Viacom compra a produtora de humor Porta dos Fundos
A companhia Viacom International Media Networks (VIMN) anunciou a aquisição de parte majoritária da produtora de humor Porta dos Fundos nesta qu...
A companhia Viacom International Media Networks (VIMN) anunciou a aquisição de parte majoritária da produtora de humor Porta dos Fundos nesta quarta-feira, 19 de abril. A partir de agora, todos os ativos pertencentes ao grupo brasileiro fazem parte da rede internacional que tem em seu portfólio a MTV, Nickelodeon, Comedy Central e a Paramount Channel.
De acordo com a Viacom, a compra do Porta dos Fundos é um grande passo na missão da empresa de ampliar sua presença no mercado brasileiro. Pierluigi Gazzolo, presidente da companhia nas Américas, reforçou que a aquisição do Porta dos Fundos demonstra o compromisso da empresa no território brasileiro.
“Nosso investimento para a aquisição do Porta dos Fundos reforça nosso compromisso com o mercado brasileiro e amplia nossa capacidade de criar conteúdo inovador, muitas vezes já nascidos em plataformas digitais, que irão complementar os recursos e as marcas da Viacom já existentes”, acrescentou o executivo.
O Porta dos Fundos foi fundado em 2012 por Antonio Tabet (do site Kibe Loco), Fábio Porchat, Gregorio Duvivier, João Vicente de Castro e Ian SBF.
Expansão
O valor da aquisição não foi divulgado, mas os rumores e até mesmo a própria auto sátira do último vídeo no canal do YouTube sugerem que foi 51%. A própria Viacom explica que sua participação pode aumentar nos próximos anos.
A CEO do Porta dos Fundos, Tereza Gonzales, explicou que o grupo está feliz com a parceria e que este é um grande passo para a internacionalização do conteúdo e também expansão para o “offline”, sugerindo que a distribuição de conteúdos nos canais de televisão faz parte da transação.
Porta dos Fundos e Viacom devem cocriar novas produções para serem distribuídas em todas as plataformas lineares (canais de TV) e não lineares (internet e outras mídias), bem como uma parceria complementar de atuação na marca Comedy Central, que trabalha com humor.
Repercussão
O resultado da transação repercutiu na internet e aumentou ainda mais depois que o próprio Porta dos Fundos publicou um vídeo em seu canal oficial do YouTube satirizando a compra pela Viacom. O público reagiu de maneira geral de forma otimista no canal que possui pouco mais de 13 milhões de assinantes.
Sobre a interferência do conteúdo e o viés crítico social e político da produto, Gazzolo enfatizou o seguinte: “Nós separamos igreja e Estado. É claro que não temos inclinação política, mas, se vamos agora nos tornar parceiros de uma marca que faz isso em seu ambiente, não sempre, mas de vez em quando, não vamos mudar o que eles estão fazendo”.
Este é mais um caso de sucesso que iniciou na internet e depois se expandiu para o mundo offline, sem nunca deixar de crescer. Isso prova que é possível ter sucesso em multicanais se o marketing e produção conseguirem entender os anseios do público e dialogar corretamente com eles.
A sua empresa sabe dialogar no ambiente virtual? Ainda não? Então está na hora de levar o marketing digital à sério e conversar com a Nerdweb!
Fonte: Folha de São Paulo
-
SEO02 de Feb de 2023
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing02 de Feb de 2023
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing02 de Feb de 2023
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
-
SEO02 de Feb de 2023
Google atualiza algoritmo do buscador a partir de março de 2024
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.