Negócios

Fui promovido: como fazer para recompensar meus novos funcionários sem gastar nada?

Muitas vezes um gestor que acaba de ganhar um papel de liderança se depara com a seguinte situação: ao se tornar chefe, seu salário aumenta sig...

Por Francis Trauer - Dia 08 de Jun de 2017 às 20:06

Muitas vezes um gestor que acaba de ganhar um papel de liderança se depara com a seguinte situação: ao se tornar chefe, seu salário aumenta significativamente e seus antigos pares passam a colocar uma pressão por maiores oportunidades nas primeiras semanas.

Então, o que eu faço?

É em momentos como este que o líder não pode se precipitar e também gerar expectativas que podem não ser atendidas. É claro que uma revisão de salário, principalmente em relação ao mercado, pode ser uma grande pedida, mas há também outras formas de você agradecer e conquistar o apoio da sua antiga equipe sem demandar um orçamento específico para isso.

O que fazer para gerar empatia?

A máxima “mostre primeiro que você se importa com eles” é uma verdade que tem cada vez mais tido papel em discussões sobre governança corporativa e recursos humanos. Ninguém vai fazer nada por você antes de você demonstrar que se importa verdadeiramente, portanto fazer alguma das próximas atitudes ajudará você a criar empatia. Vamos lá:

1. Converse com cada funcionário: pergunte a cada um deles quais são seus projetos especiais e suas aspirações para a carreira. O que eles gostariam de fazer em 2017 e nos próximos anos? Escutar é primordial para se aproximar e mostrar que você é um(a) chefe que se importa com seus empregados(as).

2. Escreva uma recomendação única para cada LinkedIn: utilize seus conhecimentos sobre seus liderados para escrever uma recomendação ressaltando os pontos positivos de cada um deles na rede social corporativa mais famosa do mundo. Isso os ajuda a perceber o quanto você os conhece e quais são suas principais habilidades.

3. Mostre que você confia na equipe: dizer a expressão “eu confio no seu trabalho se você precisar tirar um dia de folga” pode ser mágico. Estabelecer um acordo informal no qual o seu empregado pode descansar caso um estresse esteja impedindo-o de ser produtivo demonstra que você é humano e se importa com ele. É claro, sem metas e prazos pré-estabelecidos esta tática pode ir pro buraco, contudo se você organizar bem quais as tarefas demandadas deseja e quando elas devem ser cumpridas, realizar esta ação é uma ótima recomendação

4. Crie um calendário de férias: se você acabou de ser promovido(a) a um cargo de liderança, uma das primeiras coisas a se fazer é combinar um cronograma de férias que premie os funcionários ao mesmo tempo que não prejudique as atividades habituais e necessárias para a empresa manter-se funcionando. Estabelecer este compromisso desde o início ajuda a ter uma visão clara do que deve ser desempenhado e também evita conflitos

5. Aproxime cargos executivos das linhas de frente: trazer pessoas que ocupam cargos hierárquicos altos para próximo do seu time derruba barreiras comunicativas sobre estratégia e visão. O feedback mais assertivo e a visão macro de como a empresa está operando vai fazer os dois lados ganharem.

6. Mostre-se aberto a mudar um pouco a cultura corporativa: se você tem uma etiqueta de vestimenta muito restrita, converse com os recursos humanos e verifique a possibilidade de fazer testes abrindo exceções em alguns dias da semana. Não é só startups que investem neste tipo de atitude. Realizá-la pode se mostrar um benefício para toda a equipe. Em alguns casos, estudar a prática de home office ou horários diferenciados em certos dias pode ser um excelente benefício para a equipe.

Respeitar os seus liderados e seu comprometimento com o bem-estar de suas vidas pessoais muitas vezes é a chave para criar uma relação de confiança que permita a eles enxergarem sua autoridade não só de maneira hierárquica. É uma ótima oportunidade para ajudá-los a superar suas metas e fazê-los trabalhar duro ao seu lado.

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