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O que é Google Attribution e como essa ferramenta pode revolucionar o marketing digital?

A Google anunciou a ferramenta Google Attribution durante seu evento anual Google Marketing Next em maio de 2017, em São Francisco, como uma solu...

Por Francis Trauer - Dia 08 de Jun de 2017 às 00:06

A Google anunciou a ferramenta Google Attribution durante seu evento anual Google Marketing Next em maio de 2017, em São Francisco, como uma solução capaz de medir a eficiência de um anúncio que alguém viu em um canal e acabou comprando por meio de outro.

Mas como ele faz isso? O Google Attribution extrai os dados do Google Analytics, Google Adwords e DoubleClick Search para identificar as várias interações que um usuário pode ter em diferentes canais com uma empresa e entender em qual deles aconteceu a conversão.

Bill Kee, o gerente de produto do Google Attribution, explicou que as ferramentas de atribuição atuais do mercado são difíceis de configurar e que cada vez mais o pessoal de marketing das empresas busca compreender de maneira mais detalhada como é a jornada do cliente antes de tomar uma decisão.

Afinal, se uma pessoa comprou um smartphone no desktop, hoje você não consegue visualizar que ela acabou fazendo uma pesquisa no tablet, viu um anúncio no celular e só então resolveu realizar a compra no computador. O Google Attribution tenta elucidar esse tipo de questão por meio de duas versões: uma gratuita chamada Attribution e outra enterprise chamada Attribution 360 — que será voltada a grandes negócios.

O que é o Google Attribution?

O Google Attribution é uma ferramenta no qual os profissionais de marketing podem conectar as contas do Google Analytics, Google AdWords, DoubleClick e do mundo offline para coletar dados e cruzar com a promessa de entender a jornada do cliente com objetivo de verificar em quais canais ele passa antes de realizar uma conversão.


Ela é versão mais compactada da solução Attribution 360, adquirida pelo Google em 2014 (à época se chamava Adometry) e permite especificar um modelo de atribuição para as conversões, incluindo as offline. Conheça os dois principais objetivos do produto:

1. Compreender interações de topo e meio de funil

Hoje, sabemos muito sobre a conversão por meio do último clique, ou seja, sabemos em qual canal o nosso cliente realizou a compra. Entretanto, essa é a penas a ponta do iceberg, pois nossa visão é limitada quando falamos do topo e meio do funil. 

O que levou o cliente a realizar a compra por aquele canal? Será que as divulgações em outros canais surtiram efeitos? O uso de outras palavras-chave genéricas colaborou neste processo? Essas são perguntas corriqueiras que muitas vezes não são respondidas pelas ferramentas, mas o Google Attribution chegou para ajudar.

2. Tomar decisões de compra assertivas

Além de oferecer o benefício de uma visão holística, o próprio Google Adwords vai se aproveitar das atribuições e insights do Attribution. Os anunciantes podem ver o impacto de palavras-chave genéricas em toda a campanha, bem como os canais e dispositivos diferentes que ajudaram a formar a decisão do cliente.

Em posse desses dados, o Adwords pode criar lances automáticos considerando toda a jornada do clientes e sugerir ações mais precisas e baseadas em dados concretos.

Qual a diferença do Google Attribution em relação ao Analytics e Adwords?

Sim, o Analytics e o Adwords possuem ferramentas de atribuição, mas elas não são tão profundas quanto o Attribution. No AdWords, por exemplo, a atribuição reporta apenas uma interação em múltiplos anúncios de um mesmo canal, não levando em consideração outros. Já em relação ao Analytics é possível verificar muito mais pontos de contato com o cliente.

O Attribution é mais inteligente que as ferramentas isoladas por usar uma inteligência artificial que coleta e integra os dados das três para verificar as intersecções. Por enquanto, o Google Attribution segue em Beta fechada, mas a Google promete liberar a ferramenta para mais anunciantes num futuro próximo.

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Fonte: Google Marketing Next

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