos para os visitantes.

Instagram

A ideia, segundo os desenvolvedores, é tornar o uso do app mais saudável. Testes iniciais serão conduzidos apenas em algumas regiões do Canadá. Os resultados serão avaliados e se as impressões dos usuários forem positivas, as mudanças poderão ser estendidas para o resto do mundo.

O Instagram ganhou ainda stickers de doações para causas nobres e um sistema que permitirá aos usuários comprar itens diretamente dos criadores de conteúdo. Mais detalhes sobre essas duas últimas novidades devem ser divulgados em breve, mas não há previsão de quando elas serão implantadas em definitivo.

WhatsApp Business em foco

Por fim, menções foram feitas também ao WhatsApp, mais precisamente àqueles que utilizam os recursos da versão Business da plataforma. Empresas poderão exibir um catálogo de produtos no mensageiro. Isso deve tornar as conversões ainda maiores, especialmente para pequenas empresas que utilizam essa ferramenta para fazer negócios.

WhatsApp Business

Além disso, novidades pontuais devem continuar aparecendo no WhatsApp para o público em geral. Contudo, está clara a estratégia da rede social e de seus serviços para o próximo ano: adaptação do modelo de negócios, baseado em publicidade online direcionada de acordo com os dados dos usuários.

Fonte(s): Buzzfeed News, PC Mag e Engadget

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.