Design

Estudante de design cria sacos para cozinhar alimentos em máquinas de lavar

Embora no Brasil não seja uma prática comum, em vários países do Hemisfério Norte as lavanderias são lugares populares e frequentadas por mui...

Por Francis Trauer - Dia 04 de Apr de 2017 às 17:04

Embora no Brasil não seja uma prática comum, em vários países do Hemisfério Norte as lavanderias são lugares populares e frequentadas por muitos pessoas. Por funcionarem, muitas vezes, 24 horas, elas acabam abrigando moradores de rua que repousam próximos ao local.

Ao perceber essa correlação, o estudante israelense de design Iftach Gazit resolveu criar uma solução social para facilitar a vida das pessoas menos abastadas da sociedade. Ele criou a “Sous La Vie”, sacos especiais totalmente vedados que podem ser usados para cozinhar alimentos dentro das máquinas de lavar.


Como funciona?

Basicamente, o método de cozimento funciona a vácuo com plásticos “Sous-vide” que são feitos de papel Tyvek para garantir uma proteção resistente para que os alimentos não entrem em contato com a água e nem o sabão no processo.

Desta forma, além lavar roupas, as máquinas podem aquecer os jantares quando usarem água quente. De acordo com Gazit, que vive em Tel Aviv, programações para tecidos sintéticos são mais adequadas a carnes, enquanto a opção para algodão deixa os vegetais mais saborosos.

O protótipo dos sacos plásticos do estudante apresentam ainda dados com temperaturas de lavagem recomendadas e informações nutricionais. De acordo com o jovem, a inspiração foram as embalagens criadas para alimentos de conveniência, os quais ficaram imensamente populares na Segunda Guerra após muitas mulheres assumirem o papel de mantenedoras da família e ter menos tempo para os afazeres da casa..


“Pode ser considerado cômico pensar em cozinhar sua comida em máquinas de lavar como uma novo tendência de jantar (...) mas o humor não é o ponto. Em vez disso, o jantar de lavanderia com sacos Sous La Vie serve como um lembrete de casas perdidas em busca do ‘Sonho Americano’. O jantar de lavanderia não é destinado apenas aos sem-teto, mas para todos nós: um produto que reflete nosso gosto, nossa habilidade econômica e cultura’”, afirma o designer.

Criativo, não é mesmo?

Fonte: dezeen

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.