Uma nova era surge no mercado digital: YouTube TV estreia nos EUA
A história da televisão escreveu um novo capítulo com a estreia do YouTube TV em cinco cidades estadunidenses neste 5 de abril de 2017. Trata-se...
A história da televisão escreveu um novo capítulo com a estreia do YouTube TV em cinco cidades estadunidenses neste 5 de abril de 2017. Trata-se da transmissão de conteúdo de grandes canais televisivos diretamente na maior plataforma de vídeos do mundo, via internet, com o pagamento de uma mensalidade.
Por 35 dólares, moradores das cidades de Nova Iorque, Los Angeles, São Francisco, Chicago e Filadélfia terão acesso a conteúdo ao vivo em tempo real das quatro maiores redes de televisão do país (ABC, CBS, NBC e Fox) bem como de outros canais como as redes esportivas da ESPN, FX e CW. Ao todo, são 39 canais disponíveis e mais 10 já estão engatilhados.
Para acessar o conteúdo, os usuários terão que se logar com sua conta de assinante na versão web ou nos apps para Android ou iOS. Contudo, ironia do destino, para carregar conteúdo ao vivo do YouTube TV na sua televisão — sendo ela smart ou não — depende de um Chromecast por enquanto, muito embora a Google já tenha manifestado que vai atualizar os apps para TVs e Apple TV em breve.
Por que é um grande marco?
Há quem diga que as emissoras de TVs estavam com os dias contados, após a audiência geral reduzir na última década com a popularização dos vídeos na internet. Verdade é que as novas gerações estão consumindo muito mais em computadores, tablets e smartphones do que em canais de televisão, mas nem por isso os excelentes conteúdos deixam de ter apelo.
O que acontece é que a forma de consumir mudou. Obviamente que a diversidade e quantidade de conteúdo no meio digital aumentou exponencialmente e há muito mais oferta e concorrência do que nos tempos dourados da televisão. Mas isso não quer dizer que os formatos existentes vão morrer. Eles precisam se adaptar à uma nova realidade.
"A forma como consumimos conteúdo mudou. É uma nova realidade!"
E esse primeiro passo está sendo dado hoje. É claro que 35 dólares, mesmo para os estadunidenses, é um preço salgado para quem já tem a maioria dos canais deste momento gratuitamente em sua casa. Por outro lado, a portabilidade e adesão de mais produtoras de conteúdo deve ajudar a popularizar o serviço no futuro.
O que os estadunidenses estão achando da novidade?
Quem já está testando o serviço falou que o YouTube TV é extremamente rápido e totalmente comparável às transmissões da TV quando o assunto é velocidade.
Uma vantagem é que muitos canais também estão oferecendo bibliotecas de filmes sob demanda sem, obrigatoriamente, a necessidade de qualquer pagamento extra. Isso é excelente para fãs de canais de TV como a FX, Syfy e Showtime (este último apenas no modo pago).
Você pode adicionar os filmes das bibliotecas na sua biblioteca e assisti-los a hora que quiser e o processo de pesquisa e reprodução é muito rápido. A interface também agradou à maioria, que já está acostumada à plataforma.
Como principal contra, mesmo pagando este alto valor os anúncios da plataforma YouTube permanecem presentes em todos os formatos que você já está acostumado.
Curiosidades do YouTube TV
- Está disponível apenas para 5 cidades por enquanto, como mencionamos no começo do artigo
- Se você sair das áreas da cidade, mesmo sendo um morador, não conseguirá acessar o conteúdo assinado
- O valor da mensalidade é de 35 dólares mensais, mas no iOS (iPhone e iPad) este valor sobe para aproximadamente 40 dólares
- Há um período de testes gratuito de 30 dias, porém exige adição do seu cartão de crédito
</ li> - É possível assistir com o mesmo login simultaneamente em até 3 aparelhos diferentes
- Ainda não há app para Smart TVs ou dispositivos como Apple TV e Roku TV (o Chromecast é o único aparelho capaz de transmitir na tela grande)
- Pagar pela assinatura do YouTube TV não remove os anúncios que você vê todo dia na plataforma
Primeiros passos
O YouTube TV faz parte de uma revolução de mídia que está passando da fase embrionária para a de um bebê, porém com amplo potencial de crescimento. Tendo em vista todos esses anúncios e a grande fome do Facebook por vídeos, não há como negar que o conteúdo mais consumido no futuro será cada vez mais audiovisual.
Se a sua marca ou empresa ainda não trabalha com vídeos, seja na produção de conteúdo ou mídia, dá tempo de se aprimorar e se aventurar neste universo. Mas recomendamos que você erre muito e erre rápido para aprender, pois todas essas novidades que estreiam lá fora não demoram tanto assim para chegar ao Brasil quando o assunto é marketing digital.
Fonte: YouTube TV
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